Notícias
Vídeos

Melhores do Fórum - Setembro de 2014


O Fórum do Jornal Oficina Brasil se consagra entre os reparadores como o maior sistema de troca de informações entre os profissionais do país

Por: Da Redação - 17 de setembro de 2014

São mais de 100 mil profissionais cadastrados debatendo, dando dicas e sugestões para resolver os problemas mais complicados. Participe você também! Para isso, basta cadastrar-se em nosso site www.oficinabrasil.com.br 

Ford FusionFord Fusion estava com falha no funcionamento do eletroventilador

O reparador Marisson Henrique Maia compartilhou em nosso fórum uma falha para a qual encontrou a solução

Veículo: Ford Fusion 2.3 16V
Defeito: eletroventilador acionava em baixa temperatura e luz de avaria acionava no painel
Diagnóstico: A principal reclamação do cliente era que, ao dar partida no motor pelas manhãs, o carro depois de certo tempo acendia a luz de injeção. Em minha oficina, testei o veículo durante o dia, mas não ocorria o defeito que o cliente reclamava. Deixei-o então para o dia seguinte para testá-lo de manhã e, quando o fiz, o defeito relatado se confirmava. Verifiquei ainda que aos 22°C o eletroventilador era acionado e, quando o motor chegava aos 45°C, a luz de avaria acendia. Quando desliguei o carro e o religuei pouco tempo depois, o defeito não acontecia mais. Entrei em contato com o cliente para perguntar se isso também ocorria com ele, e isso foi confirmado.
Solução: Ao colocar o scanner para detectar a causa da falha, este apontou defeito no sensor de temperatura do cabeçote. Ao removê-lo, verifiquei que ele estava quebrado. Substituindo-o o defeito acabou.

GM ZafiraGM Zafira Flex falhava quando abastecida com gasolina

O reparador Miros publicou em nosso Fórum sobre esse defeito e, com a ajuda de outros profissionais, encontrou a solução para a falha

Veículo: GM Zafira 2.0 8V Flex 2008
Defeito: Quando abastecido com gasolina, motor falha
Diagnóstico: O cliente trouxe o veículo com o motor falhando reclamando que, toda vez que põe gasolina, este problema ocorre. Substitui as velas, cabos e fiz limpeza dos bicos injetores e melhorou bastante. Deixei a gasolina esgotar no tanque e fiz um novo teste com o carro monitorando-o pelo scanner, porém depois de pouco tempo que o veículo ficou na marcha lenta, ele começou a falhar novamente e a leitura da sonda começou a apontar que o veículo estava com o tanque com etanol, apenas. Substituí a sonda lambda e fiz o reset dos parâmetros e o veículo voltou ao normal. No entanto, uma semana depois o cliente voltou reclamando o mesmo problema.
Solução: Após uma dica recebida no fórum, conferi as condições da bateria e ela estava avariada. O que ocorria é que ela estava descarregando muito rapidamente e ficando com voltagem apenas suficiente para a partida e acabava desprogramando a UCE. Ao substituí-la o defeito foi solucionado. 

Gol G3VW Gol apresentava defeito de difícil detecção

O reparador Misael Aquino Fumaco conseguir resolver o problema no veículo com a ajuda de outros profissionais do Fórum

Veículo: VW Gol GIII 2000 1.0 16V
Defeito: ao dar partida com o motor em temperatura normal de funcionamento, a rotação caía até desligar. Isso só não acontecia se ficássemos acelerando o motor até a rotação estabilizar
Diagnóstico: revisei o sincronismo, avanço da ignição, o sensor de temperatura e a sonda lambda, mas tudo estava tudo ok. Conferi no scanner se havia alguma falha registrada, mas não existia nenhuma presente e nenhuma passada.
Solução: graças a uma dica recebida no Fórum, testei o corpo de borboleta e detectei que este estava em curto. Substituindo a peça, o problema foi resolvido.

