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Após realizar revisão, motor do New Civic não pegava

Por: Da Redação - 15 de maio de 2013

Após realizar revisão, motor do New Civic não pegava
Caso curioso encontrado no Fórum do site Oficina Brasil criado pelo reparador Alexandre Santos do Paraná.
Veículo: New Civic LXS 2008

Defeito: Após revisão, motor não pegava

Diagnóstico: O cliente nos trouxe o veículo para realização de uma revisão no sistema de injeção de combustível. Fizemos limpeza de bicos e substituímos as velas de ignição por outras genuínas. Após, o motor não pegou mais. Nas primeiras tentativas, o motor chegou a pegar, embora falhasse muito, mas depois de algumas tentativas parou de funcionar.

Decidi remover a mangueira de combustível e o carro ameaçava dar um sinal de que iria pegar, mas não funcionava.

Solução: Decidimos substituir os filtros internos dos injetores (peneiras) e, após este serviço, o defeito cessou.


Motor do Fiat Siena não apresentava pulso no primeiro bico
Dica interessante publicada pelo reparador Paulo C. Alves, do Rio de Janeiro, no Fórum.
Veículo: Siena 1.4 Flex

Defeito: não pulsa 1º bico (injeção IAW4SF)

Diagnóstico: o veículo estava com ausência de pulso no conector do primeiro cilindro. Testei e substituí velas, cabos de vela, bobina, bicos e conferi continuidade, mas nada resolveu o problema. Resetei os parâmetros e adaptei o combustível ao módulo com o scanner, mas também não solucionou o problema. Segundo o scanner não havia falhas registradas. Medi a compressão dos cilindros e, no primeiro chega a 180bar. Nos outros se aproximaram de 200bar. Devido ao veículo ser convertido a GNV não achei essa diferença relevante e neste combustível o motor funciona normal.

Solução: Depois de conferir o simulador de bicos e constatar que estava ok, decidi partir para a UCE. Após testes, pude me certificar que a mesma estava defeituosa, não enviando sinal para o primeiro bico.

Enviei-a para reparo em um especializado e quando retornou, montei no veículo e o defeito cessou.



Motor do Uno apresentou dificuldade de dar partida
Michel Bessa, da oficina Center Lub, localizada na cidade de Pau dos Ferros-RN, recebeu em sua oficina um veículo com problemas na partida do motor e a solução encontrada foi incomum.
Veículo: Uno Fire com injeção 4AFB

Defeito: Dificuldade de dar partida no motor

Diagnóstico: Esteve em minha oficina um veículo que o proprietário encontrava dificuldades em dar partida no motor. Os sintomas que apresentava eram característicos de falha no sensor de rotação, pois, quando abríamos a chave, ele ativava o relé. Ao darmos partida, o relé ficava estalando e demorava um pouco para o carro pegar.

Porém, em funcionamento, ficava em perfeito estado. Testei o sensor, relé, módulo, roda fônica, mas tudo estava ok, sendo que o defeito permanecia. Com a sugestão de outros amigos reparadores do fórum do site Oficina Brasil, que tiveram problemas parecidos, substitui a bateria, mas a falha permaneceu. A grande maioria dos modelos que peguei com este problema era falha no sensor de rotação.

Solução: Baseado em outras dicas recebidas por amigos do fórum, decidi conferir os aterramentos e substituir os cabos da bateria. Após esta manutenção, o defeito foi parcialmente solucionado, sendo resolvido em sua totalidade com a substituição do motor de partida.


Fiat Marea estava com dificuldades na partida
Falha publicada pelo reparador Raphael Pereira, de Minas Gerais.
Veículo: Marea 2.0 20V 1998

Defeito: Dificuldades para dar partida

Diagnóstico: Após termos feito o motor completo deste veículo, ao darmos partida, demora muito para pegar e, quando funciona, fica falhando dando sinais de atraso de ponto. Já coloquei as ferramentas para conferir o ponto e está tudo ok. Depois destes testes notei que o sensor de rotação havia queimado. Substituí, mas o defeito permaneceu. Conferi os aterramentos existentes na tampa de válvulas e o do câmbio, mas ambos estavam corretos.

Solução: Após refazer os testes dos aterramentos e sensores, decidi utilizar o scanner para conferir se havia alguma falha registrada e ainda verificar o funcionamento de atuadores, mas tudo estava ok. Retirei o sensor de fase do modelo e notei que estava sujo de óleo em sua tomada. Realizei limpeza com limpa contato e o reconectei. Ao testar o veículo, o defeito foi solucionado.



Motor do Ford Ka não dava partida
Dica postada pelo Reparador Paulo H. Delfino.
Veículo: Ford Ka 1.0 Zetec Rocam
Defeito: Motor não pega

Diagnóstico: O cliente trouxe o veículo à minha oficina relatando que o motor desligou e não pegou mais. Ao realizar testes, notei que ao dar partida chegam os pulsos aos bicos, porém a bomba de gasolina não atuava, pois chegava pouca corrente. Substitui o relé correspondente da bomba, mas não resolveu o problema. Fiz um “jump” no relé e neste caso a bomba funcionava, mas o carro não pegava.

Fiz leitura do sistema de injeção do veículo com scanner, mas não constaram falhas. Notei que o veículo tinha um aparelho para conversão de gasolina para flex, mas estava desligado. Assim, reativei-o, dei partida e o veículo funcionou normalmente. Dessa maneira, fui conferir qual combustível havia no tanque e constatei que era etanol, portanto, o frentista havia abastecido com o combustível errado. Substituindo o combustível do tanque por gasolina o defeito foi resolvido.



Motor do GM Astra pegava e morria em seguida
Jairo Mendes do Rio Grande do Sul, resolveu a falha.
Veículo: GM Astra 1999 com injeção M 1.5.5.

Defeito: Motor pega e em seguida morre

Diagnóstico: O veículo estava apresentando acendimento da luz de injeção. Ao escanear o sistema detectamos que estava havendo corte de sinal da bomba e dos bicos.

Como teste, decidi dar partida injetando combustível direto na câmara e, dessa maneira, o motor funcionava normalmente. Conferi sensor de rotação, medi pressão da bomba de combustível, aterramentos, UCE, mas todos estavam ok.

Solução: Após realizar diversos testes com os componentes do veículo e verificar que tudo estava ok, decidi conversar com o cliente e ver com este se havia algo que ele não havia me contado, assim este me revelou que havia instalado um chip de potência no módulo.  Assim, testei o imobilizador e este estava danificado. Substituindo-o o defeito cessou.