Nada disso é a realidade ou principalmente o futuro do mercado de reparação automotivo brasileiro. Temos que ter em mente que cada mercado é único e o Brasil é grande demais. Conheço locais que são verdadeiras autopeças que ganham nas peças e a instalação vendida em forma de venda casada (podendo ou não ser assim) é dividida em meio a meio, isso mesmo, em 50% com mecânicos instaladores das peças vendidas no balcão da autopeças.
O cliente pode fornecer as peças?
Sim e Não. Depende da regra da sua empresa, ou seja, se estiver claro, na recepção, na ordem de serviços, e na condução do atendimento com cliente, a oficina pode aceitar ou não as peças fornecidas pelo Cliente. Muitas vezes em um carro premium, com peças caras, que podem ultrapassar a barreiras de milhares de reais, pode ser que a oficina não tenha fluxo de caixa para bancar a diferença de dias entre pagamento e recebimento das mesmas, ou não tem canais de compras atraentes nas questões de qualidade, agilidade de entrega e de pagamentos.
A oficina pode não aceitar as peças fornecidas pelo Cliente?
Sim, tudo depende das regras de cada empresa. O importante é deixar claro essas questões de funcionamento de cada empresa. Mas se a empresa não tiver regras, nem procedimentos, o cliente pode se sentir à vontade e comprar as peças, e contratar a oficina apenas para instalação das mesmas. Uma grande dica, em um serviço desse tipo, no qual o cliente fornece as peças, não escreva na ordem de serviços e na nota fiscal a troca de peças. Escreva a palavra instalação de peça fornecida. E cada vez teremos mais locais que facilitam as compras de peças, como sites super conhecidos, como americanas.com casasbahia.com mercadolivre.com.br e apps de vendas de peças.
Posso ter procedimentos de uma Oficina Forte?
Ser uma Oficina Forte é fundamental para melhorar a gestão das oficinas brasileiras, e para isso é necessário ter procedimentos, regras de funcionamento, e deixar isso tudo muito claro junto do cliente final, seja na recepção com placas indicativas, descrição na ficha de recepção e na ordem de serviços.
Tudo é uma questão de procedimentos a serem adotados e aplicados no dia a dia de uma oficina com gestão forte! Eu, particularmente como gestor, prefino nunca escrever NÃO, ou seja, não tem placas na recepção da Scopino Auto Club com a palavra não, temos processos criados para que se o cliente quiser fornecer a peça, tem que seguir as nossas regras, os nossos procedimentos, quem em resumo são:
- peça de qualidade;
- nota fiscal física