Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Vídeos
Treinamentos
Jornal
Para indústrias
Quem Somos
EntrarEntrarCadastre-se
Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias
Fórum

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Banner WhatsApp
Comunidades Oficiais
WhatsApp

Oficina Brasil

NotíciasComunidadeFórum

Oficina Brasil Educa

Treinamentos

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Direto do Fórum
  4. /
  5. Melhores do Fórum – Março de 2014

Melhores do Fórum – Março de 2014

O Fórum do Jornal Oficina Brasil se consagra entre os reparadores como o maior sistema de troca de informações entre os profissionais do país! São mais de 100 mil profissionais cadastrados debatendo, dando dicas e sugestões para resolver os problemas mais complicados. Participe você também!Confira abaixo os casos que mais se destacaram nesse mês de maio:

Da Redação
12 de março de 2014

Renault Megane apresentava falha na aceleração

O reparador Marco Garcia esteve com um problema neste veículo e, com a ajuda de nosso fórum, encontrou a solução.

Veículo: Renault Megane 2009 com sistema de injeção S3000

Defeito: Falha na aceleração com motor frio

Diagnóstico: O cliente trouxe o veículo à minha oficina com esta reclamação e acrescentou que, quando tentava acelerá-lo, o motor não sobe rotação e aparentemente afoga. O defeito só desaparece quando o mesmo aquece à temperatura de trabalho. Decidi utilizar um scanner para conferir se havia alguma falha registrada no sistema do veículo, e este apontou códigos DF154 referente ao sensor MAP e DF089 referente ao circuito do sensor de pressão do coletor de admissão. Dessa forma, testei o sensor MAP com multímetro e osciloscópio, mas este estava ok. Conferi ainda as condições da bomba de vácuo, mas esta também estava ok.

Solução: Como os componentes não apresentavam avaria, decidi substituir o combustível do tanque por etanol, pois o que estava apresentava muito resíduo de água. Testei o veículo então até que este chegasse próximo ao meio tanque e abasteci com gasolina. Deixei o motor esfriar e dei partida novamente no motor, onde este voltou a apresentar funcionamento normal e com relação A/F dentro do especificado.

 

Megane

 

VW Golf 1.6 SR apresentava motor com pouco torque

O reparador “mbo2010” achou a solução de um problema de um veiculo, compartilhando sua dúvida através do nosso fórum.

Defeito – Veículo estava sem força e com ponto de ignição atrasado.

Diagnóstico – Chegou a minha oficina um VW Golf 1.6 SR 2001 sem força, percebemos que o ponto estava atrasado e a partida estava longa e demorava a pegar. Conferimos o sincronismo da correia dentada, e retiramos a engrenagem do virabrequim para conferir se a chaveta não estava quebrada. Por fim, analisamos a bomba de combustível, não encontramos defeito.

Solução – Iniciei uma avaliação dos sensores de fase e rotação. No sensor de fase foi medida a resistência que estava dentro do limite determinado. Em seguida parti para a analise do sensor de rotação, durante a medição constatei que o sensor estava com o “circuito aberto”, além da troca do sensor de fase efetuamos também a substituição da bobina e dos cabos de vela.  A partir desta maneira, o veículo voltou a ter sua força normal.

Golf

Golf foto 2

 

GM Corsa Sedan VHC 1.0 acendia luz de anomalia

O reparador Lcar encontrou a solução para um curioso problema e postou sua dica em nosso fórum.

Veículo: GM Corsa Sedan 1.0 VHC

Defeito: Motor cortava giro aos 4.000rpm e acendia luz de anomalia

Diagnóstico: O veículo foi trazido a minha oficina após ter ficado mais de 15 dias em outra, onde não conseguiram resolver o problema. Para saber a causa desta falha, conectei o scanner ao sistema do veículo e este apontou falha no sensor de detonação. Continuei o processo de diagnóstico e notei que este modelo utiliza polia antivibratória no virabrequim, mas estava em boas condições. Notei que havia uma grande folga na bomba hidráulica que acreditei ser devido à regulagem do componente. Dessa forma, instalei uma nova correia de menor diâmetro isolando a bomba hidráulica e o ar condicionado do alternador, mas o defeito continuava.

Solução: Reinstalei a correia normalmente, mas dessa vez, desliguei o cabo de alimentação do alternador, onde o defeito desapareceu. Retirei o alternador para testes e descobri que o sinal de saída deste para o painel estava em curto e afetava a BC, alterando seu funcionamento. Substituindo o alternador, o defeito foi solucionado.

