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José Augusto, um membro do fórum, trouxe à discussão um problema recorrente em uma Sprinter 415 2.2 Turbo CDI 2015. A van apresentava o código de falha P0252, indicando um mau funcionamento na saída para a válvula de controle de quantidade, especialmente quando solicitado um aumento de rotação acima de 3000 RPM. A luz de anomalias era ativada e a van ficava limitada a 2800 RPM. Após alguns quilômetros de funcionamento, o defeito se manifestava intermitentemente.
Foram realizados diversos testes, incluindo verificação da bomba de alta pressão, testes nos injetores (que eram novos, mas apresentavam defeitos), checagem do chicote elétrico, medições de tensão e frequência em componentes como M-Prop e DRV, e monitoramento da pressão do rail.
Observou-se que, quando o veículo estava desligado, o controle de pressão do rail era realizado via válvula de pressão, mas após a primeira aceleração, mudava para controle via válvula de volume.
Solução:
Membros do fórum sugeriram uma abordagem integrada para solucionar o problema. Leonardo recomendou testar o sistema como um todo, destacando a possibilidade de sujeira ou defeitos mecânicos na parte hidráulica, bem como defeitos nos injetores. Rodrigo de Souza reforçou a importância de testes adequados, além de sugerir a limpeza do tanque, tubulações, substituição de filtros e verificação de componentes como EGR e sistema DPF.
Após uma extensa análise e testes, José Augusto optou por enviar os injetores para teste e verificação, mesmo sendo novos. O resultado surpreendeu, pois três dos injetores estavam com o dobro do débito de retorno esperado. Após o reparo dos injetores, a van foi montada novamente e submetida a um teste de 60 km, onde o problema pareceu ter sido resolvido.
Esta matéria de manutenção foram obtidas no Fórum Oficina Brasil. Para acessar o material completo e conferir outras dicas e orientações, visite o link diretamente:
https://oficinabrasil.com.br/forum/manutencao-de-veiculo-carro/sprinter-415-2-2-cdi-p0252-18