Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Vídeos
Treinamentos
Jornal
Para indústrias
Quem Somos
EntrarEntrarCadastre-se
Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias
Fórum

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Banner WhatsApp
Comunidades Oficiais
WhatsApp

Oficina Brasil

NotíciasComunidadeFórum

Oficina Brasil Educa

Treinamentos

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Direto do Fórum
  4. /
  5. Melhores do Fórum - Junho 2015

Melhores do Fórum - Junho 2015

O Fórum do Jornal Oficina Brasil se consagra entre os reparadores como o maior sistema de troca de informações entre os profissionais do país! São mais de 100 mil profissionais cadastrados debatendo, dando dicas e sugestões para resolver os problemas mais complicados. Participe você também! Confira abaixo os casos que mais se destacaram nesse mês de junho:

Da Redação
15 de junho de 2015

Volkswagen Gol G4Volkswagen Gol G4 estava com motor “rateando” e defeito demorou a aparecer

Defeito: Leitor do Oficina Brasil disse que estava com um modelo da quarta geração do Volkswagen Gol com problemas no motor. Ele disse que estava “rateando” e que não conseguia encontrar o defeito, apesar de já ter substituído a bobina, as velas, a bateria, os cabos e feito limpeza nos bicos. O problema aparecia no quarto cilindro, que não funcionava. “Tiro a tomada do quarto bico e nada muda”, disse o leitor. No scanner não aparecia nenhum anomalia.

Diagnóstico: Muitas sugestões foram dadas tentando resolver o problema no fórum. Entre elas, conferir o pulso do bico injetor, se o cilindro com problema estava comprimindo, se a vela estava encharcada ou se havia entrada falsa de ar.

Solução: Mas nada disso adiantou. Segundo o reparador, o defeito foi descoberto pelo próprio dono do carro. “Era um cabo de vela mal encaixado. No entento, o combustível estava sendo injetado e a vela encharcou. Aí tive de tirá-la, limpá-la e encaixar o cabo novamente”, finalizou.

Chevrolet Agile 1.4Chevrolet Agile 1.4 Econoflex com problema no pedal do acelerador

Defeito: O leitor disse que o GM estava apresentando a falha P2122, que é referente ao pedal de acelerador com alta tensão.

Diagnóstico: Depois de ter testado a alimentação e aterramentos do sensor de pedal e eles estarem funcionando, o leitor checou os valores de resistência na bancada e a continuidade dos fios, colocou outro pedal e nada de o problema desaparecer. Já se passavam quase 15 dias e o cliente já estava ficando impaciente.

Solução: O reparador teve a ideia de colocar um novo módulo no Ágile. “Coloquei o módulo no veículo e até o presente momento não deu mais problema”, afirmou.

Chevrolet Corsa Classic 2010Chevrolet Corsa Classic 2010 falha 15 minutos após estar ligado

Defeito: O mecânico informou que havia um problema no motor do Chevrolet Corsa Classic de 2010. “Após 15 minutos de funcionamento o motor estabiliza em 1800 rpm,  falhando, como se estivesse operando com apenas três cilindros. Quando chega nesse estágio não há mais reação do motor, ele não acelera e nem desacelera”, contou.

Ao passar o scanner surgiram os seguintes códigos:

primeiro: P0641 tensão referência; segundo: P2108-000 atuador de borboleta; terceiro e quarto, respectivamente: P2106-000/ P2100-000 sistema de controle  de borboleta e quinto: P2128-000 não reconhecido.

Diagnóstico: As sugestões no fórum diziam para verificar a fiação embaixo do resevatório, avarias no chicote, emendas mal-feitas e até o tipo de injeção. “O problema fica ainda mais grave quando o motor atinge a temperatura de trabalho”, afirmou o reparador, claramente sem saber o que fazer. Outro leitor do fórum disse que poderiam ser os conectores soltos. E foi justamente neste último quesito que estava o defeito.

Solução: “A avaria estava em alguns conectores soltos e no fio positivo, que estava quase quebrado”, disse no fórum. Mais um problema do Chevrolet Corsa Classic resolvido.

Citroën C5 Citroën C5 Break 2.0 16V não ganha velocidade

Defeito: Esse Citroën C5 Break do ano de 2003 apresentava um grave problema: “não desenvolve”, argumentou o reparador no fórum. Esse motor é o mesmo utilizado no Picasso e o sedã tem câmbio automático. “Ao acelerar, o carro não está passando dos 3.500 rpm e mesmo com o pé no fundo o giro do motor vai caindo aos poucos. Ele está sem força nenhuma”, disse.

Diagnóstico: Após passar o scanner o aparelho apontou “erro no sensor de borboleta” que, segundo o leitor, foi solucionado. Foi verificada a vela, a flauta, bicos injetores, bomba e filtro de combustível e até a admissão de ar. “O óleo é novo e todos os filtros também”, falou o reparador em desespero.

Solução: A solução partiu de outro colega do fórum, que pediu para ele verificar se o escape e catalisador não estavam entupidos. E foi exatamente nesse local que estava o problema: “removi o escapamento, deixando somente o coletor e o carro não apresentou mais problemas”, contou. “O defeito era o conjunto de catalisador que estava entupido”, finalizou. O carro está com 111.000 km.

Renault Scénic de 2011 Renault Scénic de 2011 não identifica qual combustível está usando

Defeito: Toda vez que o carro é abastecido ele identifica qual é o combustível que está utilizando, para fazer a compressão e injeção de ar e combustível (Air e Fuel, em inglês, respectivamente) para fazer a combustão da maneira correta. Mas no Scénic não estava funcionando. “Ele muda de gasolina para etanol do nada”, disse o reparador.

Diagnóstico: Alguns mecânicos disseram que o problema poderia ser no módulo de injeção e que para resolver seria necessário a troca das velas, além da atualização do software. Mas o defeito estava na válvula termostática.

Solução: “Quando ligava o ar-condicionado a temperatura caía aos poucos. Aí desconfiei que a temperatura poderia ser o problema”, disse o profissional. Foi feita a troca da válvula termostática e o problema não voltou a acontecer.

Peugeot 206 1.4 de 2008 Peugeot 206 1.4 de 2008 quase fica sem conserto

Defeito: Reparador disse que o cliente estava reclamando sobre o líquido de arrefecimento, que vazava pela tampa sem que o painel acusasse a temperatura elevada. E mesmo assim a ventoinha não funcionava.

Diagnóstico: O reparador trocou o radiador, o reservatório, o sensor de temperatura, a bomba d’água e os relés de ventoinha do radiador. Colocou uma válvula termostática, que o carro não possuía. E mesmo assim o Peugeot continou com o defeito.

Solução: Depois de longos debates no fórum e a troca das peças descobriu-se que a avaria era no cabeçote. “Após trocar as peças e retirar o cabeçote, agora ele não vaza a mesma quantidade que antes, são apenas gotas”, afirmou o reparador, que agradeceu aos colaboradores do fórum pela ajuda para achar a solução.

Acessar Manuais Técnicos
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Direto do Fórum
Direto do Fórum
Estouros no coletor do Polo 1.6: mistura rica, problema escondido
Direto do Fórum
Direto do Fórum
Renegade diesel ferve na estrada: até sem válvula termostática
Direto do Fórum
Direto do Fórum
Corsa Classic pós-retífica: motor montado, mas sem força