Jornal Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Treinamentos
Vídeos
Jornal
Para indústrias
EntrarEntrarCadastre-se
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias

Fórum

Página InicialTópicos Encerrados

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Comunidades Oficiais
WhatsApp
Jornal Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

E-mail de contato: [email protected]

Atalhos

NotíciasComunidade

Outros Assuntos

Oficina Brasil EducaMarcas na OficinaImagem das Montadoras

Fórum Oficina Brasil

Conheça o FórumAssine o Fórum Oficina Brasil

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Direto do Fórum
  4. /
  5. Passat 1.8 Turbo 1999 sem comunicação com scanner

Passat 1.8 Turbo 1999 sem comunicação com scanner

Durante um procedimento de manutenção básica na suspensão, a bateria que já estava fraca se descarregou, e ao recarregá-la, veículo pegou, mas não passava de 1.500 rpm.

da redação
19 de outubro de 2016

Defeito: Durante um procedimento de manutenção básica na suspensão, a bateria que já estava fraca se descarregou, e ao recarregá-la, veículo pegou, mas não passava de 1.500 rpm. Reparador sabia que bastava fazer um ajuste básico do corpo de borboleta, mas o problema é que nenhum scanner conseguia estabelecer a comunicação com a ECU.

Diagnóstico: Primeiro passo foi verificar se havia algum problema nos chicotes ou no conector OBD II, mas nada de anormal foi detectado. A segunda tentativa era conseguir fazer o ajuste básico do corpo de borboleta sem o scanner, mas esta possiblidade foi descartada. Restou trocar informações no Fórum, para tentar obter um esquema elétrico que pudesse auxiliar o mapeamento dos sinais básicos. Um experiente participante conseguiu repassar orientações importantes, e entre elas identificar pelas letras do motor, “AEB”, que se tratava de um modelo fabricado na Alemanha, o B5, que apresentava algumas particularidades na arquitetura eletrônica e na rede de comunicação entre a ECU e o imobilizador. 

Solução: A descrição precisa e detalhada ajudou o reparador a identificar o pino 19 no conector de 80 pinos da ECU como sendo o fio que conduzia o sinal de comunicação com o scanner. Feita a ligação direta do pino 19 ao equipamento, a comunicação se estabeleceu de imediato, e o procedimento foi concluído com sucesso.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Direto do Fórum
Direto do Fórum
Estouros no coletor do Polo 1.6: mistura rica, problema escondido
Direto do Fórum
Direto do Fórum
Renegade diesel ferve na estrada: até sem válvula termostática
Direto do Fórum
Direto do Fórum
Corsa Classic pós-retífica: motor montado, mas sem força