Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Vídeos
Treinamentos
Jornal
Para indústrias
Quem Somos
EntrarEntrarCadastre-se
Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias
Fórum

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Banner WhatsApp
Comunidades Oficiais
WhatsApp

Oficina Brasil

NotíciasComunidadeFórum

Oficina Brasil Educa

Treinamentos

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Editorial
  4. /
  5. Reconhecimento mundial tem um protagonista

Reconhecimento mundial tem um protagonista

Editorial de Julho

Grupo Oficina Brasil
01 de julho de 2022

Estamos fechando o primeiro semestre de 2022 e as notícias para o mercado de reposição não poderiam ser melhores, prova disso é o crescimento acumulado de 5,98% do movimento das oficinas neste período.

Se considerarmos que este desempenho se dá sobre a base de 2021, quando o setor de linha leve e comerciais leves experimentou aumento da demanda na ordem de 12,8%, isto torna esta marca ainda mais expressiva. 

Outros indicadores como falta de peças, inadimplência, inflação, etc... não estão comprometendo os serviços tampouco a demanda de autopeças e lubrificantes, o que nos faz projetar novo crescimento de dois dígitos para 2022, principalmente considerando que o segundo semestre costuma ser mais aquecido. 

Nós da CINAU, e por meio do PULSO DO AFTERMARKET, há dois anos só trazemos boas notícias para o mercado e chega um momento em que começamos a nos perguntar: mas será que é tudo isso mesmo? Nosso setor é tão pujante assim?

Pois no dia sete de julho o jornal O Estado de São Paulo trouxe uma matéria com o título “Setor de autopeças cresce e vira alvo de grandes fundos de investimento”.  O conteúdo surpreende pelos números e visibilidade mundial alcançada por nosso mercado de reposição. 

Já um estudo da americana “Auto Care” estima que o aftermarket automotivo brasileiro é o quarto maior do mundo, ficando atrás apenas dos EUA, China e Japão. 

Estes registros nos dão uma dimensão da força de nosso segmento e para nós da CINAU a certeza da solidez de nossas informações, afinal se a oficina brasileira só faz crescer, como prova nosso PULSO DO AFTERMARKET, estes resultados não surpreendem, afinal o resultado do mercado de reposição é o somatório do que acontece em 75 mil estabelecimentos. 

Não há dúvidas que esta visibilidade e projeções mundiais vão trazer novas oportunidades de negócios para nossa indústria.

Ameaças? É claro que elas existem e algumas podem comprometer o futuro de sua empresa, mesmo neste cenário positivo e neste sentido a informação é sempre um importante mitigador de riscos e identificador de oportunidades.

De nossa parte ficamos entusiasmados com estas notícias, afinal somos uma empresa 100% dedicada ao aftermarket nacional, onde há mais de 30 anos oferecemos um amplo espectro de serviços que vão da comunicação passando pela informação, BI, treinamento até a geração de negócios.

Graças a este trabalho de geração de valor para a oficina o GOB é reconhecido como o grande parceiro do reparador independente.

É por isso que neste momento de projeção internacional do aftermarket brasileiro, não podemos deixar de creditar este trunfo ao verdadeiros protagonistas desta conquista: os reparadores independentes e nossas 75 mil oficinas.

Destacamos também nesta edição os resultados da pesquisa IMAGEM DAS MONTADORAS (parte 2) que traz uma visão geral da presença das marcas e modelos importados, “premium” chineses e “de nicho”.

O que chama atenção é a quantidade de oficinas independentes que estão atendendo estes veículos onde o desafio de reparo é muito superior aos dos veículos “comuns”. As informações também abordam os hábitos de compra de peças, o que representa uma oportunidade de negócios para as redes de concessionárias destas marcas, assim como importadores, distribuidores e varejistas.

Boa leitura e até a próxima edição!

Grupo Oficina Brasil

Acessar Manuais Técnicos
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Editorial
Editorial
UMA PROFISSÃO
Editorial
Editorial
2023, um ano com o dobro de oportunidades
Editorial
Editorial
O Novo Normal