Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Vídeos
Treinamentos
Jornal
Para indústrias
Quem Somos
EntrarEntrarCadastre-se
Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias
Fórum

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Banner WhatsApp
Comunidades Oficiais
WhatsApp

Oficina Brasil

NotíciasComunidadeFórum

Oficina Brasil Educa

Treinamentos

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Entrevistas
  4. /
  5. Total apresenta sua novidades para 2021 e os desafios de atuar no mercado de reposição

Total apresenta sua novidades para 2021 e os desafios de atuar no mercado de reposição

Confira nossa entrevista exclusiva com Antoine Tournand, Diretor Geral da Total Brasil e Vice-Presidente da empresa na América do Sul, que destaca sobre o crescimento da marca e a importância do reparador para o desenvolvimento da fabricante!

Da Redação
01 de janeiro de 2021

A TOTAL é uma marca que vem crescendo continuamente no mercado automotivo.  Quais são os desafios que esse desempenho traz para a empresa e como se diferenciar em uma área tão competitiva?

Estamos muito orgulhosos em poder compartilhar a notícia de que os nossos óleos lubrificantes estão com uma nova identidade visual, que destaca a modernidade, qualidade e inovação dos nossos produtos. Este novo projeto da TOTAL representa uma nova visão de performance para o mercado de lubrificantes! Com isso, ganharemos maior competitividade e notoriedade de marca no país ao oferecer mais autonomia, confiança e facilidade.

Cada linha de produtos tem três selos que representam a vantagem competitiva da nossa gama. Na linha automotiva TOTAL QUARTZ, as nossas “Razões Para Acreditar” são ““Eco-Science Technology”, “Age-Resistance Technology” Clean-Shield Technology (tecnologia eco-protection, tecnologia antienvelhecimento e tecnologia limpeza extrema).

Com isso, o cliente encontrará facilmente os motivos pelos quais vale a pena escolher a TOTAL dentre tantas outras marcas disponíveis no mercado.

A TOTAL é um player fortíssimo em lubrificantes, é possível apresentar quais as estratégias para a área de combustível?

A estratégia da Total no setor dos combustíveis é de crescimento de volume e desenvolvimento da marca: queremos duplicar as nossas vendas em cinco anos para nos tornarmos um distribuidor significativo, ao nível dos 5 primeiros do setor. Historicamente presentes nos estados de Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso, entramos  nos mercados de São Paulo e Rio de Janeiro em 2020.

Já que falamos em combustíveis, no Brasil as oficinas mecânicas têm uma preocupação muito grande com a qualidade dos produtos, pois impacta diretamente no funcionamento dos motores. Neste sentido é possível adiantar algumas das características técnicas e tecnológicas dos produtos TOTAL na linha de combustíveis?

No centro de Pesquisas e Desenvolvimento da Total desenvolvemos combustíveis de alta qualidade para um ambiente em constante movimento. Comprometida com a garantia da qualidade dos produtos, a Total investe em conhecimento e especialização de seus mais de 250 pesquisadores focados em combustíveis e biocombustíveis. A qualidade é comprovada em testes realizados em estradas, que somam mais de 6 mil horas e em mais de 300 mil quilômetros rodados.

Em breve, o mercado brasileiro poderá conhecer o combustível premium, TOTAL EXCELLIUM, que mantém a potência do motor e desempenho a longo prazo porque protege os sistemas de injeção dos depósitos e emite menos poluente de CO2 em comparação com um combustível não aditivado.

Minas Gerais é a principal rede da Total Brasil Distribuidora, possuindo cerca de 150 postos do combustível. Para a política de expansão de postos de abastecimento, qual a estratégia de implantação?

Estamos presentes em Minas Gerais e pretendemos expandir-nos para lá. Temos projetos logísticos e de desenvolvimento de redes em torno de Belo Horizonte e do nosso depósito de Betim, mas também pretendemos desenvolver as vendas no triângulo mineiro em torno das nossas origens históricas de Araxá, Uberlândia e Uberaba.

Como a Total enxerga o papel do reparador independente na formulação da estratégia de comunicação/relacionamento?

Em primeiro lugar, aproveito a oportunidade para agradecer a todos reparadores, bem como a todos envolvidos do segmento automotivo, que contribuíram e continuam a contribuir no andamento do negócio. Todos nós estamos enfrentando situações difíceis. Quero transmitir o nosso reconhecimento pela dedicação e pelo serviço ao cliente, demonstrado diariamente na cadeia de supply até chegar ao consumidor final.

Sem dúvida, o reparador, nosso atendente de pista, possui um papel de grande importância no nosso negócio. Além de ser o representante da marca TOTAL perante o cliente final, ele é o nosso principal parceiro na conquista do cliente.

Somos unidos pelo compromisso com nossos clientes em nosso trabalho de distribuir uma energia mais segura, mais limpa, mais confiável e mais acessível ao maior número de pessoas.

Quais as expectativas para 2021?

Esperamos que o Brasil esteja agora superando esta crise, mas a situação internacional deve nos deixar muito cautelosos. Apesar disso, estamos otimistas com o próximo ano. Agora, a evolução das vendas da companhia está seguindo a evolução dos mercados onde atuamos.

2021 será um ano muito importante para as nossas atividades, tanto para o segmento de lubrificantes, quanto para a rede de postos de combustíveis. Estamos concretizando e entregando grandes projetos que, certamente, contribuirão de forma positiva para os clientes brasileiros, através de uma oferta completa de produtos e serviços.

Esta última não é uma pergunta, mas um espaço para transmitir sua mensagem aos nossos 200 mil leitores (todos profissionais da mecânica e alocados em 53 mil oficinas, como atesta o Instituto Verificador de Circulação). Fique à vontade para expressar o que quiser.

Total, a quinta maior empresa petrolífera do mundo, oferece uma gama completa de lubrificantes para automóveis no Brasil há mais de 30 anos. Esta gama, com embalagens recentemente modernizadas, é desenvolvida com o objetivo permanente de oferecer aos nossos clientes a melhor proteção para os seus veículos.

Além disso, no seu impulso de crescimento, decidimos agora desenvolver a marca tanto em combustível como em lubrificantes.

Para todos os profissionais, isto é uma garantia da nossa seriedade e de uma parceria que está destinada a durar. Estamos aqui para você, e por muito tempo: contate-nos através do seu distribuidor mais próximo.

Acessar Manuais Técnicos
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Entrevistas
Entrevistas
ZF destaca o sucesso de seu projeto voltado para o reparador!
Entrevistas
Entrevistas
Nakata revela qual o segredo para se destacar no mercado de reposição e suas novidades
Entrevistas
Entrevistas
Dayco destaca os principais avanços no mercado aftermakert e a importância do reparador