Jornal Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Treinamentos
Vídeos
Jornal
Para indústrias
EntrarEntrarCadastre-se
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias

Fórum

Página InicialTópicos Encerrados

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Comunidades Oficiais
WhatsApp
Jornal Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

E-mail de contato: [email protected]

Atalhos

NotíciasComunidade

Outros Assuntos

Oficina Brasil EducaMarcas na OficinaImagem das Montadoras

Fórum Oficina Brasil

Conheça o FórumAssine o Fórum Oficina Brasil

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Direto do Fórum
  4. /
  5. Melhores do Fórum - Março de 2015

Melhores do Fórum - Março de 2015

O Fórum do Jornal Oficina Brasil se consagra entre os reparadores como o maior sistema de troca de informações entre os profissionais do país! São mais de 100 mil profissionais cadastrados debatendo, dando dicas e sugestões para resolver os problemas mais complicados. Participe você também! Confira abaixo os casos que mais se destacaram nesse mês de março:

Da Redação
13 de março de 2015

Ford Ecosport 2005 com motor 1.0 apresenta problema, mas solução é fácil

Veículo: Ecoesport 2005

Defeito: por algumas vezes, uma Ecoesport 2005 motor Zetec Rocam 2005 1.0 Supercharger chegou com defeito em minha oficina. Os cilindros 2 e 3 falhavam, mas possuíam centelha normal.

Diagnóstico: foi substituída novamente a bobina para teste, a vazão dos bicos injetores está equalizado e todos estão com a vazão igual, e a pressão de bomba de combustível está com a vazão normal.

Solução: no comando de válvulas, vai presa uma chapinha que informa a posição do comando pra ECU. Essa chapinha estava fora de posição, por conta de uma troca do comando de válvulas por um não especificado.

O defeito foi resolvido com a troca por um original.

Ford Fiesta 2007 Flex 1.0 aquece muito na estrada 

Veículo: Fiesta 2007

Defeito: o proprietário de um Fiestareclamou que seu carro estava aquecendo bastante quando andando em rodovia. 

Mesmo com o motor totalmente frio, ao andar uns três quilômetros, a temperatura chegava a 120 graus facilmente. O curioso é que, com o carro parado, não passava de 105 graus. A ventoinha chegava a ligar e a temperatura rapidamente baixava para 98 graus. Porém, ao transitar em pista sem tráfego, onde a troca de calor é melhor, o motor superaquecia.

Diagnóstico: foram realizados testes no sensor de temperatura da água e na válvula termostática, e tudo estava ok. No meio do processo, surgiu uma dúvida: onde o negativo que vem da central para válvula é pulsado ou tem o seu aterramento direto quando a água chega a 100 graus? O positivo que vem para a válvula estava ok. O reparador constatou que, quando o veículo estava parado em marcha lenta, a mangueira que saía da válvula se aquecia normalmente e, quando trafegado em rodovia, ela ficava gelada como se fosse válvula com defeito. Uma foi até substituída para teste, mas sem sucesso. 

Solução: consultado o Fórum, um reparador colocou que o defeito poderia ser o radiador do ar quente parcialmente obstruído, e sugeriu colocar uma mangueira direta isolando as mangueiras do radiador de dentro, se a temperatura se mantivesse na estrada, fazendo o mesmo percurso, estabilizada entre 97 e 98 graus durante o teste.

O problema não ocorreu mais; portanto, a solução definitiva foi substituir o radiador.

Luz de injeção eletrônica acende e não apaga mais no Fiat Siena 2011

Veículo: Siena 2011

Defeito: um Siena Fire 1.0 8 v encostou na oficina para reparar a luz de injeção que acendeu e não apagou mais.

Diagnóstico: ao passar no scanner, ele acusou que, ao substituir o aquecedor da sonda 2, surgiu outra anomalia: o sensor de temperatura do ar marcava 31 graus em modo contínuo. A falha do aquecedor da sonda voltou novamente e de forma intermitente. Foi testada a continuidade dos fios e todos estavam ok. Ao se testar o sinal de referência do sensor de temperatura, ele também estava ok e, neste momento, a luz de ie começou a piscar. Ficando sem opção, o reparador pediu a ajuda dos colegas do Fórum para resolver o problema.

