Há poucos meses, os reparadores de todo o setor passaram a contar com uma nova ferramenta para estimular a manutenção preventiva: o “Programa Cuide do Carro”, uma parceria entre o jornal Oficina Brasil e o site iCarros, do Banco Itaú. O site conta hoje com sistemas de buscas modernos- integrados ao Google-, vídeos explicativos, reportagens de mercado, entre outras ações.
O portal se consolidou como líder de visitações na internet no segmento de automóveis. Hoje, as oficinas cadastradas estão visíveis para mais de 9 milhões de internautas que visitam o site do iCarros todos os meses, além dos 4 milhões de pessoas cadastradas. Desde o lançamento, em abril, a página do programa “Cuide do Carro” já foi acessada por mais de 500 mil pessoas, o que é um indício do sucesso do programa.
Segundo Renata Castilho, coordenadora de marketing de produtos do iCarros, a parceria entre o setor do aftermarket e a preocupação em oferecer serviços de qualidade podem render bons frutos. “Reunimos o que há de melhor das oficinas de todo o Brasil no maior site de automóveis do país. Isso resultará na conscientização e o fortalecimento da importância da manutenção preventiva”, disse.
Outra novidade é que o portal pretende expandir o programa “Cuide do Carro” para os portais iMotos e iCaminhões. “O programa já feito no iCarros abriu novas oportunidades”, afirma.
Confira a entrevista exclusiva com Renata Castilho e conheça um pouco mais sobre o iCarros:
Jornal Oficina Brasil: Porque o iCarros firmou parceria com o Jornal Oficina Brasil e criou o programa “Cuide do Carro”?
Renata Castilho: O iCarros está consolidando sua posição de maior portal automotivo no Brasil, e como tal, tem a preocupação de oferecer soluções para todas as necessidades dos donos de carro. O programa “Cuide do Carro” foi criado com o objetivo de oferecer aos donos de carro informações relevantes e super importantes para realização de uma manutenção preventiva eficiente de seus veículos, o que resultará em maior segurança e economia. A parceria com o Jornal Oficina Brasil foi muito importante, pois sua participação no mercado de aftermarket e a preocupação em oferecer informações e serviços de qualidade aos donos de carros, trabalhando com um grupo de profissionais referenciados por grandes fabricantes do setor automotivo, estão de acordo com as premissas que o iCarros preza para um programa eficiente. Acreditamos que a parceria entre o maior portal de veículos com a maior mídia junto aos reparadores resultará na conscientização e fortalecimento do hábito da manutenção preventiva no Brasil.
JOB: E como o “Cuide do Carro” está inserido hoje dentro do site iCarros?
RC: O Cuide do Carro é visto hoje como um dos mais importantes serviços oferecidos pelo portal. Criamos uma seção exclusiva para o programa e apostamos em soluções de alta tecnologia, que ajudarão o cliente a atender suas necessidades de forma rápida e objetiva. Oferecemos além de uma ferramenta moderna e inovadora para a busca de oficinas, com mapas conectados ao Google Maps, um guia completo de manutenção preventiva e um grande acervo de matérias e conteúdo editorial, com os quais o cliente poderá estar sempre informado sobre as principais tendências e novidades do mercado. Nossa parceria ainda nos permite oferecer aos clientes, em algumas oficinas cadastradas, o serviço de check-up gratuito, no qual o dono do carro recebe uma avaliação completa do seu veículo. Assim como temos soluções para quem quer comprar ou vender um veículo, queremos nos relacionar também com aqueles que não estão em momento de negociação e querem simplesmente manter o veículo que possuem. O relacionamento com esse cliente é interessante, pois consolida a posição do iCarros como referência na prestação de serviços automotivos.
JOB: Para o iCarros, porque esse tipo de programa que incentiva a manutenção preventiva, é importante?
RC: Nós sabemos que hoje em dia o carro é praticamente um membro da família para muitas pessoas e a manutenção preventiva é a forma mais barata e inteligente de cuidar do carro. Por isso, oferecer informações e incentivar o hábito de realizar a manutenção preventiva é fundamental. Sabemos que todo carro exige zelo e existem formas simples de realizar cuidados, garantindo a segurança do motorista e seus passageiros, uma maior economia na manutenção do veículo, redução de acidentes nas estradas e uma diminuição na emissão de gases poluentes, contribuindo para uma melhor qualidade do ar que respiramos.
