Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Vídeos
Treinamentos
Jornal
Para indústrias
Quem Somos
EntrarEntrarCadastre-se
Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias
Fórum

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Banner WhatsApp
Comunidades Oficiais
WhatsApp

Oficina Brasil

NotíciasComunidadeFórum

Oficina Brasil Educa

Treinamentos

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Direto do Fórum
  4. /
  5. Melhores do Fórum – Junho de 2014

Melhores do Fórum – Junho de 2014

O Fórum do Jornal Oficina Brasil se consagra entre os reparadores como o maior sistema de troca de informações entre os profissionais do país! São mais de 100 mil profissionais cadastrados debatendo, dando dicas e sugestões para resolver os problemas mais complicados. Participe você também!Confira abaixo os casos que mais se destacaram nesse mês de maio:

Da Redação
11 de junho de 2014

Toyota Corolla 1.8 16V apresentava problemas na partida

O reparador Leandro Braz Elguy diagnosticou um defeito complexo, mas com a ajuda do Fórum conseguiu a orientação que faltava para resolver mais este caso

 Veículo - Toyota Corolla 1.8 16V

Defeito – Motor “embaralhava” na partida com motor frio.

Diagnóstico – Estive “quebrando a cabeça” com um defeito em um Corolla 1.8. O carro apresentava falhas no motor e estouros no coletor de admissão, somente durante a primeira partida. Após alguns minutos em funcionamento e ao atingir a temperatura normal de trabalho, o defeito desaparecia. Já verifiquei os bicos injetores, corpo de borboleta e não encontrei nada de anormal. Após passar o scanner, também não foi identificada falha registrada no módulo.

Solução – Após compartilhar meu caso no Fórum, fui orientado a analisar o sensor do VVT. Diversos reparadores falaram que é comum esta peça apresentar defeito, travando com o decorrer do tempo e causando estes tipos de problemas. Retirei o componente e identifiquei que o mesmo estava danificado. Após a troca da peça, o carro voltou a apresentar seu funcionamento correto.

 

Doblo 1.4 sem potência não passava dos 100 km/h

O reparador Charles Machado Pires estava com dificuldades em resolver um caso curioso em sua oficina e, graças a ajuda de seus companheiros do fórum, encontrou a solução de sua “dor de cabeça”

Veículo – Fiat Doblo 1.4

Defeito – Falta de Potência

Diagnóstico – O cliente nos trouxe o veículo na oficina alegando que o carro não passava dos 100 km/h. Este defeito ainda estava atrelado a uma falta de potência. Tudo começou após o veículo rodar com pouco combustível e, ao abastecê-lo, começaram os problemas.  Iniciei a busca por alguns defeitos na linha de combustível, onde substitui a bomba e a válvula reguladora de pressão. Nesta etapa, a pressão se estabilizou, porém a falha permanecia. Então, comecei uma análise de todo o veículo como pontos de correias, bicos, sensores, filtros, pressão do coletor de admissão, entrada de ar falsa e catalisador, mas tudo estava normal. Quando verifiquei as velas, percebi que estavam mais brancas que o normal, demonstrando que a mistura estava pobre, e a sonda acusava uma mistura ar/combustível sempre superior a 800mv.

Solução - Após “quebrar a cabeça”, notei que a polia do comando estava fora do ponto, porém como um dia antes tinha verificado o mesmo componente, voltei minhas atenções para a peça, pois achei isso muito estranho. Não deu outra, o parafuso de fixação da polia estava praticamente “solto”, pois consegui removê-lo com minha mão. Após retirá-lo, percebi que o casquilho da polia estava quebrado.

Realizei a troca da polia e o motor voltou a apresentar sua potência original.

 

Doblo

 

Motor do Fiat Palio 1.0 morria após 10 minutos

O reparador Carlos Alves encontrou a ajuda que precisava para resolver um problema atípico em sua oficina, através do Fórum

Veículo - Fiat Palio 1.0 MPI 1998

Defeito – O motor do carro apagava após 10 minutos ligado.

Diagnóstico – O carro foi entregue na oficina com um defeito fora do comum. Após ficar em funcionamento, o veículo simplesmente morria cortando a centelha das velas. Só conseguíamos ligá-lo novamente após várias tentativas. Verifiquei primeiramente o sensor de rotação, onde fiz a substituição da peça. Substituí também o relé duplo da injeção, mas o defeito permanecia. Passei o scanner no sistema e este não detectou nada.

