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  5. Ranger com falha na regeneração do DPF

Ranger com falha na regeneração do DPF


Ford Ranger apresentava falhas, problema foi solucionado no nosso Fórum

Da Redação
15 de outubro de 2017

Defeito: Ford Ranger equipada com motor diesel 3.2 acendeu a luz de advertência no painel de instrumentos indicando excesso de fuligem no DPF – Filtro de Material Particulado Diesel. No serviço de regeneração do DPF a temperatura atinge 700º graus mas neste caso não passou dos 200º graus durante o processo de regeneração forçada, com este problema o processo de regeneração não é finalizado corretamente.

Diagnóstico: Durante o processo de regeneração foi observado que a bomba do vaporizador não estava atuando. Fazendo uso do scanner, apareceram alguns códigos de falhas: P2463 – Acúmulo de fuligem excedida, P244C – Temperatura baixa do catalizador banco 1, P246C – Obstrução do filtro DPF.

No manual da Ford Ranger – Controle de emissões do motor- tem informações importantes que são muito úteis para realizar os procedimentos corretos para a regeneração do DPF. Como todos os códigos de falhas indicam problemas no DPF, foi importante seguir as instruções do manual para restabelecer o funcionamento correto do motor.

Neste processo tivemos que tomar alguns cuidados devido ao risco de incêndio devido à elevação da temperatura no sistema de escapamento e objetos como papel, pano ou estopa contaminados com derivados de petróleo, devem ser mantidos bem distantes do veículo.

Como o próprio fabricante recomenda, são dois os procedimentos para a regeneração do DPF, a passiva e a ativa, ambas são realizadas automaticamente sem a intervenção do motorista ou mecânico.

Para que o processo ocorra de forma eficiente, é preciso que o veículo mantenha uma velocidade constante acima de 50Km/h por aproximadamente 20 minutos. A frequência deste procedimento varia em intervalos de 160 Km a 500 Km. Pode ocorrer casos em que o DPF deve ser removido para limpeza em aproximadamente 195.000 Km e isso depende da forma de condução do veículo.

Para quem dirige por distâncias curtas, deixa o motor em marcha lenta por muito tempo, liga e desliga o motor com frequência, tudo isso contribui para diminuir o tempo de vida útil do DPF que poderá exigir a substituição por volta dos 400.000 Km. A regeneração ativa ocorre quando o nível de fuligem aumenta em torno de 50%. É quando a ECU faz pequenos ajustes na injeção de diesel denominada injeção pós-queima que aumenta a temperatura dos gases do escapamento que ao passar pelo DPF, queima tomo o material particulado que estava acumulado. Na regeneração passiva o processo de limpeza do DPF ocorre automaticamente quando a temperatura dos gases de escape atinge cerca de 600 graus. Também é possível realizar a regeneração do DPF com uso de scanner que é conhecida como regeneração forçada com o veículo parado. O sistema de filtro DPF é capaz de reter cerca de 85% da fuligem resultante da combustão do diesel, e sua eficiência é maior nos veículos estradeiros que percorrem longas distancias em velocidades altas mas os veículos de uso urbano sofrem devido à falta de velocidade e dos percursos curtos que não permitem que o módulo realize suas funções completas.

Solução: seguindo as orientações do manual da Ranger, e com a realização de uma nova limpeza do DPF, fazendo o reset dos parâmetros de inicialização do DPF e para deixar a memória zerada, a bateria ficou desconectada por 12 horas.
Depois de fazer um teste de rodagem por 150 Km, foi possível verificar com o uso do scanner que o módulo estava fazendo a limpeza de forma automática a cada ciclo determinado. É importante lembrar que a regeneração do DPF depende da temperatura e do tempo necessário para a queima do material particulado conforme demonstrado no gráfico abaixo.

Deu trabalho, mas o serviço foi bem executado e o cliente ficou satisfeito. Para os próximos carros diesel que chegarem na oficina com este tipo de defeito, será mais fácil resolver porque a lição foi boa e aprendemos direitinho.

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