Direction Conecta
Logo Subs Conecta
Conecta 2025: o grande evento de inovação e tecnologia para reparadores é aqui.
Explosão Conecta
WhatsApp
Jornal Oficina Brasil

Jornal Oficina Brasil é reconhecido como o maior veículo de comunicação com conteúdos técnicos, dicas e fórum de discussão para oficina mecânica.

E-mail de contato: [email protected]

Atalhos

NotíciasComunidade

Outros Assuntos

RotaMarcas na OficinaImagem das Montadoras

Fórum Oficina Brasil

Conheça o FórumAssine o Fórum Oficina Brasil

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
Jornal Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Treinamentos
Para indústrias
Vídeos
Conecta 2025
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias

Fórum

Página InicialTópicos Encerrados

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Comunidades Oficiais
  1. Home
  2. /
  3. Direto do Fórum
  4. /
  5. Parati 1.8 MI com sonda lambda nova apresentando mistura pobre

Parati 1.8 MI com sonda lambda nova apresentando mistura pobre


O wagon da montadora alemã, equipado com motor AP 1.8 de 98cv, quando abastecido com gasolina, apresentou motor fraco e marcha lenta irregular.

Da redação
10 de julho de 2023

DIAGNÓSTICO

O veículo chegou à oficina com motor com baixo desempenho, marcha lenta irregular e cheiro forte de catalisador.

De primeiro reparador momento foi analisado o comportamento da sonda lambda e foi visto que a mesma oscilava entre 150 e 290 milivolts. Foi instalada uma sonda lambda Bosch nova a título de teste e o defeito continuou o mesmo, mas dessa vez o valor de oscilação foi de 120 e 450 milivolts, com leitura feita diretamente nos fios de sinal da sonda através do multímetro.

Foi realizada também a medição de pressão da bomba de combustível acima de 3.1 bar, a resistência de bobina estava dentro da tolerância, apresentando uma centelha forte com coloração azul para alaranjada, indicando boa saúde do item em questão.

Os bicos injetores foram limpos e equalizados, e teve o regulador de pressão trocado.

Partindo para o distribuidor, o mesmo foi 100% revisado estando em perfeitas condições. Sem mais saída para o problema, o reparador optou por procurar a ajuda dos amigos do Fórum OB.

O primeiro a deixar a sua contribuição informou que este sistema de injeção eletrônica dos motores AP MI apresenta com frequência defeito no sensor MAP, o que faz com que o sistema trabalhe com excesso de combustível e acaba carbonizando velas de ignição,  consequentemente faz com que a sonda trabalhe em um range de tensão errado. 

O segundo colega reparador indicou a verificação do ponto de ignição, atuando sob o distribuidor. Indicou deixar entre 9° e 12° graus A.P.M.S.

O terceiro colega indicou desconectar uma tomada de vácuo próximo ao corpo borboleta. Depois, para ele analisar se a tensão da sonda lambda , e verificasse o sincronismo da correia dentada.

O quarto colega informou com base na sua experiência que o sistema MI não funciona muito bem com sonda Bosch. Indicou utilização de sonda NTK/NGK. Orientou conferir o chicote em questão a possíveis curtos-circuitos ou alguma deficiência de aterramento. O quinto colega orientou analisar se o catalisador estava íntegro, pois caso estiver sem miolo a passagem dos gases pode ser mais rápida (maior vazão) e isso afetar a leitura pela sonda.

SOLUÇÃO

De primeiro momento e seguindo as dicas do Fórum, o reparador foi realizar o teste do sinal de resposta do sensor MAP e a tensão estava dentro do especificado: Com motor quente em marcha lenta, variava entre 1V e 1,5V e nas acelerações chegava até 3v. Foi feito também um reforço no aterramento da sonda com fio vindo do negativo da bateria diretamente ao negativo do conector da sonda e mesmo assim o problema persistiu. Verificou também com apoio do manômetro a compressão dos cilindros e os 4 apresentaram valores entre 120 psi a 135 psi. 

Foi colocada uma bobina nova somente a título de teste e não houve nenhuma mudança. Instalada outra sonda lambda e o problema persistia e os valores continuavam entre 230 e 420 milivolts. Após muita investigação descobriu-se que o problema de leitura feita pela sonda lambda tinha origem em uma emenda de chicote da sonda.

O veículo possuía instalação de um coletor de escape dimensionado e dessa forma o alojamento da sonda não estava mais em sua posição original, o que obrigou ao aplicador do coletor alongar o chicote da sonda. 

Como a emenda antiga não estava eficiente, todo o prolongamento do chicote foi refeito, estanhando as emendas e devidamente isolando-as com termorretrátil, além de passada manta de alta temperatura para proteção do calor do escape
Após as intervenções mecânicas, o veículo apresentou perfeito funcionamento.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Direto do Fórum
Direto do Fórum
Chevrolet Onix falha na partida após retífica do motor
Direto do Fórum
Direto do Fórum
Problema de partida na Ford Ranger 3.2 Diesel
Direto do Fórum
Direto do Fórum
Fiat Strada com Código de Falha P1225