Notícias
Vídeos
Fórum
Assine
Murillo Fontana – Administrador do fórum (AdminOB)
Continuando nossa seleção dos tópicos com maior repercussão, o 1° lugar no mês de Julho foi o “Scenic 1.6 16V (2003) não pega”, em que o veículo, após retornar de um reparo no sistema de alarme, não ligava mais. O usuário “Fardin” informou a ligação elétrica do alarme e “Jeronimo50” relatou que a troca e/ou reset do módulo do imobilizador exigem scanner original. O autor do tópico informou que o veículo teve que ser encaminhado para uma concessionária para que fosse feita a troca do módulo da cabine e desbloqueio do imobilizador.
Em 2° lugar foi o tópico “HS 2.5 98 S-10”, uma S10 2.5 1998 apresentou, após a retífica do motor, correia dentada desfiando. Foi efetuada a troca, porém o problema retornou após alguns dias. Os usuários “mecanauto” e “RGALVAO” informaram sobre os dois tipos de polias existentes: com e sem suporte para a correia. Caso seja aplicado o modelo sem suporte, a correia será forçada para fora e ficará desalinhada. Muito cuidado com esta aplicação!
Em 3° lugar, “Gol AT 1.0 8V Luz de óleo acende a 90°C”, em um veículo que após sofrer superaquecimento e ter o cabeçote substituído, apresentou baixa pressão óleo quando o motor aquece. O usuário “Antonio_o_f” informou como possível causa folga nos mancais ou no cabeçote, e o autor do tópico confirmou problema nos tuchos.
O 4° colocado, “Courier zetec rocam 1.6 Arrefecimento”, apresentava superaquecimento e contaminação do óleo com água. Um detalhe importante é que este veículo estava sem a válvula termostática, e o usuário “pauloautocar” reforçou a importância deste componente.
Em 5° lugar, “Gol Power 1.6 07 Flex estouro no coletor”, em que o veículo apresentava falta de potência e “estouros” no coletor de admissão durante as acelerações. O usuário “edsonrmb” informou sobre cabos de vela danificados, o que foi confirmado como solução pelo autor.
Neste mês de Julho, um item que chamou bastante a atenção foi a dificuldade de executar alguns serviços fora da concessionária. Mesmo alguns modelos um pouco mais antigos ainda não permitem que sejam acessados todos os sistemas pelo scanner, aceitando somente o equipamento da montadora. Cuidado com estes tipos de procedimentos, pois caso seja feito de maneira incorreta, pode sair bem caro. Um abraço e até o próximo mês.