Notícias
Vídeos

Melhores do Fórum - Junho 2015


O Fórum do Jornal Oficina Brasil se consagra entre os reparadores como o maior sistema de troca de informações entre os profissionais do país! São mais de 100 mil profissionais cadastrados debatendo, dando dicas e sugestões para resolver os problemas mais complicados. Participe você também! Confira abaixo os casos que mais se destacaram nesse mês de junho:

Por: Da Redação - 15 de junho de 2015

Volkswagen Gol G4Volkswagen Gol G4 estava com motor “rateando” e defeito demorou a aparecer

Defeito: Leitor do Oficina Brasil disse que estava com um modelo da quarta geração do Volkswagen Gol com problemas no motor. Ele disse que estava “rateando” e que não conseguia encontrar o defeito, apesar de já ter substituído a bobina, as velas, a bateria, os cabos e feito limpeza nos bicos. O problema aparecia no quarto cilindro, que não funcionava. “Tiro a tomada do quarto bico e nada muda”, disse o leitor. No scanner não aparecia nenhum anomalia.

Diagnóstico: Muitas sugestões foram dadas tentando resolver o problema no fórum. Entre elas, conferir o pulso do bico injetor, se o cilindro com problema estava comprimindo, se a vela estava encharcada ou se havia entrada falsa de ar.

Solução: Mas nada disso adiantou. Segundo o reparador, o defeito foi descoberto pelo próprio dono do carro. “Era um cabo de vela mal encaixado. No entento, o combustível estava sendo injetado e a vela encharcou. Aí tive de tirá-la, limpá-la e encaixar o cabo novamente”, finalizou.

Chevrolet Agile 1.4Chevrolet Agile 1.4 Econoflex com problema no pedal do acelerador

Defeito: O leitor disse que o GM estava apresentando a falha P2122, que é referente ao pedal de acelerador com alta tensão.

Diagnóstico: Depois de ter testado a alimentação e aterramentos do sensor de pedal e eles estarem funcionando, o leitor checou os valores de resistência na bancada e a continuidade dos fios, colocou outro pedal e nada de o problema desaparecer. Já se passavam quase 15 dias e o cliente já estava ficando impaciente.

Solução: O reparador teve a ideia de colocar um novo módulo no Ágile. “Coloquei o módulo no veículo e até o presente momento não deu mais problema”, afirmou.

Chevrolet Corsa Classic 2010Chevrolet Corsa Classic 2010 falha 15 minutos após estar ligado

Defeito: O mecânico informou que havia um problema no motor do Chevrolet Corsa Classic de 2010. “Após 15 minutos de funcionamento o motor estabiliza em 1800 rpm,  falhando, como se estivesse operando com apenas três cilindros. Quando chega nesse estágio não há mais reação do motor, ele não acelera e nem desacelera”, contou.

Ao passar o scanner surgiram os seguintes códigos:

primeiro: P0641 tensão referência; segundo: P2108-000 atuador de borboleta; terceiro e quarto, respectivamente: P2106-000/ P2100-000 sistema de controle  de borboleta e quinto: P2128-000 não reconhecido.

Diagnóstico: As sugestões no fórum diziam para verificar a fiação embaixo do resevatório, avarias no chicote, emendas mal-feitas e até o tipo de injeção. “O problema fica ainda mais grave quando o motor atinge a temperatura de trabalho”, afirmou o reparador, claramente sem saber o que fazer. Outro leitor do fórum disse que poderiam ser os conectores soltos. E foi justamente neste último quesito que estava o defeito.

Solução: “A avaria estava em alguns conectores soltos e no fio positivo, que estava quase quebrado”, disse no fórum. Mais um problema do Chevrolet Corsa Classic resolvido.

Citroën C5 Citroën C5 Break 2.0 16V não ganha velocidade

Defeito: Esse Citroën C5 Break do ano de 2003 apresentava um grave problema: “não desenvolve”, argumentou o reparador no fórum. Esse motor é o mesmo utilizado no Picasso e o sedã tem câmbio automático. “Ao acelerar, o carro não está passando dos 3.500 rpm e mesmo com o pé no fundo o giro do motor vai caindo aos poucos. Ele está sem força nenhuma”, disse.

Diagnóstico: Após passar o scanner o aparelho apontou “erro no sensor de borboleta” que, segundo o leitor, foi solucionado. Foi verificada a vela, a flauta, bicos injetores, bomba e filtro de combustível e até a admissão de ar. “O óleo é novo e todos os filtros também”, falou o reparador em desespero.

Solução: A solução partiu de outro colega do fórum, que pediu para ele verificar se o escape e catalisador não estavam entupidos. E foi exatamente nesse local que estava o problema: “removi o escapamento, deixando somente o coletor e o carro não apresentou mais problemas”, contou. “O defeito era o conjunto de catalisador que estava entupido”, finalizou. O carro está com 111.000 km.

Renault Scénic de 2011 Renault Scénic de 2011 não identifica qual combustível está usando

Defeito: Toda vez que o carro é abastecido ele identifica qual é o combustível que está utilizando, para fazer a compressão e injeção de ar e combustível (Air e Fuel, em inglês, respectivamente) para fazer a combustão da maneira correta. Mas no Scénic não estava funcionando. “Ele muda de gasolina para etanol do nada”, disse o reparador.

Diagnóstico: Alguns mecânicos disseram que o problema poderia ser no módulo de injeção e que para resolver seria necessário a troca das velas, além da atualização do software. Mas o defeito estava na válvula termostática.

Solução: “Quando ligava o ar-condicionado a temperatura caía aos poucos. Aí desconfiei que a temperatura poderia ser o problema”, disse o profissional. Foi feita a troca da válvula termostática e o problema não voltou a acontecer.

Peugeot 206 1.4 de 2008 Peugeot 206 1.4 de 2008 quase fica sem conserto

Defeito: Reparador disse que o cliente estava reclamando sobre o líquido de arrefecimento, que vazava pela tampa sem que o painel acusasse a temperatura elevada. E mesmo assim a ventoinha não funcionava.

Diagnóstico: O reparador trocou o radiador, o reservatório, o sensor de temperatura, a bomba d’água e os relés de ventoinha do radiador. Colocou uma válvula termostática, que o carro não possuía. E mesmo assim o Peugeot continou com o defeito.

Solução: Depois de longos debates no fórum e a troca das peças descobriu-se que a avaria era no cabeçote. “Após trocar as peças e retirar o cabeçote, agora ele não vaza a mesma quantidade que antes, são apenas gotas”, afirmou o reparador, que agradeceu aos colaboradores do fórum pela ajuda para achar a solução.