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General Motors comemora 100 anos da Chevrolet no Brasil, com foco na conectividade e eletrificação


A Chevrolet é fabricante de automóveis com maior tempo de operação contínua no país, de olho no futuro, confirma o lançamento de 10 modelos eletrificados

Por: Da Redação - 29 de janeiro de 2025

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A General Motors celebrou o centenário da marca Chevrolet no Brasil na última semana (Jan/2025). A GM é a fabricante de automóveis com maior tempo de operação contínua no país, enquanto a Chevrolet é a marca de veículos mais querida pelos brasileiros. O mercado automotivo brasileiro é o terceiro maior mercado da Chevrolet no mundo.

Durante a cerimônia em comemoração aos 100 anos da Chevrolet no Brasil, a GM relatou que vai expandir ainda mais seus investimentos no Brasil até 2028, diversificar suas áreas de negócios e lançar 10 modelos de carros elétricos nos próximos anos. Além disso, a empresa apresentará ao mercado cinco novos produtos no decorrer do ano de 2025, incluindo modelos inéditos com diferentes tecnologias automotivas avançadas. Entretanto, a marca não revelou mais detalhes sobre esses lançamentos automotivos.


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Em seus 100 anos de atuação no Brasil, a GM produziu quase 20 milhões de veículos, com a Chevrolet se destacando como a marca de maior sucesso, representando um em cada cinco carros registrados no país. A Chevrolet lançou, em média, um novo produto ou geração de veículos a cada seis meses – um ritmo que nenhuma outra montadora automotiva conseguiu alcançar.

A marca também salientou investimentos automotivos que somam R$ 7 bilhões, entre 2024 e 2028, com foco na mobilidade sustentável. Parte desse aporte será alocado no desenvolvimento de 10 novos modelos eletrificados, trazendo inovação para o mercado de veículos elétricos no Brasil. O primeiro passo foi dado com a importação da linha de SUVs elétricos Equinox EV e o Blazer EV, que atingem quase 500 km de autonomia.

Desde o primeiro veículo da Chevrolet, um furgão com carroceria de madeira que já trazia inovações como a partida elétrica, a empresa sempre esteve à frente, oferecendo carros com sofisticação, conforto e tecnologia de ponta.

A General Motors chegou ao Brasil nos anos 1920, na euforia provocada pela economia cafeeira, marcando o início da indústria automobilística nacional. A Companhia Geral de Motores do Brasil foi registrada no Tabelionato de São Paulo no dia 26 de janeiro de 1925. Nesse mês, iniciou-se a construção da primeira linha de montagem, localizada em um galpão no bairro do Ipiranga, em São Paulo.

Em setembro de 1925, oito meses após sua fundação, a Chevrolet apresentou ao público seu primeiro veículo, um pequeno furgão de carga, que marcou o início do sucesso dos utilitários da marca no Brasil.


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As operações da General Motors do Brasil, nome adotado oficialmente em setembro de 1927, ganharam impulso nos três anos seguintes, e dos armazéns alugados da Presidente Wilson, já haviam saídos na linha de montagem 50 mil veículos. O êxito demonstrava a notável aceitação dos produtos GM, em especial dos carros Chevrolet. Para comprovar o desfecho do empreendimento, no final da década de 1920, foram iniciadas as obras da construção de uma nova fábrica, localizada no município de São Caetano do Sul.

DIVERSIFICANDO A PRODUÇÃO

Apesar das incertezas causadas pela quebra da bolsa de Nova Iorque em 1929 e pela Revolução Constitucionalista de 1932, a General Motors do Brasil ajustou suas estratégias para atender às demandas da industrialização no país. Focando no segmento de transporte urbano, lançou, em 1934, o primeiro ônibus com carroceria de madeira produzido no Brasil, na fábrica de São Caetano do Sul. Paralelamente, testou a aceitação do público ao importar da GM norte-americana as primeiras geladeiras Frigidaire, que se tornaram o eletrodoméstico mais desejado e vendido nas décadas de 1940 e 1950.


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A Chevrolet consolidou sua reputação com utilitários robustos e de mecânica confiável. Em 1957, lançou o Chevrolet Brasil, o primeiro caminhão fabricado no país, seguido pela picape Chevrolet 3100 em 1958, apelidada de “Expresso de Aço”. A expansão continuou com a inauguração, em 1959, da unidade de São José dos Campos, responsável pela produção de motores e marcando um novo avanço na indústria automobilística brasileira.


