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  5. Reparador aponta falha intrigante no Audi A6 2.8 V6 2001

Reparador aponta falha intrigante no Audi A6 2.8 V6 2001

Reparador enfrentou durante dois dias um problema complexo em um modelo Audi A6 2.8 V6

Da Redação
16 de dezembro de 2016

Defeito: Reparador enfrentou durante dois dias um problema complexo em um modelo Audi A6 2.8 V6. Inicialmente com o motor em funcionamento, observou que em um determinado momento, o ponteiro do tacômetro caía, e nesse instante a luz de anomalia do óleo lubrificante se acendia no painel. Ao desligar o motor, e tentar uma nova partida, não entrava mais em funcionamento, mas a luz do EPC não acendia. Somente após uma espera de aproximadamente 2 horas, o motor voltava a pegar, e no painel, o funcionamento da luz do EPC também voltava ao normal.

Porém, após cerca de 10 minutos de funcionamento, o tacógrafo voltava a cair e a luz de aviso do óleo do motor voltava a se acender.

Diagnóstico: Após efetuar muitos testes e se certificar que principais componentes do sistema de injeção estavam em ordem, reparador começou a estudar a arquitetura da rede de comunicação “CAN” que interliga o painel de instrumentos e módulos diversos como ABS, central da injeção, caixa de transmissão, entre outros.

Solução: O problema era causado por umidade no módulo de controle da caixa de câmbio, que fica embaixo do carpete, sob os pés do acompanhante. A presença de água no componente provocava interferência que era transmitida pela CAN, provocando anomalias no funcionamento do motor e do painel de instrumentos.

 

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