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Para começarmos, precisamos
relembrar sobre o motor de Ciclo Otto, este motor é o mais comum em veículos de
passeio movidos a gasolina, etanol ou GNV, operando por ignição por
centelha (spark ignition). Ele funciona de acordo com um ciclo
termodinâmico idealizado por Nikolaus Otto em 1876 e baseia-se em quatro
tempos fundamentais: admissão, compressão, combustão/expansão e escape.
Admissão
Compressão
Combustão e Expansão (Força/Motor):
Exaustão/ Escape (4→1):
Motor de Ciclo Atkinson
O motor de ciclo Atkinson
é uma variação do ciclo Otto, projetada para maximizar a eficiência térmica,
mesmo que isso reduza a potência. Esse ciclo foi desenvolvido por James
Atkinson em 1882 e é amplamente utilizado em veículos híbridos, pois sua menor potência
e consumo de combustível é compensado pelo motor elétrico.
Princípio de Funcionamento
A principal
diferença entre o ciclo Atkinson e o ciclo Otto está na duração das fases de
admissão e compressão:
No ciclo Otto,
os tempos de compressão e expansão são iguais.
No ciclo
Atkinson, a válvula de admissão fica aberta por mais tempo, permitindo que
parte da mistura ar-combustível volte ao coletor de admissão. Isso reduz o
volume de compressão, mas mantém o volume de expansão alto.
Expansão > Compressão → Melhor aproveitamento da energia da combustão
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Os Quatro Tempos do Motor de
Ciclo Atkinson
Representação no Diagrama PV
O Diagrama
Pressão x Volume (PV) do ciclo Atkinson é similar ao do ciclo Otto, mas com uma
grande diferença:
A curva de
compressão é menor que a curva de expansão!
Isso ocorre
porque o volume de compressão é reduzido devido à admissão prolongada, mas o
volume de expansão continua grande, garantindo maior eficiência térmica.
Isso significa que o ciclo Atkinson consegue converter mais energia térmica em trabalho útil!
Vantagens e Desvantagens do
Ciclo Atkinson
· Maior eficiência térmica que o ciclo Otto.;
· Menor consumo de combustível;
· Menos emissões de poluentes;
· Ideal para veículos híbridos, pois a menor
potência é compensada pelo motor elétrico.
Desvantagens
· Menor potência e torque em comparação ao ciclo
Otto;
· Menos adequado para altas rotações e cargas
pesadas;
· Requer um motor elétrico para compensar a perda de desempenho.
Motor de ciclo Miller
A principal característica do
ciclo Miller é o controle do tempo de fechamento da válvula de admissão, que
pode ocorrer de duas formas:
Fechamento atrasado da válvula
de admissão: Permite que parte da mistura ar-combustível volte ao coletor,
reduzindo o volume de compressão real.
Fechamento antecipado da válvula de admissão: Limita a quantidade de ar
admitida, reduzindo o esforço de compressão.
Uso de turbocompressor ou
supercharger: Para compensar a menor densidade de ar na câmara de combustão
e manter boa potência.
Os Quatro Tempos do Motor de
Ciclo Miller
Representação no Diagrama PV
O Diagrama Pressão x Volume (PV)
do ciclo Miller é similar ao ciclo Otto, mas a compressão real é menor que a
expansão, resultando em menor desperdício de calor e maior eficiência.
Eficiência Térmica do Ciclo
Miller
Motores Miller atingem eficiência
térmica entre 35% e 40%, superior ao ciclo Otto convencional (~30%).
Vantagens
·
Maior eficiência térmica que o ciclo Otto;
·
Menor consumo de combustível;
·
Menos emissões de poluentes;
·
Menor tendência à detonação (knock),
permitindo maior taxa de compressão efetiva;
·
Compatível com motores turboalimentados,
que recuperam a perda de potência.
Desvantagens
·
Menor potência sem um compressor
(supercharger ou turbo);
·
Maior complexidade mecânica devido ao
controle preciso das válvulas;
· Menos adequado para aplicações de alta rotação,
pois depende de sobrealimentação para compensar a perda de potência.
Característica |
Ciclo Otto |
Ciclo Miller |
Ciclo Atkinson |
Compressão vs. Expansão |
Iguais |
Compressão menor que expansão |
Compressão muito menor que expansão |
Eficiência térmica |
Média (~30%) |
Alta (~35%) |
Muito alta (~38%) |
Potência Específica |
Alta |
Média |
Baixa |
Consumo de Combustível |
Moderado |
Baixo |
Muito baixo |
Aplicação |
Carros convencionais |
Híbridos e turbinados |
Híbridos |
O ciclo Otto é ideal para motores
convencionais devido à sua alta potência e resposta rápida, já o ciclo Miller
melhora a eficiência térmica sem perder muita potência, ideal para motores
turbo e híbridos e o ciclo Atkinson maximiza a eficiência em detrimento da
potência, sendo a escolha ideal para motores híbridos.