Jornal Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Treinamentos
Vídeos
Jornal
Para indústrias
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias

Fórum

Página InicialTópicos Encerrados

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Comunidades Oficiais
WhatsApp
Jornal Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

E-mail de contato: [email protected]

Atalhos

NotíciasComunidade

Outros Assuntos

Oficina Brasil EducaMarcas na OficinaImagem das Montadoras

Fórum Oficina Brasil

Conheça o FórumAssine o Fórum Oficina Brasil

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Gestão
  4. /
  5. Do movimento intenso ao mês de baixa: Como oficinas mecânicas podem evitar o vermelho em janeiro

Do movimento intenso ao mês de baixa: Como oficinas mecânicas podem evitar o vermelho em janeiro

Amanda Medeiros, especialista em gestão de oficinas, orienta como equilibrar finanças durante o período de alta e manter a saúde financeira no início

Da Redação
05 de dezembro de 2024

public/img/noticias/Amanda Medeiros.jpg-0968


Com o aumento do movimento nas oficinas mecânicas no fim do ano, muitos empresários do setor acabam negligenciando o planejamento financeiro, o que pode causar dificuldades em janeiro. Segundo Amanda Medeiros, especialista em gestão de oficinas, a combinação de contas de início de ano, gastos de clientes com festas e férias e parcelamentos mal planejados podem impactar seriamente o fluxo de caixa. 

“A alta demanda no fim do ano é uma oportunidade para aumentar os lucros, mas, sem um bom planejamento, esse crescimento pode se transformar em um problema quando o movimento oscila em janeiro. É essencial pensar à frente e não se deixar levar apenas pelo momento”, alerta Amanda. 


Evite parcelamentos longos e imprudentes 

Uma das armadilhas mais comuns, segundo Amanda, é oferecer parcelamentos que ultrapassam a capacidade de pagamento da oficina. “É importante lembrar que o cliente pode enfrentar dificuldades em honrar compromissos em janeiro, e isso pode afetar diretamente o caixa da oficina. Priorize formas de pagamento no cartão trabalhando a precificação corretamente. Por exemplo, pode-se fazer em 12x sem juros. Assim, a oficina não fica no prejuízo e já para o cliente, a parcela cabe no bolso” 

public/img/noticias/Computador.jpg-2559

Crie capital de giro 

Amanda reforça a importância do capital de giro para as primeiras semanas de janeiro. Isso vai lhe ajudar a pagar as despesas do mês caso haja algum desequilíbrio. 

“Vale ressaltar que, se o mecânico paga boletos todos os dias ou não tem as finanças separadas, vai dificultar a construção do capital de giro. Dessa forma, sugiro buscar ajuda. A maioria dos meus clientes me dizem que não veem dinheiro, mas após os primeiros ajustes, essa realidade é mudada. 


Aposte em serviços preventivos e revisões 

Oferecer promoções em serviços preventivos ou revisões completas pode ajudar a manter o movimento constante mesmo nos meses de baixa. “Divulgue pacotes especiais no final do ano que incentivem os clientes a retornarem em janeiro. Além de fidelizar, você garante uma entrada de caixa mais equilibrada”, sugere. Lembre-se sempre de trabalhar a sua precificação do jeito certo para não comprometer a sua margem de lucro. 

public/img/noticias/Gestao.jpg-0bc2

Monitoramento constante das finanças 

Outra dica crucial é o controle rigoroso do fluxo de caixa. “O acompanhamento semanal ou até diário das entradas e saídas permite ajustes rápidos e evita surpresas desagradáveis. Invista em sistemas simples, mas eficazes, para manter esse controle”, recomenda. 

Planejar é o segredo para transformar o movimento intenso de dezembro em estabilidade financeira no início do ano. Com as estratégias certas, a oficina mecânica pode passar janeiro no azul, garantindo não apenas a sobrevivência, mas também o crescimento do negócio. “O começo do ano não precisa ser um período de aperto, mas de oportunidades para quem se prepara”, afirma Amanda Medeiros. 

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Gestão
Gestão
Advertência ao colaborador: como aplicar de forma correta e justa
Gestão
Gestão
Oficina não é só conserto: é onde vidas se transformam (inclusive a do dono)
Gestão
Gestão
LIDERANDO SUA OFICINA COM AUTORIDADE