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O Polo sempre foi conhecido por oferecer conforto e espaço maiores do que seu irmão menor, o Gol. Quando foi lançado em 2002, pensava-se que ele iria se encaixar em uma categoria que hoje é ocupada pelo Fox, a de um compacto médio, mas ele acabou ficando entre os compactos Premium, onde o principal atrativo é o que ele oferece em seu interior.
Além de direção hidráulica e ar-condicionado, a partir de 2012 todas as versões do novo Polo vêm com airbag duplo frontal e sistema de freios ABS como itens de série. As versões com motor 1.6 são equipadas com câmbio de 5 velocidades, manual ou automatizado I-Motion. Os paddle-shifts (borboletas no volante) para trocas manuais são opcionais na versão automatizada.
MOTORIZAÇÃO
No Volkswagen Polo 1.6 I-Motion Sportline, motor, transmissão, suspensão e freios são idênticos ao do Polo 1.6 I-Motion e apenas mudanças estéticas internas e externas diferenciam estas duas versões.
O motor 1.6 (foto 1) oferece potência de 104 cv a 5.250 rpm e torque de 15.4 kgfm a 2500 rpm, enquanto a versão 2.0 Sportline Total Flex, 120 cv, em ambos os casos quando abastecidos com etanol. Na foto 2, vemos o chicote do controle de aceleração eletrônica (ao fundo) e o da sonda lambda (vermelho).
O Polo obedece ao padrão OBDBr-2 com 2 sondas lambda, a primeira antes (foto 3) e a segunda após o catalisador (foto 4). O modelo 2012 possui um catalisador maior (foto 5) em relação ao modelo anterior, o que contribuiu com os resultados da análise de gases.
AVALIAÇÃO NA OFICINA
O Polo foi avaliado na West Motors, localizada no bairro da Lapa, em São Paulo, pelo reparador e proprietário Bruno Lima.
Esta oficina executa serviços de pré-inspeção veicular com os mesmos equipamentos utilizados pela Controlar, empresa que realiza a Inspeção Veicular e mede os níveis de CO (monóxido de carbono), CO2 (dióxido de carbono) e HC (hidrocarbonetos) emitidos pelos veículos registrados na cidade de São Paulo – saiba mais sobre o item que ajuda a reduzir a emissões de gases poluentes, na matéria “Catalisador de 3 Vias - item da Inspeção Veicular”, na página 74.
EMISSÕES
Acompanharemos passo a passo as etapas da análise de gases emitidos pelo Polo.
1) Colocar a sonda dentro do escapamento para a coleta de dados.
2) O teste deve ser feito com o veículo ligado, com o motor quente.
3) O reparador Bruno conecta a sonda do escapamento ao notebook e ao equipamento onde estão instalados o software que faz a análise.
4) Inserir os dados do veículo no sistema: fabricante, modelo, ano de fabricação, combustível, etc.
5) O software lê as características do veículo e a sonda inicia as medições.
6) O equipamento faz uma análise de resíduos. Mede o índice de Hidrocarbonetos, antes de iniciar a avaliação. Neste caso, foi aprovado.
7) Testes de vedação são feitos para ver se há vazamentos de gases.
8) Descontaminação do
veículo.
9) Acelerando e mantendo o veículo por 30 segundos a 2.500 rpm, a sonda do equipamento executa a leitura da emissão de gases HC (hidrocarbonetos) e CO (monóxido de carbono) do Polo.
10) Os índices dos itens que poluem e diminuem a qualidade do ar foram iguais a zero. Veículo aprovado.
SUSPENSÃO
Um detalhe da suspensão do Polo 2012 foi melhorada em todas as versões. “A bucha de bandeja foi reforçada, antigamente era parcial agora é inteiriça.
Nós mecânicos já sabíamos que a utilizada no Cross Fox era compatível e muito mais resistente, atualmente já vem de fábrica (foto 6 e 7). No Polo, esta peça quebrava com 10 a 15 mil km”, explica Bruno. O restante da suspensão, bandejas, terminais, braços axiais, etc., permanecem inalterados, assim como os pneus 195/55/15.
