Direction Conecta
Logo Subs Conecta
Conecta 2025: o grande evento de inovação e tecnologia para reparadores é aqui.
Explosão Conecta
Jornal Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Treinamentos
Para indústrias
Vídeos
Conecta 2025
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias

Fórum

Página InicialTópicos Encerrados

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Comunidades Oficiais
WhatsApp
Jornal Oficina Brasil

Jornal Oficina Brasil é reconhecido como o maior veículo de comunicação com conteúdos técnicos, dicas e fórum de discussão para oficina mecânica.

E-mail de contato: [email protected]

Atalhos

NotíciasComunidade

Outros Assuntos

RotaMarcas na OficinaImagem das Montadoras

Fórum Oficina Brasil

Conheça o FórumAssine o Fórum Oficina Brasil

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Direto do Fórum
  4. /
  5. Passat 1.8 Turbo 1999 sem comunicação com scanner

Passat 1.8 Turbo 1999 sem comunicação com scanner


Durante um procedimento de manutenção básica na suspensão, a bateria que já estava fraca se descarregou, e ao recarregá-la, veículo pegou, mas não passava de 1.500 rpm.

da redação
19 de outubro de 2016

Defeito: Durante um procedimento de manutenção básica na suspensão, a bateria que já estava fraca se descarregou, e ao recarregá-la, veículo pegou, mas não passava de 1.500 rpm. Reparador sabia que bastava fazer um ajuste básico do corpo de borboleta, mas o problema é que nenhum scanner conseguia estabelecer a comunicação com a ECU.

Diagnóstico: Primeiro passo foi verificar se havia algum problema nos chicotes ou no conector OBD II, mas nada de anormal foi detectado. A segunda tentativa era conseguir fazer o ajuste básico do corpo de borboleta sem o scanner, mas esta possiblidade foi descartada. Restou trocar informações no Fórum, para tentar obter um esquema elétrico que pudesse auxiliar o mapeamento dos sinais básicos. Um experiente participante conseguiu repassar orientações importantes, e entre elas identificar pelas letras do motor, “AEB”, que se tratava de um modelo fabricado na Alemanha, o B5, que apresentava algumas particularidades na arquitetura eletrônica e na rede de comunicação entre a ECU e o imobilizador. 

Solução: A descrição precisa e detalhada ajudou o reparador a identificar o pino 19 no conector de 80 pinos da ECU como sendo o fio que conduzia o sinal de comunicação com o scanner. Feita a ligação direta do pino 19 ao equipamento, a comunicação se estabeleceu de imediato, e o procedimento foi concluído com sucesso.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Direto do Fórum
Direto do Fórum
Jetta entra em funcionamento e depois desliga - erro presente de imobilizador
Direto do Fórum
Direto do Fórum
Problema de partida na Ford Ranger 3.2 Diesel
Direto do Fórum
Direto do Fórum
Chevrolet Onix falha na partida após retífica do motor