Jornal Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Treinamentos
Vídeos
Jornal
Para indústrias
EntrarEntrarCadastre-se
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias

Fórum

Página InicialTópicos Encerrados

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Comunidades Oficiais
WhatsApp
Jornal Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

E-mail de contato: [email protected]

Atalhos

NotíciasComunidade

Outros Assuntos

Oficina Brasil EducaMarcas na OficinaImagem das Montadoras

Fórum Oficina Brasil

Conheça o FórumAssine o Fórum Oficina Brasil

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Entrevistas
  4. /
  5. Rede Âncora projeta expandir sua área de atuação e chegar em 2016 com mil lojas

Rede Âncora projeta expandir sua área de atuação e chegar em 2016 com mil lojas

Associação de autopeças possui 750 lojas em 15 estados brasileiros, além do Distrito Federal

Margarida Putti
11 de agosto de 2014

Centro de Distribuição da Rede Âncora em Santa CatarinaInspirado no modelo das redes de varejo utilizado nos EUA e Europa, um grupo de doze empresários criou a Rede Âncora, uma associação de comerciantes de autopeças com abrangência nacional. A empresa, que está em constante crescimento, planeja ampliar os serviços oferecidos em grande parte do país para atingir um volume considerável de compras, permitindo diminuir custos e aumentar os benefícios oferecidos aos seus associados.

Para atender o público cada vez mais exigente e estar no ritmo da evolução do mercado de reparação automotiva, a Rede anuncia novos investimentos para chegar em 2016 com 1000 lojas associadas, nos Estados em que já atua.

Segundo o presidente da Rede Âncora, Ogeny Pedro Maia Neto, a empresa também está trabalhando para até 2020 levar a Rede para todo o país, sempre mantendo a qualidade nos serviços e atendimento ao cliente.

“Na Rede Âncora, empresas que antes eram concorrentes tornam-se aliadas Presidente da Rede Âncora, Ogeny Pedro Maia Neto  estratégicas e passam a trocar informações em gestão, marketing e tecnologia de produtos. Essa ação transforma o concorrente em um parceiro de negócios, por isso o associativismo tem se revelado uma ótima opção de sobrevivência e crescimento”, afirma Ogeny.

A empresa conta com 750 lojas, que disponibilizam produtos e serviços em 15 Estados, além do Distrito Federal, nas linhas leve e pesada. O sistema de compras da Rede é totalmente informatizado, permitindo acesso a mais de 100 mil itens, entre peças e acessórios, 24 horas por dia.  Os pedidos são atendidos, em grande parte, por meio de pronta entrega através dos centros de distribuição regional.

Em entrevista ao Jornal Oficina Brasil, o presidente da Rede Âncora relata sobre a trajetória da empresa, as estratégias adotadas para que os participantes sejam mais competitivos no mercado e os projetos de ser a melhor rede de distribuição de autopeças da América Latina. 

Jornal Oficina Brasil – Relate como foi construída a história da Rede Âncora, no decorrer dos seus 16 anos de existência.
Ogeny Pedro Maia Neto - A Rede Âncora Brasil foi criada em 21 de maio de 1998 em São Paulo-SP, quando doze empresários uniram-se com o objetivo de elaborar soluções conjuntas para a administração de suas empresas. Hoje, após 16 anos de atuação no mercado brasileiro, é a maior associação de comerciantes de autopeças do País e a única com abrangência nacional.

A empresa passou por quatro fases durante sua implantação. A primeira delas foi entre 1998 e 2002, em que as decisões eram centralizadas em um único Estado. Em 2002 iniciou um novo formato, no qual havia a autonomia total dos Estados, funcionamos dessa forma até o ano de 2006. Em 2007-2010 trabalhamos com as decisões democráticas com padronização Nacional. Nossa quarta fase iniciou em 2011 e está vigente até hoje, nesta implantamos a cultura do planejamento estratégico de médio e longo prazo.

Fachada da Krambeck Matriz – Timbó (SC)JOB – Quantas lojas a Rede possui?
Ogeny - Congregando 750 lojas de autopeças, nas linhas Leve e Pesada, a Rede Âncora está presente em 15 Estados e no Distrito Federal. Sua estrutura conta com 16 centros de distribuição regionalizados, onde é possível encontrar amplo estoque para pronta entrega; um sistema web para pedidos 24 horas, com mais de 130 mil itens cadastrados; e parceria com 100 grandes fábricas. O número de pontos de venda e o volume de negócios fazem dela a maior rede, em seu segmento, no País.

JOB - Qual é o caminho para quem deseja se associar?
Ogeny – Para se tornar um associado, o interessado deve acessar o site www.redeancora.com.br e no link Fale Conosco selecionar o setor Comercial ou entrar em contato com o Centro de Distribuição do seu Estado. 

Loja Somaq em Quirinópolis (GO)

JOB - Quais são os objetivos destas lojas no setor da reparação automotiva?