Corsa Sedan

 

Ford F250 estava com falha no ar condicionado

O reparador “Berguinha1976” conseguiu resolver um problema através da colaboração de outros profissionais em nosso fórum.

Veiculo – Ford F250 2000

Defeito – O compressor do ar condicionado desligava sozinho.

Diagnóstico - O veículo chegou à oficina com suspeita de vazamento no sistema de ar condicionado, após realizar uma varredura por todo o sistema, identifiquei o local, vazamento no selo do compressor. Porém, logo após a manutenção, o veículo começou a apresentar falhas no compressor do ar condicionado. Quando ultrapassava os 2000 giros o equipamento ligava e desliga consecutivamente, como se houvesse falta de gás no sistema.

Decidi então adicionar mais gás ao sistema, limpando-o e verificando-o. Após esta etapa procurei novamente por algum tipo de vazamento ou restrição de sujeira.

Solução – Após analisar todo o sistema, não foi encontrado nenhum tipo de problema que pudesse ocasionar o “curto circuito no compressor”. Dessa forma foquei minhas atenções sobre a qualidade da carga de gás armazenado no sistema. Retirei toda a carga antiga e verifiquei que a mesma era de um lote reciclado. Troquei a carga de gás por outra nova e de uma marca diferente, resolvendo o problema.

F250

 

VW Saveiro 1.6 2010 estava com a luz de avaria acesa

O reparador Celso esteve com um problema com este veículo e encontrou a solução com a ajuda de nosso fórum.

Defeito: A luz de avaria (EPC) acendia no painel sempre que o veículo era acelerado para fazer ultrapassagens ou quando pegava subidas íngremes.

Diagnóstico: Para saber a causa da falha, conferimos com um scanner se havia algum código de falha registrado para esta e este apontou o 17030. Curiosamente, notamos que este defeito só surgia se acelerássemos o motor bruscamente, porém se isso fosse feito de maneira suave, nada ocorria. Dependendo do quão rápida seja essa aceleração, o sistema injeta combustível demais e o motor chega a morrer. Mas, quando tentamos logo em seguida uma nova partida, o defeito cessa e a falha antes registrada aparece como defeito passado na ECU. Substituí o jogo de velas para ver se resolvia o caso, porém o defeito permaneceu.

Solução: Após conferir os fusíveis, notei que o MF10 que alimenta os terminais 15 e 27 do módulo de injeção apresentava oxidação, onde essa apresentava certo isolamento e confusão no funcionamento do módulo. Dessa forma, realizei limpeza deste e do respectivo terminal e, ao testar o veículo, o defeito cessou.

  Saveiro 

Saveiro Foto 2

 

VW Fox após reparo no cabeçote não dava mais partida

O reparador Jocivaldo compartilhou em nosso fórum a seguinte falha, a qual obteve solução.

Veículo: VW Fox com injeção IAW 4BV

Defeito: Após sofrer superaquecimento e necessitar de reparo no cabeçote em outra oficina, o motor não deu mais partida.

Diagnóstico: Conferi sensores em geral e a bomba de combustível, mas tudo estava ok. Conferi então a compressão do motor, onde percebi que havia passagem entre dois cilindros. Dessa forma, removi o cabeçote e realizei uma nova retífica, resolvendo este problema. Porém, ao ligar o motor e o acelerarmos, a rotação não subia. Decidi conferir se havia alguma falha registrada na ECU e no scanner constou código 18099, onde mesmo quando o apagávamos, este voltava apontando como “teste para autodiagnóstico K83 Interrupção”. Dando prosseguimento ao procedimento de diagnóstico da falha, conferi o funcionamento do acelerador eletrônico, mas a marcha lenta do motor estava muito baixa e, quando acelerávamos o motor, este não passava dos 900rpm.

Solução: Como não tinha mais ideia de como proceder, resolvi ligar para o cliente e perguntar se este veículo havia passado por outro reparo recentemente. Este me informou que o motor teria se avariado e o reparo realizado foi a troca das bronzinas de mancal. Decidi então remover o cárter para conferir o serviço e foi quando notei que o retentor do volante apresentava uma falha. Em seguida notei que a roda fônica estava fora de posição. Dessa forma, reposicionei a roda fônica e troquei o retentor danificado e, quando testei o veículo, o defeito foi solucionado.

Foxf

Acessar Manuais Técnicos
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Direto do Fórum
Direto do Fórum
Estouros no coletor do Polo 1.6: mistura rica, problema escondido
Direto do Fórum
Direto do Fórum
Renegade diesel ferve na estrada: até sem válvula termostática
Direto do Fórum
Direto do Fórum
Corsa Classic pós-retífica: motor montado, mas sem força