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Melhores do Fórum Maio 2013


Após realizar revisão, motor do New Civic não pegava

Da Redação
15 de maio de 2013

Após realizar revisão, motor do New Civic não pegava
Caso curioso encontrado no Fórum do site Oficina Brasil criado pelo reparador Alexandre Santos do Paraná.
Veículo: New Civic LXS 2008

Defeito: Após revisão, motor não pegava

Diagnóstico: O cliente nos trouxe o veículo para realização de uma revisão no sistema de injeção de combustível. Fizemos limpeza de bicos e substituímos as velas de ignição por outras genuínas. Após, o motor não pegou mais. Nas primeiras tentativas, o motor chegou a pegar, embora falhasse muito, mas depois de algumas tentativas parou de funcionar.

Decidi remover a mangueira de combustível e o carro ameaçava dar um sinal de que iria pegar, mas não funcionava.

Solução: Decidimos substituir os filtros internos dos injetores (peneiras) e, após este serviço, o defeito cessou.


Motor do Fiat Siena não apresentava pulso no primeiro bico
Dica interessante publicada pelo reparador Paulo C. Alves, do Rio de Janeiro, no Fórum.
Veículo: Siena 1.4 Flex

Defeito: não pulsa 1º bico (injeção IAW4SF)

Diagnóstico: o veículo estava com ausência de pulso no conector do primeiro cilindro. Testei e substituí velas, cabos de vela, bobina, bicos e conferi continuidade, mas nada resolveu o problema. Resetei os parâmetros e adaptei o combustível ao módulo com o scanner, mas também não solucionou o problema. Segundo o scanner não havia falhas registradas. Medi a compressão dos cilindros e, no primeiro chega a 180bar. Nos outros se aproximaram de 200bar. Devido ao veículo ser convertido a GNV não achei essa diferença relevante e neste combustível o motor funciona normal.

Solução: Depois de conferir o simulador de bicos e constatar que estava ok, decidi partir para a UCE. Após testes, pude me certificar que a mesma estava defeituosa, não enviando sinal para o primeiro bico.

Enviei-a para reparo em um especializado e quando retornou, montei no veículo e o defeito cessou.



Motor do Uno apresentou dificuldade de dar partida
Michel Bessa, da oficina Center Lub, localizada na cidade de Pau dos Ferros-RN, recebeu em sua oficina um veículo com problemas na partida do motor e a solução encontrada foi incomum.
Veículo: Uno Fire com injeção 4AFB

Defeito: Dificuldade de dar partida no motor

Diagnóstico: Esteve em minha oficina um veículo que o proprietário encontrava dificuldades em dar partida no motor. Os sintomas que apresentava eram característicos de falha no sensor de rotação, pois, quando abríamos a chave, ele ativava o relé. Ao darmos partida, o relé ficava estalando e demorava um pouco para o carro pegar.

Porém, em funcionamento, ficava em perfeito estado. Testei o sensor, relé, módulo, roda fônica, mas tudo estava ok, sendo que o defeito permanecia. Com a sugestão de outros amigos reparadores do fórum do site Oficina Brasil, que tiveram problemas parecidos, substitui a bateria, mas a falha permaneceu. A grande maioria dos modelos que peguei com este problema era falha no sensor de rotação.

Solução: Baseado em outras dicas recebidas por amigos do fórum, decidi conferir os aterramentos e substituir os cabos da bateria. Após esta manutenção, o defeito foi parcialmente solucionado, sendo resolvido em sua totalidade com a substituição do motor de partida.


Fiat Marea estava com dificuldades na partida
Falha publicada pelo reparador Raphael Pereira, de Minas Gerais.
Veículo: Marea 2.0 20V 1998

Defeito: Dificuldades para dar partida

Diagnóstico: Após termos feito o motor completo deste veículo, ao darmos partida, demora muito para pegar e, quando funciona, fica falhando dando sinais de atraso de ponto. Já coloquei as ferramentas para conferir o ponto e está tudo ok. Depois destes testes notei que o sensor de rotação havia queimado. Substituí, mas o defeito permaneceu. Conferi os aterramentos existentes na tampa de válvulas e o do câmbio, mas ambos estavam corretos.

Solução: Após refazer os testes dos aterramentos e sensores, decidi utilizar o scanner para conferir se havia alguma falha registrada e ainda verificar o funcionamento de atuadores, mas tudo estava ok. Retirei o sensor de fase do modelo e notei que estava sujo de óleo em sua tomada. Realizei limpeza com limpa contato e o reconectei. Ao testar o veículo, o defeito foi solucionado.



Motor do Ford Ka não dava partida
Dica postada pelo Reparador Paulo H. Delfino.
Veículo: Ford Ka 1.0 Zetec Rocam
Defeito: Motor não pega

Diagnóstico: O cliente trouxe o veículo à minha oficina relatando que o motor desligou e não pegou mais. Ao realizar testes, notei que ao dar partida chegam os pulsos aos bicos, porém a bomba de gasolina não atuava, pois chegava pouca corrente. Substitui o relé correspondente da bomba, mas não resolveu o problema. Fiz um “jump” no relé e neste caso a bomba funcionava, mas o carro não pegava.

Fiz leitura do sistema de injeção do veículo com scanner, mas não constaram falhas. Notei que o veículo tinha um aparelho para conversão de gasolina para flex, mas estava desligado. Assim, reativei-o, dei partida e o veículo funcionou normalmente. Dessa maneira, fui conferir qual combustível havia no tanque e constatei que era etanol, portanto, o frentista havia abastecido com o combustível errado. Substituindo o combustível do tanque por gasolina o defeito foi resolvido.



Motor do GM Astra pegava e morria em seguida
Jairo Mendes do Rio Grande do Sul, resolveu a falha.
Veículo: GM Astra 1999 com injeção M 1.5.5.

Defeito: Motor pega e em seguida morre

Diagnóstico: O veículo estava apresentando acendimento da luz de injeção. Ao escanear o sistema detectamos que estava havendo corte de sinal da bomba e dos bicos.

Como teste, decidi dar partida injetando combustível direto na câmara e, dessa maneira, o motor funcionava normalmente. Conferi sensor de rotação, medi pressão da bomba de combustível, aterramentos, UCE, mas todos estavam ok.

Solução: Após realizar diversos testes com os componentes do veículo e verificar que tudo estava ok, decidi conversar com o cliente e ver com este se havia algo que ele não havia me contado, assim este me revelou que havia instalado um chip de potência no módulo.  Assim, testei o imobilizador e este estava danificado. Substituindo-o o defeito cessou.

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