Volkswagen Gol 1.0 16V não apresentava centelha no cilindro
O reparador “Mionwolf” conseguiu resolver a falha em seu veículo graças à ajuda de outros profissionais do nosso fórum:
Veículo: Gol 1.0 16V 1997
Defeito: Não apresentava centelha nos cilindros
Diagnóstico: Testando o veículo para identificar a causa da falha, percebi que o módulo enviava pulsos para a bobina através de seus dois fios, onde um alimentava cilindros 1 e 4 e o outro os cilindros 2 e 3, porém, mesmo assim não havia centelha nos cilindros 2 e 3. Substitui então esta bobina, cabos e velas, mas o defeito persistia. Decidi então substituir a bobina por uma de outro veículo que tivesse certeza de seu funcionamento, mas mesmo assim o defeito continuava.
Solução: Após deixar o veículo parado em minha oficina durante um bom tempo para tentar outra alternativa para resolver o problema, descobri que a causa da falha era pulso negativo fraco causado por um mau contato na tomado do chicote na ECU. Corrigindo este problema com o chicote, o defeito foi solucionado.
Citroën C4 2.0 16V não dava partida no motor
O reparador Pedro Jeronimo esteve com um problema neste veículo e encontrou a solução da falha.
Veículo: Citroën C4 2.0 16V
Defeito: Motor não dá partida
Diagnóstico: O cliente trouxe o veículo a minha oficina apresentando esta falha e alegou que o defeito surgiu após a retirada de um som. Quando conectei o scanner para verificar a causa deste problema, constaram sete códigos de erro. Consegui apagar quatro deles e, depois disso o painel do veículo voltou a acender, onde antes não acendia. Porém, ainda permaneceram os seguintes códigos presentes: 04BA-007, 098A-007 e 098B-007.
Solução: Após conferir as condições dos chicotes do veículo, verifiquei que haviam curtos circuitos em alguns pontos. Corrigindo-os e realizando a readaptação das chaves, o veículo voltou a funcionar normalmente.
GM Corsa 2004 apresentou falhas no motor
O reparador “Lcar” esteve com um problema no veículo e encontrou a solução, compartilhando a dica em nosso fórum.
Veículo: Corsa Sedan 2004 1.0 VHC
Defeito: Corte de rotação e acendimento da luz de avaria
Diagnóstico: O veículo foi encaminhado a mim após ter sido tentado o reparo em outra oficina, onde durante 15 dias não encontraram a causa da falha. Durante os testes, verifiquei que ao acelerá-lo, a rotação era cortada aos 4.000rpm e a lâmpada de avaria acendia. Ao diagnosticar a causa da falha com scanner, constou defeito no sensor de detonação. Conferi ainda a polia antivibratória do virabrequim para saber se esta era a responsável pelo problema, mas ela estava ok. Continuando o procedimento para identificar a causa da falha, percebi que havia uma grande folga na correia de serviços e acreditei que essa fosse a causadora da falha influenciando no sensor de detonação. Troquei então esta por uma menor, mas ao testar o veículo, o defeito persistia.
Solução: Com o motor ligado, decidi desligar o cabo de alimentação do alternador e, dessa forma, o defeito desaparecia, mas quando religava, o defeito retornava. Dessa forma, retireir o alternador para fazer testes e notei que este entrava em curto e enviava sinal errado, alterando o funcionando do veículo. Ao substituí-lo, o defeito foi sanado.
VW Fox 2011 estava com motor morrendo
O reparador ramosautoeletrica esteve com um problema em um veículo e encontrou a solução para este com a ajuda de outros reparadores do nosso fórum.
Veículo: VW Fox 2011 com injeção IAW 4GD
Defeito: Funcionamento irregular do motor
Diagnóstico: Este veículo estava apresentando uma falha curiosa. Parado o motor funcionava normalmente, mas quando andávamos com ele, a luz EPC acendia no painel o motor morria. Quando conferimos a causa dessa falha com um scanner, este apontou código: 17912 referente a vazamento no sistema de admissão. Resetei então a memória de falha, mas quando andava com o carro o defeito reaparecia.
Solução: Com a dica do reparador SF.GORNIM, descobri que a válvula embaixo da admissão estava dando entrada de ar falsa. Removendo esta válvula e realizando nova montagem e refazendo a vedação do local, o defeito foi solucionado.
Mitsubishi Pajero estava apresentando perda de potência
O reparador ramises estava com problemas com este veículo e encontro a solução para o caso.
Veículo: Mitsubishi Pajero 2.5 TGV-i com motor 4D56 2007 Diesel
Defeito: Perda de potência e excesso de emissão de fumaça preta
Diagnóstico: Baseado nestes problemas, passei o scanner no sistema de injeção do veículo e este apresentou o seguinte código de erro: “CONTROLE DE PRESSÃO DO TGV”. Dessa forma, testei a turbina e o próprio variador dela, mas ambos estavam de acordo com o que é especificado pelo fabricante.
Conferi se haviam falhas nos chicotes, como emendas e outras coisas do tipo, mas tudo estava ok.
Solução: Testei os sensores MAP e o sensor de pressão do turbo, mas ambos estavam ok. Assim, conferi se havia continuidade dos fios até o módulo HPE, e tudo estava em ordem. Porém, após este, haviam irregularidades nos sinais. Removi então este módulo e funcionei o motor sem ele. Dessa forma o defeito desapareceu. Assim, substitui esse módulo por um novo e o defeito foi solucionado.
Citroën Xsara Picasso 2.0 16V 2004 apresentava falha na aceleração
O reparador Junior Ritter estava com este veículo em sua oficina e compartilhou em nosso fórum a falha que este estava apresentando
Veículo: Citroën Xsara Picasso 2.0 16V 2004
Defeito: Motor falhando
Diagnóstico: Conectei um scanner no sistema de injeção do veículo para descobrir se havia algum código de erro relacionado à falha existente, e este acusou o P0170 referente a regulação da injeção do bloco 1 defeituosa. Medi então a pressão da bomba de combustível e constatei que ela estava fraca. Após substituí-la, o motor parou de falhar. Apaguei então a memória de falha do veículo, porém depois de um tempo com o motor funcionando, o defeito reaparecia, onde a sonda lambda indicava mistura rica em marcha lenta e em carga parcial variava entre pobre e rica, normalmente. Substitui então a sonda, limpei os bicos e conferi as condições dos sensores, a compressão dos cilindros e a pressão da linha de combustível, onde tudo ficou ok, mas mesmo assim o defeito persistia.
Solução: Decidi então realizar uma descarbonização pressurizada no motor e o defeito foi solucionado.