WhatsApp
Jornal Oficina Brasil

Jornal Oficina Brasil é reconhecido como o maior veículo de comunicação com conteúdos técnicos, dicas e fórum de discussão para oficina mecânica.

E-mail de contato: [email protected]

Atalhos

NotíciasComunidade

Outros Assuntos

Oficina Brasil EducaMarcas na OficinaImagem das Montadoras

Fórum Oficina Brasil

Conheça o FórumAssine o Fórum Oficina Brasil

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
Jornal Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Treinamentos
Para indústrias
Vídeos
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias

Fórum

Página InicialTópicos Encerrados

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Comunidades Oficiais
  1. Home
  2. /
  3. Direto do Fórum
  4. /
  5. VW UP! 2015 com motor superaquecendo

VW UP! 2015 com motor superaquecendo


O compacto da montadora alemã, equipado com o motor EA211 1.0 12v MPI de 82cv, abastecido com etanol, chegou à oficina após o motor ferver, transbordando o líquido de arrefecimento do reservatório.

Da Redação
13 de novembro de 2022

DIAGNÓSTICO

Verificando que o motor chegava aos 130°c, o reparador substituiu a bomba d’água e o sensor de temperatura, mas o defeito persistiu, e por isso retirou o cabeçote e o encaminhou para uma retífica de sua confiança, que diagnosticou um leve empenamento no componente.

Após realizado o reparo no cabeçote, o profissional instalou o componente, junto com bomba d’água e sensor de temperatura originais, já na primeira partida a luz de temperatura começou a piscar, ao desligar o motor e dar partida novamente, a luz apagou.

Testando o comportamento do sistema de arrefecimento, o técnico percebeu que mesmo com o painel marcando 90°c, no scanner constava 110°c e subindo, e ao testar o veículo na rodovia, chegava a 126°c e acendia a luz de temperatura, porém não fervia, o líquido de arrefecimento mantinha-se normal.

Sem mais ideias de como proceder, o reparador acessou o Fórum Oficina Brasil. Ao apresentar a problema no fórum com detalhes sobre os sintomas bem como os testes e serviços que já havia realizado, não demorou muito para as primeiras contribuições aparecerem com o intuito de auxiliar o colega a chegar à solução do problema.

O primeiro reparador a se pronunciar perguntou se o reparador não havia substituído as válvulas termostáticas e finalizou perguntando se acionando o eletroventilador via scanner as velocidades funcionavam normais.

O mesmo colega do setor chamou atenção para o reparador tomar ainda mais cuidado para tirar o ar deste sistema, pois como são dois circuitos de água requer maior atenção.

O reparador, ao ler as perguntas e dicas do colega, respondeu prontamente que a bomba de água com as válvulas foram trocadas e colocadas as originais, destacou ainda que a temperatura com o carro funcionando parado fica a 90 graus, entretanto, no scanner fica acima de 110 graus e concluiu informando que se trafega com o veículo a temperatura chega a atingir 126 graus no painel e a luz da temperatura no painel acende, mas a água não ferve. 

O segundo colega a deixar sua contribuição destacou que primeiro a temperatura do painel não é real, e que nestes modelos o reparador vai seguir apenas a indicação do scanner, e finalizou indicando que no painel de instrumentos o valor de temperatura é apenas um valor médio e não o que está realmente no motor.

O mesmo colega continuou chamando a atenção para o fato de se a temperatura está chegando a valores tão altos, precisa analisar a troca de calor do radiador, pois parte da saída deve estar pelo menos 10 graus abaixo da temperatura de entrada, e utilizando-se de sua experiência informou que para tirar ar neste modelo, utiliza um sistema que gera vácuo, fechando as mangueiras todas, e puxa a solução arrefecedora.

O terceiro colega do fórum a contribuir indicou que o reparador verificasse qual pressão que chega no reservatório do sistema de arrefecimento, destacando que poderia ser que esteja passando um pouco de pressão dos cilindros para o sistema de arrefecimento e para pegar isso é necessário instalar um manômetro de pressão no reservatório, deixar o motor funcionando ou até andar com o carro e verificar qual a pressão máxima que chega ali. Se tiver chegando coisa de 1,5 bar ou mais, desconfie de empeno no cabeçote e/ou bloco.

O quarto reparador perguntou se já havia feito a verificação de empeno do bloco.

O reparador retornou aos colegas informando que ao enviar o veículo ao eletricista pra ver a central do sistema de arrefecimento, o mesmo estava achando que o problema era o sensor de temperatura de água.

SOLUÇÃO

O reparador, após ler todas as dicas e sugestões, retornou informando que o problema havia sido resolvido e que a causa era o radiador entupido. Agradeceu todos os colegas que participaram, e finalizou o tópico como concluído.  

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Direto do Fórum
Direto do Fórum
Jetta entra em funcionamento e depois desliga - erro presente de imobilizador
Direto do Fórum
Direto do Fórum
Problema de partida na Ford Ranger 3.2 Diesel
Direto do Fórum
Direto do Fórum
Chevrolet Onix falha na partida após retífica do motor