Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Vídeos
Treinamentos
Jornal
Para indústrias
Quem Somos
EntrarEntrarCadastre-se
Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias
Fórum

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Banner WhatsApp
Comunidades Oficiais
WhatsApp

Oficina Brasil

NotíciasComunidadeFórum

Oficina Brasil Educa

Treinamentos

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Direto do Fórum
  4. /
  5. Melhores do Fórum - Julho de 2014

Melhores do Fórum - Julho de 2014

O Fórum do Jornal Oficina Brasil se consagra entre os reparadores como o maior sistema de troca de informações entre os profissionais do país! São mais de 100 mil profissionais cadastrados debatendo, dando dicas e sugestões para resolver os problemas mais complicados. Participe você também!Confira abaixo os casos que mais se destacaram nesse mês de julho:

Da Redação
14 de julho de 2014

Fiat Siena 1.0 16V FireFiat Siena 1.0 16V FIRE com problemas no CODE
O reparador Fábio Maciel Alburquerque estava com dificuldade em resolver o problema em uma central CODE e conseguiu solucionar este caso após compartilhar sua situação com os companheiros de Fórum
Veículo – Fiat Siena 1.0 16V Fire 2002
Defeito -  Sistema CODE travava a partida do motor.
Diagnóstico -  O carro chegou a oficina apresentando uma falha na central CODE, sendo que após a partida, a luz do sistema ficava acionada direto e, em seguida, o motor “apagava”. Comecei a buscar por possíveis falhas em aterramentos do sistema, no qual o mesmo recebe os pulsos positivos na linha 15 e 30, porém não acionavam a bomba e ainda não enviavam positivo para bicos e bobina. Em seguida, verifiquei com o scanner se havia algum código de falha gerado, nada constava.
Solução – Após muita “dor de cabeça” e seguindo os conselhos passados pelos colegas do Fórum, fiz uma análise completa do sistema envolvendo os fusíveis ao conjunto do imobilizador. A única alternativa restante era uma possível falha no módulo, pois ele identificava o sinal do CODE da chave, contudo não podia desabilitar o sistema. Ao trocá-lo, consegui resolver o problema.

VW Fox 1.0 2006VW Fox 1.0 2006 apresentava perda de aceleração intermitente
O reparador Ismael encontrou a solução para seu caso através da ajuda de diversos companheiros do Fórum.
Veículo – VW Fox 1.0 2006 Flex
Defeito – Problema intermitente faz veículo perder aceleração.
Diagnóstico – O carro chegou a minha oficina apresentando  perda de aceleração e o cliente comentou que o defeito ocorria esporadicamente. Iniciei minha busca pela solução da falha verificando o sistema com scanner, e este acusou defeito no corpo de borboleta. Substitui o componente por uma nova peça, mas o defeito permaneceu. Conferi então todo o sistema de aceleração, mas não encontrei nada. Troquei ainda o módulo do pedal de aceleração, mas mesmo assim a falha continuava.
Solução – Após analisar mais detalhadamente a situação em que o carro perdia a aceleração, percebi que este começava somente após o motor estar aquecido. Voltei minha análise para possíveis problemas de aterramentos e sensores. Dessa forma, identifiquei que a sonda lambda travava e neste momento ocorria a avaria. Após a troca do componente, o defeito foi sanado.

VW Gol 2004Ar condicionado do VW Gol 2004 não acionava na marcha lenta
O reparador Pedro Jeronimo se deparou com um problema que fugia de sua especialidade e encontrou ajuda para resolvê-lo através de nosso Fórum.
Veículo – Volkswagen Gol 1.0 8V 2004
Defeito – Falhas no funcionamento do ar condicionado.
Diagnóstico - O veículo foi entregue na oficina com um problema incomum, pois só acionava o ar condicionado após o veículo atingir 2.000epm. Como se tratava de um assunto que não era minha especialidade, terceirizei o serviço para uma empresa do ramo. Lá, foram trocadas a embreagem magnética e a polia. Quando o veículo chegou para mim, realizei novo teste e o problema permanecia. Entrei em contato com a oficina para saber por que não havia sido solucionada a avaria e o técnico comentou que a falha não estava no sistema de ar condicionado, mas sim no veículo, pois já havia substituído tudo o que era necessário.
Dessa forma, procurei por falhas no TBI ou na UCE, mas segundo a leitura do scanner, ambos estavam em perfeito estado.
Solução -  Após muitas noites sem dormir, recebi dicas valiosas do fórum que me indicavam a conferir se não havia conectores ou chicotes com mau contato. Assim, notei que havia um defeito na ligação entre o conector do compressor e o módulo.
Após feito reparo na fiação e substituído o respectivo conector, a falha foi solucionada.


