Direction Conecta
Logo Subs Conecta
Conecta 2025: o grande evento de inovação e tecnologia para reparadores é aqui.
Explosão Conecta
WhatsApp
Jornal Oficina Brasil

Jornal Oficina Brasil é reconhecido como o maior veículo de comunicação com conteúdos técnicos, dicas e fórum de discussão para oficina mecânica.

E-mail de contato: [email protected]

Atalhos

NotíciasComunidade

Outros Assuntos

RotaMarcas na OficinaImagem das Montadoras

Fórum Oficina Brasil

Conheça o FórumAssine o Fórum Oficina Brasil

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
Jornal Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Treinamentos
Para indústrias
Vídeos
Conecta 2025
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias

Fórum

Página InicialTópicos Encerrados

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Comunidades Oficiais
  1. Home
  2. /
  3. Direto do Fórum
  4. /
  5. Renault Master sem força e fumando

Renault Master sem força e fumando


Saiba como foi solucionado o defeito do modelo da Renault

Da redação
03 de março de 2019

Defeito: Este modelo da Renault, equipado com motor 2.5, 16 válvulas, chegou à oficina sem força, fumando e com alto consumo de combustível. Segundo o reparador, o cliente já havia relatado que o consumo estava aumentando, entretanto, o veículo não apresentava perda de potência ou fumaça saindo pelo escapamento. 

Diagnóstico: Ao iniciar o diagnóstico, o reparador logo notou que o motor não ultrapassava os 2800 RPM e ao utilizar o scanner para realizar a leitura, não encontrou nenhum código de falhas. 

Continuando, diagnosticou que a turbina estava com baixa pressão, realizou a troca, mas o problema persistiu. Decidiu então enviar os bicos e a bomba de combustível para um especialista terceiro, que ao passá-los no equipamento diagnosticou-os com baixa vazão e um retorno elevado. 

De volta na oficina, o reparador notou também que estava ocorrendo retorno de pressão pela admissão e questionou se não seria esse o motivo da baixa pressão na turbina. 

Decidiu então recorrer aos seus companheiros de profissão do Fórum, onde um mecânico interagiu bastante com o reparador e levantou algumas possibilidades de diagnósticos, sugeriu que poderia ser má pulverização do diesel, que consequentemente ocorreria uma combustão incompleta do combustível, gerando assim a fumaça no escapamento; Sugeriu também verificar a válvula EGR, mas devido ao ano e modelo do veículo, ele não possuía esse tipo de sistema; Solicitou os valores dos testes dos bicos e por fim recomendou que fosse realizado teste de compressão e de vazão dos cilindros. 

Solução: Seguindo as dicas do colega mecânico, mesmo já havendo efetuado anteriormente, refez os testes de vazão e de compressão dos cilindros, novamente confirmando que tudo se encontrava em perfeitas condições de funcionamento. Aproveitou para remover a tampa de válvulas e realizar uma limpeza nos comandos de válvula. 

Durante a limpeza dos comandos, notou que alguns tuchos de escape se encontravam descarregados, então diagnosticou que a falha era devido a esses tuchos hidráulicos estarem com mau funcionamento. O que ocorria é que em baixas rotações a pressão de óleo era suficiente para encher os tuchos e operar o motor de maneira correta, mas ao subir a rotação do motor, a força mecânica aplicada vencia a pressão do óleo que não conseguia abrir corretamente as válvulas de escape, dessa maneira a exaustão dos gases queimados não era feita de forma eficiente e consequentemente reduzia a pressão na turbina, que por sua vez injetava menos ar na câmara de combustão, enriquecendo assim a mistura ar-combustível, gerando então a fumaça que saía pelo escapamento. 

Após localizar o problema, o reparador realizou a troca dos tuchos, verificou o funcionamento do motor que se encontrava operando normalmente e liberou o veículo para o cliente.  

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Direto do Fórum
Direto do Fórum
Chevrolet Onix falha na partida após retífica do motor
Direto do Fórum
Direto do Fórum
Problema de partida na Ford Ranger 3.2 Diesel
Direto do Fórum
Direto do Fórum
Fiat Strada com Código de Falha P1225