JOB: Vocês têm alguma perspectiva que mostre como o internauta se comportou com essa novidade no iCarros?
RC: Os clientes do iCarros adoraram a novidade. Desde seu lançamento em abril, já tivemos quase 500 mil pessoas navegando pelo programa. E a interação dos usuários com o Cuide do Carro vem crescendo mês a mês. No primeiro mês, as páginas das oficinas cadastradas foram visualizadas por aproximadamente 16 mil pessoas. No último mês, esse número já passou dos 40 mil. Além disso, recebemos, diariamente, elogios em nossa central de atendimento, o que mostra que estamos indo pelo caminho certo.
JOB: Houve crescimento na base de dados do iCarros após a implementação do Cuide do Carro?
RC: Sim. A base do iCarros recebe em média 250 mil novos clientes todos os meses.
JOB: Além das novidades já inseridas no Programa Cuide do Carro, com vídeos e um sistema de busca moderno, o que o visitante do iCarros pode esperar de inovações?
RC: O iCarros possui um compromisso com a modernidade e essa é uma característica que pode ser facilmente reconhecida em nosso site. Utilizamos as tecnologias mais modernas e nossa equipe está constantemente buscando soluções que facilitem a experiência do usuário no site, e no programa Cuide do Carro não será diferente. Hoje, o visitante já conta com soluções inovadoras e inéditas entre os programas do setor. Desenvolvemos um sistema de busca atual, no qual o internauta pode visualizar em um mapa as oficinas que estão mais próximas de sua casa ou trabalho, calcular a distância da oficina e até traçar o caminho que deverá percorrer. Ele poderá ver no site fotos da oficina, serviços executados, formas de pagamento aceitas, dados para contato e etc. O visitante encontra no iCarros um guia de manutenção completo que fornece informações sobre os principais componentes do carro, além de um conteúdo editorial que apresenta as principais novidades do mercado automotivo, com matérias e vídeos para que esteja sempre informado.
Além de tudo isso, temos algumas novidades que estão “no forno”, mas não vou estragar a surpresa. O que posso adiantar é que em breve, o Cuide do Carro terá uma cara nova e o relacionamento com os usuários será muito mais próximo. Para quem está curioso, cadastre-se e aguarde.
JOB: Qual o papel do reparador no Programa Cuide do Carro?
RC: O reparador tem um papel fundamental para o sucesso do programa, tanto na divulgação dos benefícios da manutenção preventiva, quanto na prestação de serviços. O papel do iCarros é garantir que o dono do carro encontre as melhores informações e opções de serviços que atendam à sua necessidade. Mas quem se relaciona na verdade com o cliente, é o reparador, que o recebe em seu estabelecimento e executa os serviços. Dessa forma, a satisfação do cliente e qualidade percebida do programa está muito mais relacionada com esse serviço. Se ele não tiver uma boa experiência na oficina, será difícil enxergar o programa bom. Assim, é fundamental que os reparadores tenham um compromisso com a qualidade e estejam sempre buscando prestar o melhor atendimento aos clientes, desde o momento em que recebem um contato via email ou telefone até a execução final do serviço.
JOB: Como o reparador pode usar o site como ferramenta de negócios?
RC: O programa “Cuide do Carro” funciona como uma grande vitrine das oficinas cadastradas, o que ajuda o reparador a estar conectado com seus clientes no ambiente virtual, aumentando a demanda de atendimentos. Por meio do programa, o usuário encontra as oficinas mais próximas de sua localização, e que oferecem o serviço do qual necessita. Dessa forma, o reparador receberá em seu estabelecimento pessoas que o encontraram pela internet sem que fosse necessário qualquer esforço da parte dele. A medida que o programa cresce e sua qualidade torna-se reconhecida, o volume de clientes interessados nos serviços dos reparadores também cresce. Para que tenham sucesso no programa, é importante que os reparadores mantenham sempre seus cadastros atualizados, com fotos recentes e atraentes de seus estabelecimentos, que respondam todos os contatos de clientes que recebem por e-mail e telefone, pensando sempre que aquele contato pode ser de um cliente que se tornará fiel e indicará a oficina para outras pessoas. O check-up gratuito também é uma ferramenta importante, que leva o cliente até a oficina, dando ao reparador a possibilidade de se relacionar mais de perto com o dono do carro, tornando-se uma referência.