VW Kombi FlexVW Kombi Flex estava com problemas no acelerador eletrônico
O reparador Gustavo Ferreira Rodrigues compartilhou sua dúvida através do Fórum e encontrou a ajuda que precisava graças a colaboração dos demais reparadores.
Veículo – VW Kombi 1.4 Flex 
Defeito – Motor não subia rotação e a luz do ECP acendia
Diagnóstico – O veículo chegou a minha oficina com a luz ECP acesa. Verifiquei o sistema com scanner e encontrei o sensor do pedal do acelerador com voltagem abaixo do limite. Substitui o sensor do pedal do acelerador e refiz o teste, mas a falha permanecia. Apaguei a memória da falha na ECU, mas quando pisava no pedal, a luz voltava a acender e o código de falha reaparecia.
Solução – Após receber várias dicas dos companheiros do Fórum, encontrei a solução do problema. Indicaram que eu conferisse os aterramentos do sistema e vi que vários estavam com mau contato. Refiz todos eles adequadamente e, ao testar o carro, o defeito desapareceu.

VW Jetta 3.0 2013 TSiVW Jetta 2.0 2013 com desgaste prematuro dos bicos injetores
O reparador Ciro Andrade Melo compartilhou seu caso através do nosso Fórum e encontrou a solução para o problema que o assombrava.
Veículo – VW Jetta 2.0 2013 TSI
Defeito – Bicos injetores estavam apresentando desgaste com pouca quilometragem.
Diagnóstico – Este veículo chegou com problemas de alimentação de combustível onde sequer o motor funcionava. Ao verificar a estanqueidade dos bicos injetores, constatei que todos estavam danificados. Porém, a questão que me intrigou é que as peças possuíam apenas 11.000km e não sabia como isso poderia estar acontecendo.
Solução – Ao compartilhar meu caso no Fórum, encontrei diversos reparadores que enfrentaram a mesma situação. Segundo a experiência deles, isso ocorre devido o veículo ser abastecido somente com gasolina comum que tende a apresentar aparecimento de borras e danifica o sistema de injeção em veículos com injeção direta. Não só isso, mas no caso de combustíveis adulterados o problema é ainda maior.
Dessa forma, substitui os bicos injetores e orientei o cliente a abastecer somente com gasolina aditivada. Desde então, após essa dica, o defeito no veículo não voltou a ocorrer.

GM Celta 1.0 VHCE GM Celta 1.0 VHCE apresentava rotação limitada
O reparador Luciano Demerval estava com problemas para encontrar a solução deste caso e, após divulgar seu problema no Fórum, achou a resposta que necessitava.
Veículo – GM Celta 1.0 VHC E 2010/11.
Defeito – Rotação limitada em 1.500rpm.
Diagnóstico – O cliente trouxe o veículo a minha oficina com problemas na aceleração, pois este não passava dos 1.500rpm quando acelerado. Ao passar o scanner, foram identificados os códigos de falha P2108 e P1278 referentes ao motor com potência reduzida. Mas, o mais intrigante era que a luz da injeção não acendia em momento algum. Conferi a continuidade do chicote, a voltagem do corpo de borboleta, o sincronismo do motor, linha de vácuo da admissão, linha de alimentação de gasolina, se o catalisador estava entupido, condições do pedal do acelerador eletrônico, velas, cabos e sensor do freio, mas tudo estava com funcionamento correto.
Solução – Conversando com o cliente, este comentou que o veículo inicialmente possuía somente direção hidráulica de fábrica, mas ele pediu para instalar depois vidros elétricos, travas elétricas, sensor de estacionamento e ainda dois alarmes. Quando fui ver todo esse serviço realizado, notei que isso causou uma verdadeira “carnificina” no chicote do veículo, mas conferindo com um multímetro a continuidade deste, este não apontou nenhuma irregularidade.
Porém, orientado por outros amigos do Fórum, utilizei um osciloscópio e acabei identificando uma queda de tensão. Ao abrir o chicote notei que o instalador dos acessórios elétricos havia danificado em diversos pontos o fio quatro(4) do conector. Devido a isso, o veículo entrava em modo de segurança, travando a aceleração em 1.500rpm. Após reparar o componente, o carro não apresentou mais problema.
 
 

Acessar Manuais Técnicos
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Direto do Fórum
Direto do Fórum
Estouros no coletor do Polo 1.6: mistura rica, problema escondido
Direto do Fórum
Direto do Fórum
Renegade diesel ferve na estrada: até sem válvula termostática
Direto do Fórum
Direto do Fórum
Corsa Classic pós-retífica: motor montado, mas sem força