Solução – Seguindo os conselhos que foram passados pelo Fórum, busquei por falha nos sensores MAP, temperatura, etc. Ainda analisei aterramentos, bobinas, cabos de vela, bomba de combustível. Após trocar o sensor de rotação, agora por um modelo genuíno, a centelha voltou a funcionar, porém ainda havia falta de combustível na linha. Ao remover a bomba e analisar os filtros, verifiquei que dentro do reservatório, obstruindo o pré-filtro de combustível, havia um pedaço de estopa. Após removê-lo e trocar o refil da bomba o veículo voltou a funcionar normalmente.


Palio

 

Motor do Honda Fit não funcionava

O reparador Marlon Faria de Castro estava com um veículo que, após a troca do motor, não dava partida. Mas, ele encontrou a solução compartilhando seu caso no Fórum

Veículo – Honda Fit 1.4 8V Automático 2004.

Defeito -  Motor após ser trocado, não funcionou.

Diagnóstico – O proprietário trouxe este veículo a minha oficina inicialmente para realizar a substituição do motor, pois o anterior havia fundido. Realizamos a troca, porém o carro não conseguia dar partida. Iniciamos uma análise sobre o sistema de alimentação e ignição do veículo, mas não encontramos nenhuma falha. Ao verificar o módulo com o scanner em busca de possíveis códigos, encontramos o 042 (falha no sensor CKP 1). Acreditava que este componente seria o sensor de rotação, pois na primeira volta do motor, haviam pulsos nos bicos e nas bobinas, onde ele até ameaçava pegar, mas não funcionava e nem acendia a luz da injeção no painel. Troquei o sensor por outro, porém o defeito permaneceu.

Solução – Analisei se havia algum problema entre o conector do sensor, o chicote e o módulo, mas tudo estava normal. Seguindo o conselho de um colega do Fórum, identifiquei que há dois tipos deste mesmo sensor para o Honda Fit, variando de acordo com a transmissão do veículo. O novo sensor que tinha instalado era para a transmissão mecânica. Após colocar a peça correta, o carro voltou a dar partida sem dificuldades.


Honda Fit

 

Após troca do pivô, Toyota Hilux ficou

com pane elétrica geral

O reparador Flavio Gomes estava com problemas para resolver a questão da pane elétrica em veículo. Gomes conseguiu ajuda após colocar seu caso no fórum

Veículo – Toyota Hilux SRV 2006

Defeito – Luz do ABS acesa.

Diagnóstico -  Após realizar a remoção do sensor do ABS do cubo de roda para realizar a troca do pivô do carro, a luz do ABS ficou acesa constantemente. Além disso, houve uma pane geral nos sistemas elétricos do veículo, incluindo o ar condicionado. Iniciei uma análise em busca de algum componente queimado, mas não encontrei nada conclusivo. Verifiquei todos os conectores e cabos em busca da falta de aterramentos ou por algum fio rompido, porém tudo estava normal. Mesmo assim, o problema continuou.

Solução – Depois de receber algumas dicas dos colegas de Fórum, onde me orientaram em analisar novamente a caixa de fusíveis, encontrei um deles queimado. Ele estava sob a tampa de plástico. Após trocar o componente, o carro voltou a funcionar normalmente.


Hilux

 

Ford Nova Ranger 2013 com problemas no Air Bag

O reparador João Peddro conseguiu resolver um problema em sua Ranger graças a ajuda dos diversos colaboradores do Fórum

Veículo – Ford Ranger Limited 2013

Defeito – Falha no sistema de airbag

Diagnóstico -  O veículo foi levado à oficina após uma batida do lado esquerdo que disparou os air-bags. Foi feita toda parte de funilaria e pintura e substituímos o sistema de airbags. Ao instalar este conjunto, colocamos o motor para funcionar e saímos com o veículo para teste. Após o trajeto aproximadamente 800 metros, o carro perdeu a força e desligou. Em seguida, a Ranger não dava mais partida. Em algumas situações, o motor até ligava, porém não mantinha rotação e logo apagava. Foram revisados todos os procedimentos para instalação do sistema de segurança, e apagados todos os DTCS gerados no módulo do sistema, porém a falha persistia.

Solução – Graças a ajuda de diversos reparadores que me orientaram pelo Fórum, instalei novamente o módulo do airbag, e testamos a comunicação com a rede CAN através de sua continuidade e a alimentação do sistema. Dessa forma, notamos que havia alguns aterramentos que estavam danificados e fizemos a reparação destes. Ainda foi necessário reconfigurar o módulo e, após todo esse processo, o veículo voltou a funcionar normalmente.

Nova Ranger

 

Acessar Manuais Técnicos
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Direto do Fórum
Direto do Fórum
Estouros no coletor do Polo 1.6: mistura rica, problema escondido
Direto do Fórum
Direto do Fórum
Renegade diesel ferve na estrada: até sem válvula termostática
Direto do Fórum
Direto do Fórum
Corsa Classic pós-retífica: motor montado, mas sem força