Notícias
Vídeos

Renault Sandero 1.6 8V 2010 com código P0420


Inicialmente foram testados e substituídos os sensores de oxigênio, que solucionaram a anomalia, mas após 45 dias, o inconveniente reapareceu

Por: Da Redação - 26 de janeiro de 2017

Defeito: Veículo ficou alguns meses atormentando a vida do reparador. Chegou na Oficina com a luz de injeção acesa, e ao passar o scanner apresentava o DTC P0420, que indica baixa eficiência do catalisador. Ao apagar a memória, o veículo funcionava normalmente por algum tempo sem, mas depois de alguns dias, a MIL voltava a aceder. 


Diagnóstico:
Inicialmente foram testados e substituídos os sensores de oxigênio, que solucionaram a anomalia, mas após 45 dias, o inconveniente reapareceu. Na sequência, o catalisador foi substituído por um novo do mercado de reposição (nacional), mas da mesma forma, a solução foi apenas temporária, e após 40 dias rodando normalmente, o temido código P0420 voltou a marcar presença na memória do sistema. Por desencargo, reparador substituiu novamente o catalisador, mas desta vez por um genuíno usado, mas após 40 dias, o resultado foi o mesmo. Componentes dos sistemas de injeção e ignição foram cuidadosamente testados, bem como a continuidade nos chicotes, conectores e aterramento. Filtros de ar e combustível eram novos.

Solução: Após muitas trocas de informações no Fórum, e diversos testes e diagnósticos refeitos, observou-se que normalmente a luz da injeção acendia após um abastecimento completo do tanque, e nesta condição, o carro não chegava a falhar, mas perdia força (torque) nas arrancadas, e o consumo piorava. As suspeitas então recaíram sobre o canister, provavelmente saturado ou deteriorado. Após a sua substituição, o problema foi sanado definitivamente.