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CARROS CHEVROLET CONQUISTAM OS BRASILEIROS

Após conquistar o mercado com seus utilitários robustos e caminhões confiáveis, a Chevrolet decidiu oferecer um carro de passeio para o público brasileiro. Em 1968, após quase três anos de desenvolvimento no projeto 6761, foi lançado o Opala, o primeiro sedã projetado e produzido no Brasil com a marca Chevrolet. O modelo combinava as elegantes linhas do Opel Rekord C alemão com uma mecânica robusta de quatro e seis cilindros de origem norte-americana.


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Produzido por 24 anos, o Opala ganhou versões icônicas, como a perua Caravan, sempre atualizada para atender às demandas dos consumidores. A versão esportiva SS, lançada nos anos 1970, se tornou símbolo de desempenho e esportividade, com seu potente motor 4.1 litros que brilhou até nas pistas, criando a categoria Stock Car em 1979. Já a versão Diplomata, lançada em 1980, posicionou o Opala como um carro de luxo, atendendo clientes que buscavam sofisticação e conforto.

A VEZ DO CARRO MUNDIAL

Nos anos 1980, surgiu um conceito inovador: o carro mundial. A ideia era criar um modelo que atendesse consumidores de diferentes países. A General Motors do Brasil foi pioneira entre as fabricantes brasileiras a adotar essa proposta, participando do desenvolvimento do Projeto J. O resultado foi o lançamento do Monza, em 1982. Inicialmente disponível como hatchback de duas portas, o modelo se destacou com a chegada da versão sedã, conquistando os brasileiros e liderando as vendas de 1984 a 1986. Além disso, foi premiado três vezes como Carro do Ano pela revista Auto Esporte e se consolidou como o carro da década.


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Impulsionada pelo sucesso do Monza, a Chevrolet encerrou a década com outro lançamento marcante: o Kadett, em 1989. O modelo combinava alto desempenho, conforto e esportividade. Entre as inovações, trazia computador de bordo e o sistema check-control, além de gerar a derivada perua Ipanema. O Kadett também foi eleito Carro do Ano em 1991, reforçando sua popularidade.

ÉPOCA DE OURO

A década de 1990 ficou marcada como uma era de ouro para os fãs da Chevrolet. Diversos modelos foram lançados em sintonia com os padrões da Opel alemã, resultado de um ousado plano de investimentos da GM. Um dos destaques foi o Omega, apresentado em 1992 e desenvolvido em apenas 25 meses. Conhecido como “Absoluto”, o modelo entregava sofisticação tecnológica, desempenho superior e conforto. Sua versão CD, equipada com motor de seis cilindros importado, competia diretamente com os melhores carros de luxo da época.


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O Vectra, lançado em 1993, reforçou a presença da Chevrolet no segmento de médios. A versão esportiva GSI impressionava com alta potência e aerodinâmica avançada, atingindo mais de 200 km/h. Já na segunda geração, o Vectra B trouxe inovações como a suspensão traseira multibraços, sendo o primeiro carro brasileiro a adotar essa tecnologia.


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Outro marco foi o lançamento do Corsa, em 1994. Criado em apenas 17 meses, o modelo chegou ao mercado com design moderno e injeção eletrônica em todas as versões, uma novidade na categoria. O Corsa GSI, com motor 1.6 de 16 válvulas e 106 cv, competia com carros de 2 litros. Disponível como hatch, sedã, perua e picape, o Corsa rapidamente conquistou o público, consolidando a Chevrolet no segmento de carros compactos. Em 2002, a nova geração trouxe um design ainda mais inovador, focado em hatch e sedã.

A EVOLUÇÃO CONTINUA

Em 2012, a Chevrolet lançou o Onix, marcando uma nova fase. O compacto global apresentava design original e o inovador sistema de infoentretenimento MyLink, com tela de 7 polegadas sensível ao toque, permitindo conexão com smartphones e reprodução de mídia via Bluetooth.


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Na década de 2020, a segunda geração do Onix, fruto de uma parceria com a filial chinesa da GM, trouxe ainda mais novidades. Disponível nas versões hatch e sedã, a linha cresceu com o utilitário esportivo Tracker e a picape Montana de cabine dupla, consolidando a Chevrolet como líder em inovação no mercado automotivo brasileiro.