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Melhores do Fórum - Janeiro 2014


As informações a seguir foram postadas por reparadores na comunidade do Fórum do Jornal Oficina Brasil e, com certeza, irão ajudar outros profissionais com relatos de reparos, retirados de experiências práticas nas oficinas. Para ter sua experiência publicada nesta seção, acesse o fórum no site do Jornal e cadastre-se com seu nome completo, nome da oficina, cidade e estado em que reside. Os casos

Por: Da Redação - 10 de janeiro de 2014



Volkswagen Gol 1.0 16V não apresentava centelha no cilindro

O reparador “Mionwolf” conseguiu resolver a falha em seu veículo graças à ajuda de outros profissionais do nosso fórum:

Veículo: Gol 1.0 16V 1997

Defeito: Não apresentava centelha nos cilindros

Diagnóstico: Testando o veículo para identificar a causa da falha, percebi que o módulo enviava pulsos para a bobina através de seus dois fios, onde um alimentava cilindros 1 e 4 e o outro os cilindros 2 e 3, porém, mesmo assim não havia centelha nos cilindros 2 e 3. Substitui então esta bobina, cabos e velas, mas o defeito persistia. Decidi então substituir a bobina por uma de outro veículo que tivesse certeza de seu funcionamento, mas mesmo assim o defeito continuava.

Solução: Após deixar o veículo parado em minha oficina durante um bom tempo para tentar outra alternativa para resolver o problema, descobri que a causa da falha era pulso negativo fraco causado por um mau contato na tomado do chicote na ECU. Corrigindo este problema com o chicote, o defeito foi solucionado.



Citroën C4 2.0 16V não dava partida no motor

O reparador Pedro Jeronimo esteve com um problema neste veículo e encontrou a solução da falha.

Veículo: Citroën C4 2.0 16V

Defeito: Motor não dá partida

Diagnóstico: O cliente trouxe o veículo a minha oficina apresentando esta falha e alegou que o defeito surgiu após a retirada de um som. Quando conectei o scanner para verificar a causa deste problema, constaram sete códigos de erro. Consegui apagar quatro deles e, depois disso o painel do veículo voltou a acender, onde antes não acendia. Porém, ainda permaneceram os seguintes códigos presentes: 04BA-007, 098A-007 e 098B-007.

Solução: Após conferir as condições dos chicotes do veículo, verifiquei que haviam curtos circuitos em alguns pontos. Corrigindo-os e realizando a readaptação das chaves, o veículo voltou a funcionar normalmente.



GM Corsa 2004 apresentou falhas no motor

O reparador “Lcar” esteve com um problema no veículo e encontrou a solução, compartilhando a dica em nosso fórum.

Veículo: Corsa Sedan 2004 1.0 VHC

Defeito: Corte de rotação e acendimento da luz de avaria

Diagnóstico: O veículo foi encaminhado a mim após ter sido tentado o reparo em outra oficina, onde durante 15 dias não encontraram a causa da falha. Durante os testes, verifiquei que ao acelerá-lo, a rotação era cortada aos 4.000rpm  e a lâmpada de avaria acendia. Ao diagnosticar a causa da falha com scanner, constou defeito no sensor de detonação. Conferi ainda a polia antivibratória do virabrequim para saber se esta era a responsável pelo problema, mas ela estava ok. Continuando o procedimento para identificar a causa da falha, percebi que havia uma grande folga na correia de serviços e acreditei que essa fosse a causadora da falha influenciando no sensor de detonação. Troquei então esta por uma menor, mas ao testar o veículo, o defeito persistia.

Solução: Com o motor ligado, decidi desligar o cabo de alimentação do alternador e, dessa forma, o defeito desaparecia, mas quando religava, o defeito retornava. Dessa forma, retireir o alternador para fazer testes e notei que este entrava em curto e enviava sinal errado, alterando o funcionando do veículo. Ao substituí-lo, o defeito foi sanado.



VW Fox 2011 estava com motor morrendo

O reparador ramosautoeletrica esteve com um problema em um veículo e encontrou a solução para este com a ajuda de outros reparadores do nosso fórum.

Veículo: VW Fox 2011 com injeção IAW 4GD

Defeito: Funcionamento irregular do motor

Diagnóstico: Este veículo estava apresentando uma falha curiosa. Parado o motor funcionava normalmente, mas quando andávamos com ele, a luz EPC acendia no painel o motor morria. Quando conferimos a causa dessa falha com um scanner, este apontou código: 17912 referente a vazamento no sistema de admissão. Resetei então a memória de falha, mas quando andava com o carro o defeito reaparecia.

Solução: Com a dica do reparador SF.GORNIM, descobri que a válvula embaixo da admissão estava dando entrada de ar falsa. Removendo esta válvula e realizando nova montagem e refazendo a vedação do local, o defeito foi solucionado.



Mitsubishi Pajero estava apresentando perda de potência

O reparador ramises estava com problemas com este veículo e encontro a solução para o caso.

Veículo: Mitsubishi Pajero 2.5 TGV-i com motor 4D56 2007 Diesel

Defeito: Perda de potência e excesso de emissão de fumaça preta

Diagnóstico: Baseado nestes problemas, passei o scanner no sistema de injeção do veículo e este apresentou o seguinte código de erro: “CONTROLE DE PRESSÃO DO TGV”. Dessa forma, testei a turbina e o próprio variador dela, mas ambos estavam de acordo com o que é especificado pelo fabricante.

Conferi se haviam falhas nos chicotes, como emendas e outras coisas do tipo, mas tudo estava ok.

Solução: Testei os sensores MAP e o sensor de pressão do turbo, mas ambos estavam ok. Assim, conferi se havia continuidade dos fios até o módulo HPE, e tudo estava em ordem. Porém, após este, haviam irregularidades nos sinais. Removi então este módulo e funcionei o motor sem ele. Dessa forma o defeito desapareceu. Assim, substitui esse módulo por um novo e o defeito foi solucionado.



Citroën Xsara Picasso 2.0 16V 2004 apresentava falha na aceleração

O reparador Junior Ritter estava com este veículo em sua oficina e compartilhou em nosso fórum a falha que este estava apresentando

Veículo: Citroën Xsara Picasso 2.0 16V 2004

Defeito: Motor falhando

Diagnóstico: Conectei um scanner no sistema de injeção do veículo para descobrir se havia algum código de erro relacionado à falha existente, e este acusou o P0170 referente a regulação da injeção do bloco 1 defeituosa. Medi então a pressão da bomba de combustível e constatei que ela estava fraca. Após substituí-la, o motor parou de falhar. Apaguei então a memória de falha do veículo, porém depois de um tempo com o motor funcionando, o defeito reaparecia, onde a sonda lambda indicava mistura rica em marcha lenta e em carga parcial variava entre pobre e rica, normalmente. Substitui então a sonda, limpei os bicos e conferi as condições dos sensores, a compressão dos cilindros e a pressão da linha de combustível, onde tudo ficou ok, mas mesmo assim o defeito persistia.

Solução: Decidi então realizar uma descarbonização pressurizada no motor e o defeito foi solucionado.