Notícias
Vídeos

Novo Prisma 1.4 falha ao atingir 80 km/h


Veículo tinha 53.000 km rodados, e ao atingir 80km/h, luz da injeção começava a piscar e depois ficava acesa direto.

Por: da redação - 19 de outubro de 2016

Defeito: Veículo tinha 53.000 km rodados, e ao atingir 80km/h, luz da injeção começava a piscar e depois ficava acesa direto. Nestas condições, o motor perdia potência e falhava, como se tivesse trabalhando com apenas 3 cilindros. Scanner acusava falha P 0300-000, falha de ignição, mas todos os componentes envolvidos estavam em ordem. Ponto da correia, aprendizado da roda fônica e sensor de fase também foram conferidos, mas a falha persistia.

Diagnóstico: Este caso gerou uma intensa troca de informações no Fórum, e cada possibilidade levantada foi conferida pelo reparador, entre elas, sincronismo do motor, verificar se os ressaltos não viraram sobre o eixo comando, carga das molas de válvulas, carga da bateria, tensão e corrente geradas pelo alternador, aplicação correta e estado dos componentes de ignição e injeção, eficiência do scanner utilizado no diagnóstico e aprendizado, roda fônica empenada ou com dentes quebrados, chaveta da engrenagem com folga. Foram dias dedicados ao diagnóstico, mas nada conclusivo.

 Solução: Conversando com o cliente, havia um incidente de redução brusca da 5ª para a 2ª marcha em alta velocidade. Baseado nesta informação, e considerando que praticamente todos os componentes e ajustes estavam em ordem, reparador focou novamente sua atenção nos relatos de casos similares, em que o problema estava no comando de válvulas que tem os ressaltos (cames) montados por interferência, portanto poderiam ter rodado no eixo comando. Com uma peça nova, o problema foi finalmente solucionado, e a constatação de que a rotação do came sobre o eixo foi mínima, mas aconteceu.