Defeito: Reparador enfrentou durante dois dias um problema complexo em um modelo Audi A6 2.8 V6. Inicialmente com o motor em funcionamento, observou que em um determinado momento, o ponteiro do tacômetro caía, e nesse instante a luz de anomalia do óleo lubrificante se acendia no painel. Ao desligar o motor, e tentar uma nova partida, não entrava mais em funcionamento, mas a luz do EPC não acendia. Somente após uma espera de aproximadamente 2 horas, o motor voltava a pegar, e no painel, o funcionamento da luz do EPC também voltava ao normal.
Porém, após cerca de 10 minutos de funcionamento, o tacógrafo voltava a cair e a luz de aviso do óleo do motor voltava a se acender.
Diagnóstico: Após efetuar muitos testes e se certificar que principais componentes do sistema de injeção estavam em ordem, reparador começou a estudar a arquitetura da rede de comunicação “CAN” que interliga o painel de instrumentos e módulos diversos como ABS, central da injeção, caixa de transmissão, entre outros.
Solução: O problema era causado por umidade no módulo de controle da caixa de câmbio, que fica embaixo do carpete, sob os pés do acompanhante. A presença de água no componente provocava interferência que era transmitida pela CAN, provocando anomalias no funcionamento do motor e do painel de instrumentos.