Direction Conecta
Logo Subs Conecta
Conecta 2025: o grande evento de inovação e tecnologia para reparadores é aqui.
Explosão Conecta
WhatsApp
Jornal Oficina Brasil

Jornal Oficina Brasil é reconhecido como o maior veículo de comunicação com conteúdos técnicos, dicas e fórum de discussão para oficina mecânica.

E-mail de contato: [email protected]

Atalhos

NotíciasComunidade

Outros Assuntos

RotaMarcas na OficinaImagem das Montadoras

Fórum Oficina Brasil

Conheça o FórumAssine o Fórum Oficina Brasil

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
Jornal Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Treinamentos
Para indústrias
Vídeos
Conecta 2025
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias

Fórum

Página InicialTópicos Encerrados

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Comunidades Oficiais
  1. Home
  2. /
  3. Direto do Fórum
  4. /
  5. Resolvendo o desafio do código de falha P0252 e limitação de RPM na Sprinter 415 2.2 Turbo CDI 2015

Resolvendo o desafio do código de falha P0252 e limitação de RPM na Sprinter 415 2.2 Turbo CDI 2015


A Sprinter 415 2.2 Turbo CDI 2015 estava desafiando os reparadores com o código de falha P0252, indicando um mau funcionamento na saída para a válvula de controle de quantidade, e uma limitação de rotação a 2800 RPMs

Lucas Apostolo
15 de outubro de 2024

public/img/noticias/2015_Mercedes-Benz_Sprinter_313_CDi_2.1.jpg-92a5


José Augusto, um membro do fórum, trouxe à discussão um problema recorrente em uma Sprinter 415 2.2 Turbo CDI 2015. A van apresentava o código de falha P0252, indicando um mau funcionamento na saída para a válvula de controle de quantidade, especialmente quando solicitado um aumento de rotação acima de 3000 RPM. A luz de anomalias era ativada e a van ficava limitada a 2800 RPM. Após alguns quilômetros de funcionamento, o defeito se manifestava intermitentemente. 

Foram realizados diversos testes, incluindo verificação da bomba de alta pressão, testes nos injetores (que eram novos, mas apresentavam defeitos), checagem do chicote elétrico, medições de tensão e frequência em componentes como M-Prop e DRV, e monitoramento da pressão do rail. 

Observou-se que, quando o veículo estava desligado, o controle de pressão do rail era realizado via válvula de pressão, mas após a primeira aceleração, mudava para controle via válvula de volume. 


Solução: 

Membros do fórum sugeriram uma abordagem integrada para solucionar o problema. Leonardo recomendou testar o sistema como um todo, destacando a possibilidade de sujeira ou defeitos mecânicos na parte hidráulica, bem como defeitos nos injetores. Rodrigo de Souza reforçou a importância de testes adequados, além de sugerir a limpeza do tanque, tubulações, substituição de filtros e verificação de componentes como EGR e sistema DPF. 

Após uma extensa análise e testes, José Augusto optou por enviar os injetores para teste e verificação, mesmo sendo novos. O resultado surpreendeu, pois três dos injetores estavam com o dobro do débito de retorno esperado. Após o reparo dos injetores, a van foi montada novamente e submetida a um teste de 60 km, onde o problema pareceu ter sido resolvido. 


Esta matéria de manutenção foram obtidas no Fórum Oficina Brasil. Para acessar o material completo e conferir outras dicas e orientações, visite o link diretamente: 

https://oficinabrasil.com.br/forum/manutencao-de-veiculo-carro/sprinter-415-2-2-cdi-p0252-18 

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Direto do Fórum
Direto do Fórum
Chevrolet Onix falha na partida após retífica do motor
Direto do Fórum
Direto do Fórum
Problema de partida na Ford Ranger 3.2 Diesel
Direto do Fórum
Direto do Fórum
Fiat Strada com Código de Falha P1225