Notícias
Vídeos
Comunidades Oficiais

O Novo Normal


Editorial de Agosto

Por: Grupo Oficina Brasil - 01 de agosto de 2022

Os impactos da pandemia na economia mundial agiram como um catalisador para colocar ainda mais velocidade no avanço digital e quebrar paradigmas em muitos setores.

Estas mudanças, muitas delas definitivas, cunharam a expressão “novo normal” para definir rotinas, hábitos, procedimentos, práticas etc. que nunca mais voltarão a ser os mesmos em função desta crise.

Como é sabido nos momentos de crise acontecem grandes perdas e proporcionalmente grandes oportunidades geradas pela “ciranda comportamental” afinal as pessoas e seus hábitos são alterados nestes momentos. 

Com nosso aftermarket não foi diferente e fomos igualmente sacudido pelos mesmos fatores, aliás em 26 boletins do PULSO DO AFTERMARKET muitas dessas mudanças estão registradas assim como suas evoluções pois são mais de dois anos de medições. 

Ao mesmo tempo muitos especulam que o mercado de reposição está vivendo um novo normal que está afetando a dinâmica do mercado de reposição e o processo de geração de demanda de autopeças.

Prova disso é que é comum ouvirmos afirmações sobre este “novo momento” do nosso mercado e uma premente necessidade de “atualização”, pois quem não estiver atento e informado perderá espaço se não se alinhar ao “novo normal”.

Por outro lado, quando pedimos a exemplificação destas alterações da dinâmica do processo de geração de demanda no aftermarket, as definições costumam ser vagas e quase nunca acompanhada de dados e fatos. Fica evidente que são muito mais percepções baseadas em um ou outro exemplo, mas que não nos ajudam a dimensionar o impacto real do “todo” diante do gigantesco mercado de reposição no Brasil. Faltam estatísticas e sobram especulações.

Um fator que ajuda criar este clima “mitológico” é que o mercado está mais demandante do que nunca, logo todos estão vendendo mais, como veremos mais adiante. 

Como estudiosos do mercado de reposição há mais de 30 anos, decidimos colocar nossa CINAU e o PULSO DO AFTERMARKET diante do desafio de quantificar mediante dados e fatos como e quanto o processo de geração de demanda no mercado vive um novo normal.

É claro que focamos nossos estudos no ambiente onde temos domínio, que é a oficina mecânica, para ser mais preciso centralizamos os estudos em nossas 53 mil oficinas que compõe a base de relacionamento do Grupo e que representam 71% do total de compras de autopeças no Brasil.

Chegamos a este dado levando em conta que o último censo do setor dá conta da existência de 74.180 oficinas dedicadas as linhas leve e comercial leve e foco dos nossos estudos.

Os resultados destes estudos preliminares já nos permitem oferecer uma resposta sobre a existência ou não de um novo normal você pode conferir na matéria de mercado desta edição e tire suas próprias conclusões. 

No mais só nos resta comemorar, e muito, pois o PULSO DO AFTERMARKET indica que 2022 deve repetir o crescimento de dois dígitos de 2021. Lembrando que a expectativa deste crescimento “chinês” para 2022 se dá sobre o patamar de 12,08% acumulado no ano passado! 

Isso quer dizer que as oficinas no Brasil nunca tiveram tanto serviço e nunca se comprou/vendeu tantas autopeças neste País!

Até a próxima edição.

Grupo Oficina Brasil