JOB: Como é feita a divulgação do Cuide do Carro?
RC: O Cuide do Carro é divulgado nos espaços publicitários do iCarros para os 9 milhões de visitantes que acessam o site todos os meses. Além disso, o iCarros possui um relacionamento frequente com os 3 milhões de usuários que fazem parte da nossa base. Esse relacionamento é realizadopor meio de e-mails 100% personalizados, com conteúdo selecionado por um modelo de propensão que garante a entrega de informações assertivas para todos os clientes, e como não poderia deixar de acontecer, o Cuide do Carro está sempre inserido nessas comunicações. Um exemplo: no último feriado, enviamos um e-mail para nossa base, lembrando que antes de viajar, é importante realizar a manutenção preventiva do veículo, garantindo assim, a segurança da família. Como resultado, tivemos quase 400 e-mails enviados para as oficinas cadastradas em apenas um final de semana.
JOB: Quais as perspectivas do iCarros a longo prazo?
RC: Queremos ser uma referência no mercado automotivo, fornecendo conteúdo de qualidade incomparável, além de soluções modernas e inovadoras para todos os elos da cadeia automotiva, indo do consumidor à montadora, passando pelas lojas, fabricantes e reparadores. Talvez, não seja um objetivo tão à longo prazo, considerando nossa atual posição no mercado, mas essa é a meta que norteia nosso trabalho diariamente.
JOB: Qual é o perfil do visitante do site do iCarros?
RC: A audiência do iCarros é composta, predominantemente por homens de 18 a 54 homens, de todo o Brasil. No entanto, dada a diversidade e profundidade do conteúdo que publicamos, fica difícil estabelecer um perfil.
Hoje, as mulheres já representam 36% da nossa audiência e considerando o crescimento do interesse feminino e as mudanças no relacionamento delas com seus carros, a tendência é que essa divisão se torne cada vez mais equilibrada.
Dessa forma, o iCarros hoje é um portal que fala com todos os públicos que querem estar informados sobre o mercado automotivo.
JOB: A internet é vista como uma grande ferramenta para o setor automotivo e de reparação no futuro. O iCarros já planeja algo para sair na frente nesse mercado?
RC: A internet vem, cada vez mais, crescendo como ferramenta de apoio ao consumo e no mercado automotivo, não é diferente.
Os veículos estão cada vez mais modernos, os consumidores cada vez mais exigentes e precisamos estar preparados para acompanhar e colher os frutos que essas mudanças proporcionarão.
O iCarros já consolidou sua posição de maior portal automotivo da internet no Brasil, oferecendo conteúdo relevante para os três maiores nichos do segmento automotivo (carros, motos e caminhões), tanto para consumidores quanto para revendedores, concessionárias e montadoras.
Certamente, existe uma demanda latente relacionada ao mercado de reparação e percebemos que não existe uma referência neste setor, que se destaque pelos serviços prestados.
Diante dessa oportunidade, o objetivo do iCarros é tornar-se uma referência também nesse segmento do mercado, associado às melhores oficinas do Brasil, oferecendo aos seus usuários opções de qualidade para realizarem os serviços automotivos dos quais necessitem.
JOB: Além do iCarros, o Itau também possui o iMotos e o iCaminhões. Há alguma possibilidade de programas de manutenção preventiva sejam inseridos também nessa categoria?
RC: Certamente sim. O programa Cuide do Carro pode abrir portas para diversas outras iniciativas.
A família iCarros (formada pelos sites iCarros, iMotos e iCaminhões) tem um compromisso com seus clientes e faremos o que estiver ao nosso alcance para oferecer as melhores soluções que o mercado disponibilizar.