Direction Conecta
Logo Subs Conecta
Conecta 2025: o grande evento de inovação e tecnologia para reparadores é aqui.
Explosão Conecta
WhatsApp
Jornal Oficina Brasil

Jornal Oficina Brasil é reconhecido como o maior veículo de comunicação com conteúdos técnicos, dicas e fórum de discussão para oficina mecânica.

E-mail de contato: [email protected]

Atalhos

NotíciasComunidade

Outros Assuntos

RotaMarcas na OficinaImagem das Montadoras

Fórum Oficina Brasil

Conheça o FórumAssine o Fórum Oficina Brasil

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
Jornal Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Treinamentos
Para indústrias
Vídeos
Conecta 2025
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias

Fórum

Página InicialTópicos Encerrados

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Comunidades Oficiais
  1. Home
  2. /
  3. Direto do Fórum
  4. /
  5. Hyundai HB20 corte na aceleração em primeira marcha

Hyundai HB20 corte na aceleração em primeira marcha


O hatch da montadora sul coreana, equipado com o motor Kappa de 80cv quando abastecido, com etanol apresenta corte na aceleração em primeira marcha.

Da redação
29 de junho de 2024

DIAGNÓSTICO

O carro chegou na oficina apresentando um sintoma de corte na aceleração durante a primeira marcha, porém esse corte não é observado em outras marchas. 

No entanto, ao realizar a leitura no scanner, não são identificados códigos de falha relevantes. 

O reparador realizou a limpeza do corpo de borboleta e fez a aprendizagem através do scanner, porém, o sintoma persistia.

Diante dessa situação o reparador buscou ajuda no Forum OB para tentar solucionar o caso.

• A primeira orientação indicou a aplicação de um teste no sensor MAP (Manifold Absolute Pressure) para monitorar os valores atuais durante o momento de ocorrência do corte na aceleração, com o objetivo de identificar quaisquer parâmetros que possam estar divergentes do esperado.

• Proceder à observação dos valores disponibilizados pelo scanner, relativos aos sistemas de injeção e ignição, com o propósito de efetuar uma análise aprofundada do comportamento desses sistemas durante o episódio de corte na aceleração.

• Conduzir uma análise minuciosa dos sistemas de injeção e ignição, visando detectar e avaliar possíveis anomalias que possam estar contribuindo para o surgimento do problema em questão.

Com base nessas sugestões, o reparador iniciou novos testes no veículo, e deu uma atenção especial aos parâmetros do funcionamento do motor durante a falha, conforme foi indicado. 

SOLUÇÃO

Após uma investigação aprofundada dos parâmetros de funcionamento, foi constatado que o problema residia no corpo de borboleta do sistema. 

Mais especificamente, o drive do corpo de borboleta apresentava defeito, o qual foi identificado como resultado da bateria do veículo estar com uma tensão inadequada.

O valor medido na bateria revelou uma leitura de 12,9 volts, em oposição à carga nominal correta. 

É plausível que algum pico de tensão tenha afetado negativamente esse componente, resultando na ocorrência da falha identificada.

Após realizar os devidos reparos, o reparador retornou ao fórum para agradecer as sugestões fornecidas pelos colegas, as quais foram de suma importância para a solução do problema. 

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Direto do Fórum
Direto do Fórum
Chevrolet Onix falha na partida após retífica do motor
Direto do Fórum
Direto do Fórum
Problema de partida na Ford Ranger 3.2 Diesel
Direto do Fórum
Direto do Fórum
Fiat Strada com Código de Falha P1225