Ogeny - O objetivo é ter capilaridade em todos os locais em que existe a Rede Âncora, criar sinergia com o reparador oferecendo um mix de produtos variados. Cada região tem uma especificidade e os lojistas em seus pontos de vendas conhecem isso a fundo.

JOB - Qual é a importância da oficina independente para a Rede Âncora?
Ogeny - A oficina independente é importante para a Rede Âncora. Elas buscam produtos nas lojas, e têm carência de informação, garantia, procedência e qualidade.
A Rede Âncora, através de seus lojistas, leva informação e preço justo, além de garantia e assistência técnica. Nós oferecemos aos nossos parceiros reparadores atendimento rápido, qualificação e diversidade de produtos disponíveis nas lojas associadas, parcelamento via cartão de crédito e acesso à assistência técnica da indústria.

JOB – Quanto à concorrência em relação às concessionárias. Quais são as estratégias da empresa para vencer esse desafio?
Ogeny – Nós atendemos uma fatia do mercado que tem veículos acima de quatro anos de uso e, portanto, fora da garantia.
Nossa estratégia é fortalecer nossos lojistas com treinamento aos balconistas, estoquistas e com ferramentas de gestão de negócios para fornecer produtos de qualidade com preço justo aos seus clientes. 

JOB – Qual é a importância da qualificação profissional dos reparadores para a Rede Âncora?
Ogeny – É muito importante a qualificação dos reparadores, principalmente para a boa aplicação das peças adquiridas e atendimento aos clientes. Por esse motivo orientamos que as lojas associadas, em conjunto com as fábricas, promovam diversos cursos de atualização e convidem o cliente reparador a comparecer nos locais onde são aplicados cursos e treinamentos de desenvolvimento profissional.
Temos uma comissão, desenvolvendo um projeto de redes de serviços para as lojas de linha pesada, para atender ao frotista a nível nacional. Para os reparadores em geral estamos construindo uma solução que levará a integração do lojista da Rede Âncora na plataforma móvel, facilitando a compra de peças. 

Loja Auto Mix em Divinópolis (MG)JOB – Como está o programa da Universidade Âncora?
Ogeny – O projeto Universidade Âncora está em processo de implementação dentro dos Centros de Distribuição e após será estendido para as lojas.
Nosso objetivo com esse projeto é oferecer ao associado a oportunidade de ter acesso a treinamentos de gestão, marketing, técnicas de vendas entre outros cursos, que entendemos ser importantes para o associado, a fim de estimular o bom desenvolvimento do negócio.
O colaborador escolhe o módulo e recebe treinamento em dias específicos, realizando uma prova e recebendo uma nota e certificado de conclusão. O projeto para as lojas terá início em 2015.

JOB - Em novembro, acontece a Convenção Nacional de Lojistas organizada pela Rede Âncora. O que significa este evento e quais são as suas expectativas?

Loja Werner Peças em Campo Novo Parecis (MT)    Ogeny – A convenção anual da Rede Âncora acontece nos dias 27 a 30 de novembro. O evento já é um sucesso pela sua adesão. Até o momento, já contamos com mais de 500 participantes, que irão vivenciar a maior convenção do gênero já realizada neste país.
Na nossa convenção, o associado e sua família se hospedam num aprazível resort cinco estrelas, à beira de uma praia maravilhosa da Bahia, e tem a presença no palco e fora dele dos Presidentes e Diretores das mais importantes indústrias de autopeças do Brasil, como Affinia, Magneti Marelli e TRW, entre tantas outras.
O evento conta com painéis de debate, workshops, palestrantes, apresentações das ações da diretoria executiva, reunião do conselho deliberativo e todos os associados bem-sucedidos para compartilhar experiências.
Um dos objetivos da convenção é compartilhar o sucesso, pois muitas vezes são nos momentos de descontração, entre as palestras, que trocamos informações que podem ser valiosas para o futuro dos nossos negócios.
Para participar o associado, indústrias e os lojistas, que têm interesse em conhecer a Rede, devem entrar no nosso site: www.redeancora.com.br, clicar no banner “Tô Indo Viagens” e faça a sua inscrição. 

JOB - Quais são os principais planos e investimentos para 2014?
 Ogeny – O ano começou com muitas novidades para a rede e seus parceiros, dentre elas, destaca-se o novo plano de marketing integrado Rede Âncora. Em 2014 escolhemos concentrar os investimentos em ações de marketing, para fortalecer o vínculo com os nossos fornecedores e dar visibilidade à marca junto aos nossos lojistas e clientes, como: feiras, kit institucional para novas lojas, padronização de uniformes e fachadas, investimento em mídias eletrônicas, marketing digital, campanhas promocionais no PDV, convenção nacional, informativo Semana em Foco, Revista Âncora News, Rádio Âncora e o mais novo investimento, a TV Âncora.
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Entrevistas
Entrevistas
ZF destaca o sucesso de seu projeto voltado para o reparador!
Entrevistas
Entrevistas
Nakata revela qual o segredo para se destacar no mercado de reposição e suas novidades
Entrevistas
Entrevistas
Dayco destaca os principais avanços no mercado aftermakert e a importância do reparador