Notícias
Vídeos

Saveiro 1.8 AP 2007 Flex falhando


Saiba como solucionar o problema da Saveiro

Por: Da Redação - 08 de agosto de 2017

Defeito: O cliente trouxe este carro porque tinha sido reprovado por emissões de gases depois que foi removido o kit GNV. O nível de CO estava em 5,65 e o ideal é entre 0,0 a 0,30, o HC estava marcando 890 ppm e deveria estar entre 0 e no máximo 100.

Foi trocada a sonda lambda e melhorou bastante, o sensor MAP também foi tocado junto com três bicos injetores, velas e cabos, bobina e o sensor de rotação, o sincronismo foi acertado e para completar o serviço, o cabeçote foi retificado porque os guias de válvulas estavam com folgas.

Com tudo isso trocado e ajustado, o carro não ficou bom e na faixa de 2.500 rpm o motor falha.

Diagnóstico: recomendações do Fórum focavam nos itens que envolvem a remoção do kit GNV para conferir todas as ligações e conectores e também o combustível que estava no tanque e aprendizado da injeção (A/F) e não esquecer da bomba de combustível se está com a pressão e vazão adequadas.

Lembrando que esta falha do motor ocorria antes de fazer a remoção do kit GNV.

Outra dúvida que ficou foi sobre o comando de válvulas, pois são diferentes para motores 1.6 e para 1.8

Solução: com tudo feito na parte superior do motor, restou fazer verificações na parte do bloco e o defeito estava na roda fônica que alguém trocou o retentor traseiro e não atentou para o sincronismo no momento da instalação. O motor com rotações mais altas perdia a referência e falhava, após a instalação correta, o problema foi resolvido.