GEOMETRIA
Avaliamos a geometria da suspensão deste Novo Polo, que já marcava mais de 10.000 km em seu hodômetro. “O resultado nos agradou, já que a cambagem e o alinhamento estavam perfeitos, quase zerados mesmo em uso de condições extremas”, completa Bruno.
VEREDITO
Bruno avalia que o forte motor 1.6 do Polo Sportine 2012 pode também ser ecologicamente correto em seus baixos índices de emissão de poluentes.
Um ponto positivo foi a substituição da bucha da bandeja, agora a mesma da linha Cross Fox.
Um ponto negativo é a dificuldade para realizar a troca desta peça, pois é necessário desmontar o quadro completo da suspensão, de ponta a ponta, bandejas, agregado, coxim do câmbio, e apoiar o conjunto sobre o escapamento.
FICHA TÉCNICA
MOTOR | ||
Combustível | (Gasolina/ | Etanol) |
Cilindrada (cm³) | 1598 | |
N° de cilindros / disposição / válvulas por cilindro | 4 / em linha / 2 | |
Potência máxima - kW (cv) / rpm (NBR ISO 1585) | 74 (101) / 5250 | 76 (104) / 5250 |
Torque máximo - Nm (kgfm) / rpm (NBR ISO 1585) | 151 (15,4) / 2500 | 153 (15,6) / 2500 |
Taxa de compressão | 12,1:1 | |
Formação de mistura | Injeção eletrônica sequencial multiponto 4GV | |
TRANSMISSÃO | ||
Conjunto câmbio-diferencial | Câmbio SQ200 Automatizado, cinco marchas à frente, acionamento eletro-hidráulico | |
Embreagem | Monodisco, acionamento hidráulico | |
Relações de marchas | 1ª - 3,455:1 | |
2ª - 2,250:1 | ||
3ª - 1,517:1 | ||
4ª - 1,026:1 | ||
5ª - 0,740:1 | ||
ré - 3,182:1 | ||
Relação de diferencial | 4,188 | |
ELÉTRICA | ||
Bateria | 60 A | |
Alternador | 110 A | |
SUSPENSÃO | ||
Dianteira | Suspensão independente, Mc Pherson com mola integrada, mola helicoidal Diâmetro da barra estabilizadora 19mm |
|
Traseira | Suspensão interdependente, Braço longitudinal, Mola helicoidal | |
DIREÇÃO | ||
Tipo | Hidráulica | |
Diâmetro de giro do veículo (m) | 10,8m com direção Hidráulica | |
Relação de direção (média) | 15,84:1 | |
Voltas no volante (batente a batente) | 2,9 | |
FREIOS | Duplo circuito hidráulico em diagonal, servofreio a vácuo. ABS de série | |
Dianteiros | Disco de freio ventilado, diâmetro de 256mm | |
Traseiros | Tambor de freio com regulagem autom, diâmetro de 200mm | |
RODAS E PNEUS | Roda de liga leve (6,0JX15 ET40) com Pneu (195/55 R15) | |
DIMENSÕES EXTERNAS (mm) | ||
Comprimento | 3890 | |
Largura (sem espelho retrovisor / com) | 1651 / 1939 | |
Altura (teto) | 1489 | |
Distância entre eixos | 2465 | |
Bitola dianteira/traseira | 1420 / 1415 | |
CAPACIDADES (litros) | ||
Porta-malas | 250 | |
Tanque de Combustível | 50 | |
Reservatório de Partida a Frio | 0,8 | |
PESOS (kg) | ||
Em ordem de marcha | 1134 | |
Carga útil | 446 | |
Peso máximo rebocável com freio/sem freio | 400/400 | |
DESEMPENHO | Gasolina | Etanol |
Aceleração 0-100 km/h (s) | 11,7 | 11,4 |
Aceleração 0-1.000 m (s) | 33,7 | 33,4 |
Retomada 80-120 km/h, 5a. (s) | 14,4 | 14,3 |
Velocidade máxima (km/h) | 183 | 185 |