Oficina Brasil


Motorservice comemora 50 anos de Brasil de sua marca Kolbenschmidt (KS)

Multinacional alemã investe em portfólio para atender à demanda do aftermarket dos clientes de todo o País

Por Caique Silva

Em entrevista exclusiva, reunimos Claus von Heydebreck – Diretor Presidente, Luis Lipay – Diretor Comercial para o mercado de reposição e Talita Peres - Gerente de Marketing e Comunicação Corporativa, que destacam a trajetória da marca ao comemorar 50 anos no Brasil e também falam da atuação no aftermarket para os próximos anos e sobre as tecnologias para atender às novas gerações de motores. 

Oficina Brasil: Conte-nos um pouco sobre a história dos 50 anos da marca Kolbenschmidt (KS) ao longo destes 50 anos. 

Claus von Heydebreck: A trajetória da marca Kolbenschmidt (KS) acompanhou a evolução da indústria automobilística brasileira e teve início com produção de pistões para motores de automóveis, veículos pesados, comerciais, compressores, estacionários, marítimos e locomotivas. Na época a fábrica ficava localizada em Santo André-SP e veio para o Brasil para atender à Mercedes-Benz e à Volkswagen. No final da década de 80, foi dado início à mudança das instalações para Nova Odessa-SP em um único local com 400 mil m², sendo 54 mil m² de área construída que abriga todas as operações do grupo no país. Na planta temos atuação da Kolbenschmidt (KS), da Pierburg e da Motorservice, esta última que comercializa os produtos KS, Pierburg e BF no mercado de reposição. Atualmente, a estrutura no Brasil conta com mais de 1.500 pessoas entre colaboradores, prestadores de serviços e fornecedores instalados na planta. 

Luis Lipay: A KS, marca premium que atende às principais montadoras no mundo, produz e comercializa uma linha extensa de componentes para motor nas suas mais de 50 localizações mundiais, incluindo pistões, anéis, camisas, kits, bronzinas, filtros, válvulas e bielas para veículos leves, pesados e motocicletas e tem investido em aumento de portfólio para o mercado de reposição.  

CvH: Com 50 anos de atividades no Brasil, a Kolbenschmidt (KS) faz parte do Grupo Rheinmetall Automotive. Foi fundada pelo engenheiro Karl Schmidt em 1910 em Heilbronn na Alemanha e possui várias unidades na Europa, América do Norte e do Sul e Ásia. Atualmente, desenvolve produtos com tecnologia para atender aos mais rigorosos padrões de qualidade e às novas gerações de motores que aliam desempenho e redução de consumo de combustível e emissões de poluentes.  

OB: Quais os principais feitos da KS durante esse tempo? Qual a importância de se estar comemorando uma data tão significativa de representatividade da empresa no mercado?  

Talita Peres: Em 50 anos de atuação, a KS vem trabalhando para oferecer produtos de qualidade para atender às necessidades do mercado original e do mercado de reposição. O mais importante de tudo é ter desenvolvido clientes e parceiros ao longo de toda esta trajetória. Muitos estão conosco há décadas, isso é muito gratificante e recompensador, pois a relação de confiança com o mercado faz toda a diferença em nosso negócio.  

CvH: A Kolbenschmidt (KS) também construiu a sua história acompanhando o desenvolvimento da indústria automobilística do Brasil, um mercado muito expressivo pelo tamanho da frota e também pela importância que o veículo de passeio tem na mobilidade e na vida das pessoas. O Grupo Rheinmetall Automotive foi ampliando a sua atuação e hoje conta, além da KS, com as marcas Pierburg e Motorservice e o Brasil é a base da companhia na América do Sul, um mercado significativo e com boas perspectivas de crescimento nos próximos anos.  

OB: Fale um pouco sobre os principais lançamentos da marca para o ano de 2018, data em que se comemora 50 anos da história da KS. 

LL: Lançamos este ano itens na linha de componentes para motor como kits, pistões com anéis, anéis e bronzinas, em um primeiro momento dando ênfase à linha pesada. Para o segundo semestre temos projetos para ampliar o nosso portfolio também na linha leve dos produtos KS. Neste ano também tivemos um importante avanço em lançamentos na linha de bomba de óleo com as marcas Pierburg para linha leve e BF para linha pesada. Na linha mecatrônica comercializada com a marca Pierburg, iniciamos uma ampla identificação dos modelos presentes no mercado brasileiro que são equipados com os nossos produtos saindo de fábrica, visando trazer mais essa opção para os nossos clientes do mercado de reposição. 

OB: A KS esteve presente na Autopar no último mês. Conte-nos conte um pouco sobre os principais destaques da marca apresentados na feira e faça um breve resumo da importância do evento para a marca. 

