Jornal Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Treinamentos
Vídeos
Jornal
Para indústrias
EntrarEntrarCadastre-se
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias

Fórum

Página InicialTópicos Encerrados

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Comunidades Oficiais
WhatsApp
Jornal Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

E-mail de contato: [email protected]

Atalhos

NotíciasComunidade

Outros Assuntos

Oficina Brasil EducaMarcas na OficinaImagem das Montadoras

Fórum Oficina Brasil

Conheça o FórumAssine o Fórum Oficina Brasil

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Direto do Fórum
  4. /
  5. Logan 2018 não aciona bomba de direção

Logan 2018 não aciona bomba de direção

O veículo da Renault, modelo Logan 2018, equipado com direção eletro-hidráulica, chegou à oficina apresentando direção dura

Da Redação
07 de abril de 2020

O reparador logo de cara lembrou de seus colegas do Fórum de Reparadores e decidiu pedir que alguém lhe fornecesse o esquema elétrico do sistema desse veículo para que pudesse auxiliá-lo com esse carro.

Diagnóstico

Ao ler o relato do reparador, um companheiro de profissão questionou se o reparador chegou a passar o scanner no veículo e se existiam códigos de falha no sistema, em seguida comentou que procurou em seus arquivos, mas não possuía o esquema elétrico do sistema de direção desse veículo.

Em seguida, o reparador respondeu que o scanner não conseguia estabelecer conexão com o módulo de direção, mas com os demais módulos se conectava normalmente e por esse motivo estava pedindo o esquema elétrico da direção. O reparador ainda complementou dizendo que conferiu os fusíveis e todos se encontravam em perfeito estado.

O companheiro logo retornou a auxiliar o reparador e respondeu que se o scanner não acessa apenas esse módulo específico, o problema pode ser falta de alimentação do módulo ou defeito no componente e ainda disse já ter pegado uma falha dessas em um veículo de outra marca, em que o defeito era causado por um fusível queimado.

Um outro colega de fórum relatou já ter pego um problema semelhante, em que o veículo havia sofrido uma colisão e após a troca da eletrobomba ao ligar o veículo a direção ficava normal mas em seguida apresentava um barulho e se tornava dura, o colega finalizou dizendo que só conseguiu resolver o problema na direção com o auxílio da concessionária, pois devido à colisão foi necessária a reprogramação do módulo de direção.

Após o reparador responder que o veículo em questão também havia sofrido uma colisão, mas que a bomba da direção não funcionava em nenhum momento, outros dois companheiros do Fórum apareceram para auxiliar o reparador, um recomendou que fosse levado até uma concessionária para realizar o aprendizado do módulo de direção, enquanto o outro sugeriu que mesmo sem o esquema elétrico, o reparador verificasse a alimentação do módulo, já que eram poucos os fios que se conectavam a esse componente.

Solução

Ainda no tópico, o reparador retornou alguns dias depois para informar seus companheiros de profissão que realizou um teste no chicote elétrico do módulo, e constatou que em um dos conectores chegava sinal positivo e negativo normalmente, enquanto no outro conector, 01 fio era ligado diretamente a luz de bateria enquanto os outros 02 fios eram referentes à rede can.

Devido ao seu scaner não estar conectando com a bomba eletro-hidráulica, o reparador desconfiou que o defeito seria a própria bomba de direção e aconselhou ao proprietário a levar o veículo em uma concessionária da rede autorizada, já que o veículo ainda se encontrava em garantia da Renault.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Direto do Fórum
Direto do Fórum
Estouros no coletor do Polo 1.6: mistura rica, problema escondido
Direto do Fórum
Direto do Fórum
Renegade diesel ferve na estrada: até sem válvula termostática
Direto do Fórum
Direto do Fórum
Corsa Classic pós-retífica: motor montado, mas sem força