Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Vídeos
Treinamentos
Jornal
Para indústrias
Quem Somos
EntrarEntrarCadastre-se
Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias
Fórum

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Banner WhatsApp
Comunidades Oficiais
WhatsApp

Oficina Brasil

NotíciasComunidadeFórum

Oficina Brasil Educa

Treinamentos

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Direto do Fórum
  4. /
  5. Peugeot 206 1.6 8V cortando aceleração

Peugeot 206 1.6 8V cortando aceleração

Modelo a gasolina equipado com injeção eletrônica Motronic MP73 não apresentava no scanner nenhuma falha de componente ou de funcionamento

Leonardo David
02 de setembro de 2024

public/img/noticias/Peugeot 206 2002.jpg-29c0


A pressão da bomba de combustível estava normal, mas ao acelerar, o motor não subia de giro de forma correta, e falhava como se houvesse um corte de giro. Após verificar diversos itens sugeridos pelos participantes do Fórum, a marcha lenta estava em ordem e a aceleração era normal até 3.000 rpm, mas a central continuava a cortar a aceleração. Este problema acontecia tanto com o carro parado quanto em movimento. 

Diagnóstico:Além de se certificar de que todos os componentes do sistema de injeção e ignição estavam em ordem, reparador se concentrou nos itens mais prováveis apontados pelos participantes do Fórum, tais como TBI, pressão e vazão na linha de alimentação de combustível, sistema de aceleração (que no caso era por cabo), conexão do TBI, drive de aceleração interna na central, e folgas ou mau contatos na BCM.  

Solução:As principais suspeitas do reparador recaíam sobre a ECU, mas a oficina parceira que havia encaminhado o veículo garantia que o módulo tinha sido testado em outro carro sem apresentar problemas. Não convencido, após alguns dias o reparador conseguiu um segundo módulo compatível para testes, e o motor voltou a acelerar normalmente. A conclusão final foi de que o módulo original estava com a codificação interna corrompida, e bastou copiar a programação da ECU de teste para solucionar definitivamente o problema. 

Acessar Manuais Técnicos
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Direto do Fórum
Direto do Fórum
Estouros no coletor do Polo 1.6: mistura rica, problema escondido
Direto do Fórum
Direto do Fórum
Renegade diesel ferve na estrada: até sem válvula termostática
Direto do Fórum
Direto do Fórum
Corsa Classic pós-retífica: motor montado, mas sem força