Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Vídeos
Treinamentos
Jornal
Para indústrias
Quem Somos
EntrarEntrarCadastre-se
Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias
Fórum

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Banner WhatsApp
Comunidades Oficiais
WhatsApp

Oficina Brasil

NotíciasComunidadeFórum

Oficina Brasil Educa

Treinamentos

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Direto do Fórum
  4. /
  5. Toyota Corolla 2018 não acelera

Toyota Corolla 2018 não acelera

O sedã médio da montadora japonesa, equipado com motor 3ZR-FBE 2.0 16v Flex de 153cv, abastecido com etanol, chegou à oficina com a reclamação de falta de aceleração

Da Redação
13 de novembro de 2022

DIAGNÓSTICO: O reparador, sabendo que o modelo possui acelerador eletrônico, realizou o planejamento dos testes que iria realizar a fim de agilizar o diagnóstico. Finalizada esta importante etapa iniciou seus testes seguindo rigorosamente a sequência dos testes previamente escolhidos. 

Desta forma, iniciou verificando se o componente estava operando, e constatou que ao pisar no acelerador, o TBI não respondia.

Dando prosseguimento, o profissional realizou testes no chicote do corpo de borboleta, na alimentação do módulo, chicote do pedal do acelerador, e fusíveis, e todos indicavam funcionamento normal.

Desconfiado de o defeito estar na ECU, o reparador a encaminhou para um profissional deste seguimento, e enquanto aguardava a análise do módulo, acessou o Fórum Oficina Brasil.

Ao pedir ajuda aos colegas, o reparador fez questão de informar todos os detalhes referente ao caso, tomando cuidado para não esquecer nenhuma informação que poderia ajudá-los a compreender a situação e auxiliá-lo da melhor forma possível.

Em pouco tempo as primeiras dicas e sugestões começaram a surgir. O primeiro colega a deixar sua contribuição afirmou que geralmente quando há falhas no módulo relacionadas a falhas no corpo de borboleta é aconselhado substituir os dois componentes, ou seja, o módulo e o corpo de borboleta.

Um outro colega do fórum, utilizando-se de sua experiência, chamou atenção para a programação do corpo de borboletas via scanner.

O terceiro colega do fórum a contribuir informou que já havia pego uma situação similar na qual o problema era um fusível queimado na caixa de fusíveis.

Já o quarto reparador perguntou detalhes quanto à questão de o corpo de borboletas não abrir, e qual o código de falhas presente no scanner.

O reparador, após ler as dicas e sugestões, informou que comprou um módulo do motor de segunda mão e estava aguardando sua chegada para dar prosseguimento ao diagnóstico.

SOLUÇÃO: o reparador retornou informando que além de instalar outro módulo de controle do motor, observou que tinha terminais abertos no conector da central ao lado do chicote e com isso não fazendo contato com o corpo de borboletas.

Além disso, constatou que a caixa de fusíveis tem uma placa interna integrada por baixo que precisou de reparos.

E finalizou, destacando que o veículo provavelmente passou por sobrecarga, carga errada ou por inversão de polaridade, e que ocorreu em algum reparo anterior a introdução de agulhas muito grossas nos terminais do módulo de controle pela frente e não por trás dos fios.

Agradeceu aos participantes do fórum pelas ajuda e contribuição e finalizou o tópico como resolvido. 

Acessar Manuais Técnicos
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Direto do Fórum
Direto do Fórum
Estouros no coletor do Polo 1.6: mistura rica, problema escondido
Direto do Fórum
Direto do Fórum
Renegade diesel ferve na estrada: até sem válvula termostática
Direto do Fórum
Direto do Fórum
Corsa Classic pós-retífica: motor montado, mas sem força