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O reparador Benedito Pereira da Silva Junior teve um problema com um veículo Diesel e encontrou a solução da falha após muitos testes.
O reparador Daniel Medeiros com a ajuda de outros profissionais do fórum encontrou a solução para uma falha de difícil solução.
Veículo: Ranger 3.0 eletrônica 2008
Defeito: Motor não funcionava quando quente
Desafio: Estive com este veículo em minha oficina e uma falha estranha: quando desligávamos o motor, com a temperatura acima de 60ºC, ele só voltava a funcionar depois de uns 5 minutos. Realizamos leitura do sistema com scanner e apontava falha na válvula reguladora de pressão. Efetuei então a limpeza do pré-filtro da bomba de baixa e substitui a bomba de alta e os injetores. Após esse procedimento não constatamos mais erros.
Conferi então ponto do motor com ferramenta, a tensão de alimentação durante a partida que estava em 10V e a pressão do rail durante a partida, que estava entre 270 e 340 bar. Tudo estava dentro do especificado.
O motor pega normalmente na primeira partida, mas quando esquenta os injetores não funcionam. Testei o sensor de rotação, de fase, pressão do combustível, válvula de pressão e vazão da bomba de baixa, mas não resolveu o problema.
Solução: Realizando novos testes com o veículo, conferi novamente o sincronismo e foi quando percebi que minha ferramenta de travar o comando de válvulas estava com muita folga, deixando o motor fora de ponto. Com uma nova ferramenta, acertei o sincronismo e este voltou a funcionar normalmente.
O reparador Luiz Eduardo de Assis, da Kurumim Injeção eletrônica, situada em Volta Redonda-RJ, postou a seguinte dúvida no fórum, a qual posteriormente encontrou a solução.
Veículo: Kadett EFI 1.8
Defeito: motor não funciona na gasolina, apenas no GNV
Diagnóstico: Após ter retirado o motor do veículo para um reparo e reinstalá-lo, o mesmo não funcionava mais quando na gasolina, porém, se chaveasse para dar partida no GNV, o motor funcionava normalmente. Conferi a memória de falhas da ECU e os presentes eram o x2:13 e o 33. Já havia substituído o TBI, mas continuava dando excesso de combustível. Testei pressão da bomba e substituí o regulador de pressão, mas não consegui atingir os 2 bar de pressão da linha.
Solução: Após várias tentativas de solução, decidi refazer uma análise do TBI e foi quando notei que este possuía um furo grande no selo de retorno da câmara do regulador de pressão. Assim, fechei o mesmo, e conferi pressão e vazão e ambos estavam ok. Ao testar o veículo o defeito não tornou a ocorrer.
O reparador Adilson Aparecido de Oliveira, da Injet Power da cidade de Sorocaba-SP, esteve com um problema em um veículo da linha francesa e encontrou a solução.
Veículo: Peugeot 206 16V
Defeito: não dava partida
Diagnóstico: O veículo chegou a minha oficina com falha na partida. Ao realizar testes, notei que a bateria estava descarregada. Assim, coloquei uma nova bateria para testá-lo novamente, mas ao dar partida, no painel surge a mensagem “MODO ECO”, e não funcionava. Fiz então o “reset” do sistema e o veículo voltou a dar partida, mas funcionou por apenas alguns minutos até que o motor apagou e agora, no ato da partida, só vira mas não funciona.
Solução: realizando uma análise completa do sistema do veículo, incluindo seus chicotes, notei que o módulo de potência do veículo foi instalado incorretamente, causando danos a bateria, ainda testei os sensores de velocidade, de temperatura e rotação, e substitui apenas o último. Acrescido a este a troca da bateria e a reinstalação dos acessórios, o veículo voltou a funcionar normalmente.
O reparador Leonardo, com a ajuda de nosso fórum, encontrou a solução para uma falha em um modelo de grande frequencia em nossas oficinas.
Veículo: GM Celta VHCE
Defeito: dificuldade de dar partida de manhã
Diagnóstico: O cliente trouxe à minha oficina o veículo para a troca do óleo, filtro, correia dentada, filtro de ar e limpeza dos bicos de injeção. Depois de terminada a manutenção e o veículo devolvido ao cliente, este retornou com a reclamação de que o veículo começou a apresentar dificuldade de partida pelas manhãs. Testei então a bomba de combustível e notei que a pressão estava em 4 bar, mas quando desligava o veículo, esta caia rapidamente. Troquei a bomba de combustível e realizei novo teste, mas mesmo a pressão caindo menos de 2 bar, o defeito permaneceu. Analisando as condições do veículo, pude notar que este estava afogando. Retirei as velas para notar suas condições e estas estavam bem escuras. Decidi trocar então as duas sondas e o sensor de temperatura, mas não solucionou o problemas.
Solução: Ao retirar os bicos injetores e testá-los, percebi que estes estavam gotejando. O defeito só apareceu depois que limpei os bicos injetores. Substituindo os mesmos, o defeito foi solucionado.
O reparador Raphael Pereira da Costa, da Pursuit Mecânica localizada em Belo Horizonte-MG, identificou a causa de uma falha que, por falta de cuidados do proprietário, gerou grande mão-de-obra ao profissional.
Veículo: VW Fox 2008/2009.
Defeito: Luz de óleo acende intermitentemente
Diagnóstico: Esteve em minha oficina este veículo com a luz do óleo acendendo, mas não havia aquele ruído característico de motor batendo. O que mais me intrigava é que ele estava com a pressão de óleo a menos de 1 bar, que não subia quando o rpm estava alto. Conversando com o cliente, fui informado que o veículo havia ido à outra oficina anteriormente, onde trocaram óleo e cebolinha do óleo. Decidi então analisar o motor, assim retirei o cárter e percebi que havia muita borra no motor e no pescador de óleo, indicando que o proprietário não trocava o óleo com frequência. Havia também, significativa folga entre eixo e biela, conseguíamos notá-la movendo-as com as mãos.
Solução: conversando com o proprietário informei sobre os problemas detectados. O cliente não autorizou a manutenção e pediu apenas para trocarmos o pescador e fazer um “flush” para retirar o excesso de borra, pois ele iria retornar à concessionária onde comprou o veículo para pedir garantia. Para me resguardar, fiz um documento para que ele assinasse, dizendo que estava ciente de que se durante o percurso até a concessionária o motor travasse, eu não me responsabilizaria. Passados alguns dias o cliente retornou informando que na concessionária estes fizeram uma retifica completa do motor e voltou a funcionar normalmente.