Solução: foi identificada que a questão estava na central, que mandava 2 v de tensão de aquecimento.

Volkswagen Tiguan 2.0 16Vfalha ao dar partida 

Veículo: Tiguan

Defeito: Tiguan com 32.000 km não pegava. O mais intrigante é que, no sistema de ignição, havia pulso na bobina e centelha nas velas de ignição. Foi verificado o sistema de alimentação: havia pressão e vazão de combustível e os bicos pulsavam.

Diagnóstico: ao dar a partida, o reparador não percebeu nenhuma alteração e, após constatar que os sistemas de ignição e alimentação de combustível estavam ok, partiu para verificar se haveria algum problema no software da ECU, e nada. Com isso resolveu consultar o nosso Fórum e teve uma surpresa.

Solução: apesar do veículo estar com a quilometragem recomendada para que o reparador verificasse a vazão e compressão dos cilindros, aí estava o problema: o motor estava sem compressão, algo causado pelo fato do esticador da correia dentada quebrar. Com o sincronismo da correia fora, as válvulas empenaram. O motor foi retificado, as válvulas foram trocadas por novas, e o motor voltou a funcionar normalmente.

Inúmeras falhas prejudicam o funcionamento do Peugeot 206 2002

Veículos: Peugeot 206 2002

Defeito: O veículo chegou à oficina com várias falhas.

Diagnóstico: foram substituídas as velas por bobina nova, pois foi verificado que o desgaste das mesmas era grande. Estavam quebrados o encaixe e os pinos do sensor de rotação estavam envergados, e foi colocado um novo. 

Somente dois cilindros funcionavam; um deles voltou a funcionar normalmente, dando tiro pelo coletor de escape. Ao passar o equipamento de diagnóstico scanner, apareceu a falha P0105 no circuito do MAP. 

O sincronismo da correia dentada e o sensor MAP foram verificados e estavam ok. Foi colocado outro MAP, mas o defeito continuou. O reparador desconfiava que o problema estivesse na ECU. Foi verificado que a ECU estava sem sua tampa. Dois bicos foram substituídos, pois o veículo tinha dois bicos de Peugeot e dois de outros veículos. Os bicos de Peugeot são os de dois furos, e os outros dois tinham três e quatro furos.

Solução: ao se regular as válvulas, em que as folgas, segundo os reparadores, estão entre 0,05 a 0,12 mm de admissão e escape de 0,15 a 0,22 mm, havia uma válvula de escape presa. Anteriormente, havia sido trocados as velas e o sensor de rotação.

VW Golf de 1995 estava com interruptor de óleo errado 

Veículo: Golf 1995

Defeito: ao entrar um Golf 95 na oficina, o cliente relatou que, ao colocar o motor em 3.000 RPM, a luz de advertência de pressão do óleo do motor se acendia constantemente. O cliente também relatou que o interruptor que indica falha no sistema e a bomba de óleo foram substituídos. O mais estranho era que, ao retirar o soquete de ligação do interruptor, a luz no painel continua acesa.

Diagnóstico: foi verificada a pressão da bomba de óleo do motor, que estava ok, e a continuidade do chicote, que não apresentou interferência com o massa. O painel de instrumentos também estava ok.

Solução: ao consultar e pedir ajuda no Fórum, o reparador encontrou a solução – o interruptor de óleo (cebolinha), que vai no suporte do filtro, estava errado.

Ele possui um código que pertence a este veículo. Se colocarmos outro, não funciona porque o código não é o correto. Os demais se encaixam, mas não dão certo. Ele foi orientado por outro reparador a encontrar o interruptor que pertence ao do Passat alemão. Substituído pelo correto, o problema foi solucionado.

 

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Direto do Fórum
Direto do Fórum
Estouros no coletor do Polo 1.6: mistura rica, problema escondido
Direto do Fórum
Direto do Fórum
Renegade diesel ferve na estrada: até sem válvula termostática
Direto do Fórum
Direto do Fórum
Corsa Classic pós-retífica: motor montado, mas sem força