TP: A AUTOPAR é um importante evento do setor de reposição, do qual participamos desde as primeiras edições. Assim como em outras vezes, pudemos conferir um ambiente com público qualificado que permitiu estreitar relacionamento com clientes da região, assim como divulgar nossos produtos e serviços. 

LL: É uma feira muito profissional e reúne um importante número de clientes e aplicadores, possibilitando um intenso debate sobre as tendências do mercado. Coincidindo com a semana de comemorações dos 50 anos da marca KS no Brasil, realizamos, no dia 07/06, um evento com clientes e parceiros de várias partes do País para celebrar de uma forma muito especial trazendo  a palestra “Atreva-se a Mudar!” da professora da FGV e escritora Alessandra Assad, que destacou a influência das mudanças no mercado e necessidades de inovação. 

OB: Como citado no evento de comemoração aos 50 anos da marca, a KS está sempre buscando a evolução para atender às necessidades do mercado. Fale um pouco sobre esse posicionamento da empresa. 

CvH: O Grupo Rheinmetall Automotive, ao qual a marca Kolbenschmidt (KS) faz parte, tem presença global em mais de 50 localizações no mundo, conta com mais de cem anos de competência automotiva no mercado original e com a divisão Motorservice, possui forte presença no mercado de reposição automotiva. Desenvolve produtos de componentes para motor para atender às novas exigências de redução de emissões de CO2, melhoria da eficiência de combustível e redução de peso de componentes, associado à performance de motores e sistemas automotivos para veículos de passeio, comercial e off-road. 

A evolução dos motores é muito rápida. O grupo vem acompanhando esse processo e já possui soluções para veículos híbridos e elétricos. Temos centros de desenvolvimento em várias partes do mundo que trabalham com as novas tecnologias.   

OB: Como os produtos da KS chegam aos reparadores interessados? 

LL: Temos uma rede de clientes parceiros para atender atacado, varejo, revendas, oficinas e retíficas, com presença em todo o território nacional. Adotamos uma política comercial transparente, competitiva e que visa fornecer soluções para atender às características regionais. Procuramos estar próximos dos clientes para entender as suas demandas mais específicas. É assim que trabalhamos ao longo de todo o esse tempo, buscando inovações e melhorias que atendam a essas demandas. 

OB: A empresa tem algum espaço voltado a treinamentos técnicos para reparadores independentes? 

TP: Promovemos palestras gratuitas com nossos representantes e em parceria com entidades como Sindirepa-SP e Conarem por todo o país, nas quais treinamos mais de 5.000 pessoas por ano, além de outras ações como apoio ao GOE – Grupo de Oficinas Especializadas.  

Em 2013, inauguramos o centro de treinamento da Motorservice, em Nova Odessa-SP, que possui programação anual de curso gratuito sobre recondicionamento de motores Ciclo Diesel e Otto, destinado a mecânicos. Com aulas práticas e teóricas já qualificou mais de 450 profissionais. Técnicos da KS apresentam as novas tecnologias de motores, funcionamento de motores e seus componentes, diagnósticos de danos e falhas, reparo do motor, noções básicas de metrologia para o controle dimensional dos motores e desmontagem e montagem dos motores. 

 OB: Qual a importância do reparador independente para a empresa? 

LL: A participação do reparador no mercado de reposição é fundamental. É na oficina que nasce a demanda para toda a cadeia, por isso, temos ações voltadas para treinamento e capacitação dos profissionais para ajudá-los no dia a dia. Oferecemos atendimento pelo SAKS (0800), material técnico e embalagens à prova de fraudes.  

OB: Nos conte quais os próximos passos e novidades da empresa no mercado.  

TP: Estamos ampliando o portfólio de produtos das marcas premium KS, Pierburg e BF para o mercado de reposição, bem como intensificando ações voltadas aos reparadores/retificadores para contribuir continuamente com a sua capacitação profissional, pois assim entendemos que estaremos cada vez mais próximos a eles, fortalecendo o mercado de reposição independente. 

OB: Por fim, este espaço é destinado para empresa deixar um recado ou considerações finais aos nossos leitores. 

CvH: O nosso grupo, através da marca KS, compartilha este momento importante da celebração dos seus 50 anos de Brasil e reafirma o seu compromisso de oferecer as melhores soluções e serviços ao mercado original e de reposição. Acreditamos na força do aftermarket que, mesmo em épocas de economia desaquecida, tem apresentado crescimento e oportunidades, pois a frota brasileira já ultrapassa 45 milhões de veículos e demanda cada vez mais manutenção. É nossa missão ampliar cada vez mais o portfólio de produtos das marcas KS, Pierburg e BF, garantindo eficiência do atendimento e velocidade no lançamento dos itens que o mercado necessita, cuidando para que através do nosso canal de distribuição eles cheguem até o aplicador. 

Comentários