HoggarPeugeot Hoggar acelerava sozinho

O reparador Tiago Lazzarotto estava com este problema em sua oficina, mas conseguiu solucioná-lo com a colaboração de outros parceiros de profissão do Fórum

Veículo: Peugeot Hoggar 2011
Defeito: motor acelerava durante as trocas de marcha
Diagnóstico: O cliente trouxe o veículo para minha oficina reclamando que, ao trocar de marcha, a rotação demorava muito para baixar e, em algumas oportunidades, acelerava ainda mais. Dessa forma, iniciei o diagnóstico pelo acelerador eletrônico, verificando sua abertura e fechamento, mas estava ok. Realizei também uma readaptação do corpo de borboleta eletrônico e limpeza do mesmo, mas o problema continuava.
Solução: através de uma dica recebida no fórum, conferi um sensor que fica localizado no pedal de embreagem e detectei que este estava muito afastado de sua posição de origem. Em veículos com acelerador eletrônico, esse sensor ajuda no monitoramento da aceleração. Ao reposicioná-lo, o defeito deixou de ocorrer.

Toyota CorollaMotor do Toyota Corolla não acelerava

O reparador Fabio Junior teve dificuldades para solucionar este caso, mas após a ajuda de outros reparadores do fórum, encontrou a solução

Veículo: Toyota Corolla 2009
Defeito: não acelerava
Diagnóstico: Chegou na minha oficina um Corolla 1.8 flex 2009, com o seguinte defeito: ele não respondia aceleração. Ao verificar o sistema com scanner, este apontava falha no corpo de borboleta. Fiz os testes de continuidade, de resis-tência do corpo e de alimentação, mas estava tudo esta ok. Os sinais de retorno do corpo para o módulo também. Quando ligava o carro, o motor ficava em 1500rpm e acendia a luz de injeção. 
Solução: Após uma dica certeira que recebi no Fórum, fui informado de que havia uma caixa de fusíveis exclusiva para o TBI. Ao abri-la, notei que havia alguns fusíveis não originais que não se ajustavam bem a seu conector. Após substituí-los por outros indicados pela montadora, dei partida no motor e refiz os testes. Dessa maneira, me certifiquei que o defeito havia sido solucionado.

BMW X5Motor da BMW X5 pega e logo em seguida desliga

O reparador Gabriel Albani esteve com problemas neste importado alemão e conseguiu ajuda em nosso fórum

Veículo: BMW X5 2002 V8
Defeito: Motor apresentava dificuldade de partida e funcionamento irregular
Diagnóstico: O cliente trouxe o veículo (no guincho) à minha oficina reclamando que, após desligá-lo na noite anterior, o motor não quis mais pegar. Iniciei o diagnóstico para a causa da falha e, a primeira coisa que encontramos foi a bateria fraca, provavelmente devido à insistência do proprietário em tentar dar partida no motor. Na insistência de tentar fazer o motor funcionar na oficina, a bateria chegou a descarregar por completo, porém notei que, ao contrário do que o cliente havia me informado, o motor chegava a pegar, porém por poucos instantes, fato esse que me certificou que o problema principal não era a bateria fraca. Deixei então a bateria na carga lenta durante a noite e, no dia seguinte, tentei funcionar o motor, mas ele continuava do mesmo jeito e no painel surgiu a mensagem ENGINE FAILSAFE PROG.
Solução: como meu scanner não conseguiu a leitura do sistema de injeção do automóvel, decidi dar uma olhada geral para ver se achava algo, foi aí que descobri que o chicote da sonda lambda estava encostando no escapamento e, com certeza, a luz de injeção acendeu no painel, mas o cliente não deu a devida atenção e rodou até que o escapamento derretesse o chicote e causasse um curto circuito, queimando a ECU. O defeito só foi solucionado quando refizemos o chicote e substituímos a central eletrônica, gerando um custo muito elevado de reparo.

Fiat TipoFiat Tipo apresentava falhas quando estava em altas acelerações

O reparador Alan conseguiu solucionar o problema de um veículo com a ajuda de outros colaboradores do Fórum

Veículo: Fiat Tipo 1.6 1995
Defeito: O motor falhava quando estava em rotações altas
Diagnóstico: Com a falha que o cliente relatou, conectei o scanner ao sistema para buscar possíveis códigos de falhas e este apontou avaria na sonda lambda. Testei a mesma, mas esta estava com funcionamento normal. Apaguei a memória de falha do sistema, porém quando ligava o motor, o defeito voltava a ocorrer. Conferi então as condições da fiação do circuito e este também estava em bom estado. Troquei também o filtro de combustível e testei a bomba, me certificando de que ela estava em boas condições, mas com todos esses procedimentos, o defeito continuava.
Solução: através da orientação de outros reparadores do fórum, conferi o funcionamento do sensor TPS e constatei que ele estava danificado. Ao substituí-lo, o defeito foi resolvido.