Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Vídeos
Treinamentos
Jornal
Para indústrias
Quem Somos
EntrarEntrarCadastre-se
Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias
Fórum

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Banner WhatsApp
Comunidades Oficiais
WhatsApp

Oficina Brasil

NotíciasComunidadeFórum

Oficina Brasil Educa

Treinamentos

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Direto do Fórum
  4. /
  5. Scenic 1.6 com luzes de injeção e STOP acesas

Scenic 1.6 com luzes de injeção e STOP acesas

Veja como foi resolvido o problema do modelo da Renault

Da redação
19 de julho de 2019

 

Defeito: Um reparador cadastrado do Fórum relatou que em sua oficina encontrava-se um Scenic, ano 2004, apresentando luz de STOP e luz de injeção acesas constantemente. 

O modelo da Renault, equipado com motor 1.6, ao ser scanneado com equipamento apropriado apresentou falha no circuito do sensor de temperatura. Ao deparar-se com o código o reparador decidiu conversar com seus colegas cadastrados do Fórum de Reparadores. 

Diagnóstico: Ao deparar-se com o código, o reparador decidiu conversar com seus colegas cadastrados do Fórum de Reparadores para verificar se alguém já havia se deparado com algo parecido, aproveitou também para verificar se algum deles possuía o esquema elétrico do sistema de arrefecimento desse veículo. 

Após ler o relato do reparador, um companheiro do Fórum questionou se havia sido verificada a integridade do sensor de temperatura, de seu respectivo conector e do chicote que o alimentava. 

Complementou relatando que o chicote dos veículos da marca em questão são muito frágeis e por isso acabam gerando muitas falhas nos veículos. 

O reparador agradeceu a ajuda e em seguida respondeu que já havia sido verificado o chicote, o plug do sensor e o próprio sensor, encontrando-se tudo em perfeito funcionamento e agora iria testar o módulo do veículo. 

Outro colega de profissão recomendou que o reparador verificasse e acompanhasse as medições de temperatura que eram apresentadas no scanner, para conferir se eram condizentes com as leituras realizadas utilizando-se um componente em perfeito estado. 

Ainda no Fórum, um terceiro reparador cadastrado também recomendou verificar o sensor de temperatura e chicote, e ainda levantou a questão de que o defeito pode ter sido causado por um sensor de modelo inadequado. 

Solução: Após analisar todo o sistema elétrico do veículo, foi através da dica do companheiro de profissão que o reparador chegou à fonte do problema. 

Sem saber como proceder, o reparador decidiu verificar novamente os componentes indicados por seus colegas de Fórum e enquanto analisava o chicote entre o painel e o sensor de temperatura constatou que o problema era causado pelo chicote. Após realizar o reparo do chicote em questão, testou o veículo que não mais apresentou a falha, sendo então liberado ao cliente. 

Enquanto inspecionava os acessórios do veículo, o reparador acabou verificando que a bomba de combustível estava com o fio descascado, e quando encostava na lataria acaba sobrecarregando o relé e queimando-o. 

 

Acessar Manuais Técnicos
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Direto do Fórum
Direto do Fórum
Estouros no coletor do Polo 1.6: mistura rica, problema escondido
Direto do Fórum
Direto do Fórum
Renegade diesel ferve na estrada: até sem válvula termostática
Direto do Fórum
Direto do Fórum
Corsa Classic pós-retífica: motor montado, mas sem força