Jornal Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Treinamentos
Vídeos
Jornal
Para indústrias
EntrarEntrarCadastre-se
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias

Fórum

Página InicialTópicos Encerrados

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Comunidades Oficiais
WhatsApp
Jornal Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

E-mail de contato: [email protected]

Atalhos

NotíciasComunidade

Outros Assuntos

Oficina Brasil EducaMarcas na OficinaImagem das Montadoras

Fórum Oficina Brasil

Conheça o FórumAssine o Fórum Oficina Brasil

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Direto do Fórum
  4. /
  5. Melhores do Fórum Outubro 2013

Melhores do Fórum Outubro 2013

Motor do Fiat Palio MPi não dava partida

Da Redação
17 de outubro de 2013

Motor do Fiat Palio MPi não dava partida
O reparador Ramos, da Ramos Auto Elétrica, postou a seguinte falha que presenciou em sua oficina e encontrou a solução através do nosso fórum:

Veículo: Fiat Palio 97 MPI 

Defeito: Não dava partida

Diagnóstico: o veículo chegou a minha oficina rebocado onde a luz de injeção e do Code permaneciam acesas. Conferindo o sistema de injeção percebi que não chegava positivo na bobina e também não chegava centelha e nem pulso aos bicos injetores. Substituí então o relé do módulo, revisei os chicotes, substituí a central, removido todo o sistema GNV, conferidos os fusíveis, mas o defeito persistia.

Solução: Substituindo o maxi fusível ao lado da bateria o defeito foi solucionado.

 
Volkswagen Fox 2010 também não dava partida
O reparador Dario Alves conseguiu encontrar a solução em nosso fórum:

Veículo: Volkswagen Fox 2010

Defeito: Motor não pegava

Diagnóstico: Primeiramente, conferi se a bomba de combustível acionava, e esta apresentava funcionamento normal. Em seguida conferi o sincronismo da correia, e esta também estava ok. Notei que não chegava centelha nas bobinas, mas havia alimentação destas. Coloquei uma nova para testar, mas o defeito persistiu. Nos bicos chegavam dois pulsos positivos no momento da partida normalmente, e decidi testar outro sensor de rotação, mas o defeito persistiu. O mesmo ocorreu com o sensor de fase quando o substituímos. Conferi ainda se haviam fusíveis danificados e chicotes falhos, mas nada constava que justificasse a falha.

Solução: Com o auxílio de um scanner, decidi conferir como estava o ajuste da ECU para leitura do combustível do tanque. Conforme estava abastecido, ajustei a referência para gasolina e efetuei uma nova partida, o defeito foi solucionado.

Volkswagen Parati 1.0 16V 
O reparador Leandro Silva publicou em nosso fórum a seguinte falha que o referido veículo apresentava e também encontrou a solução: 

Veículo: Volkswagen Parati 2002 1.0 16V

Defeito: Motor morre de repente

Diagnóstico: O veículo chegou à minha oficina proveniente de outra apresentando esta falha, lá efetuaram a troca das bobinas, cabos e velas, porém não solucionaram a falha. A reclamação era que o motor parava de funcionar de repente, fosse parado ou em movimento. Ao analisar o sistema com scanner, constaram defeitos em todos os injetores do motor e na válvula do cânister. Deduzi então que o defeito deveria ser falta de alimentação positiva, mas testei o relé, o chicote, a bateria e o alternador, e todos estavam ok.

Solução: O defeito estava na bobina que estava rachada e nos cabos de vela deteriorados. Ao substituir estes que eram paralelos por outros novos e originais, o defeito cessou.

Ford Focus apresentava corte de aceleração
O reparador Rubens postou em nosso fórum a seguinte falha que presenciou em sua oficina:

Veículo: Ford Focus 1.6 8V 2005/2006 gasolina

Defeito: Corte de aceleração

Diagnóstico: Ao acelerar o veículo, ele começava a perder pressão na linha de combustível até chegar a zero, onde a aceleração era cortada. No momento do defeito havia negativo no módulo e também o positivo 12V. Quando tentávamos novas partidas, a pressão voltava ao normal, só caindo quando acelerávamos. Testei ainda bicos injetores, flauta, regulador de pressão e módulo, mas o defeito persistia.

Solução: Substituí o copo da bomba, pois este secava, mas o defeito persistia. Decidi então trocar a bomba de pressão utilizando a do Focus 2.0 16V que possui regulador de pressão na própria bomba. Ao efetuar este reparo, o defeito foi solucionado.

Fiat Siena Tetrafuel apresentava falhas quando rodava no GNV
O reparador Antonio compartilhou em nosso fórum sobre a seguinte falha que presenciou em sua oficina e, com a ajuda de outros reparadores, encontrou a solução para seu trabalhoso caso. Confira:

Veículo: Fiat Siena 2007 1.4 Tetrafuel

Defeito: Motor falhava no GNV

Diagnóstico: O motor do veículo apresentava falhas quando estava funcionando no GNV. O cliente me relatou que havia passado já em várias oficinas para solucionar o caso, inclusive em concessionárias Fiat, mas o defeito persistia até então. Analisei o sistema com scanner, mas não constavam falhas. Decidi medir a compressão nos cilindros, examinei velas e cabos e tudo estava ok. Testei também as válvulas injetoras do GNV em um equipamento de teste de bicos e detectei que todos pulsavam normalmente. 

Solução: Como a flauta do GNV é blindada, não pude medir a equalização do sistema, assim, resolvi remover uma por uma todas as mangueiras que ligavam as válvulas de GNV ao coletor, assim detectei que um dos injetores estava entupido. Substituindo a válvula o defeito foi solucionado.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Direto do Fórum
Direto do Fórum
Estouros no coletor do Polo 1.6: mistura rica, problema escondido
Direto do Fórum
Direto do Fórum
Renegade diesel ferve na estrada: até sem válvula termostática
Direto do Fórum
Direto do Fórum
Corsa Classic pós-retífica: motor montado, mas sem força