Jornal Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Treinamentos
Vídeos
Jornal
Para indústrias
EntrarEntrarCadastre-se
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias

Fórum

Página InicialTópicos Encerrados

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Comunidades Oficiais
WhatsApp
Jornal Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

E-mail de contato: [email protected]

Atalhos

NotíciasComunidade

Outros Assuntos

Oficina Brasil EducaMarcas na OficinaImagem das Montadoras

Fórum Oficina Brasil

Conheça o FórumAssine o Fórum Oficina Brasil

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Direto do Fórum
  4. /
  5. Honda Civic não funciona e não conecta scanner

Honda Civic não funciona e não conecta scanner

O veículo, ano 2008, chegou à oficina não funcionando e sem acender as luzes de bateria e óleo e não marcando a temperatura do motor no painel de instrumentos

Da Redação
19 de março de 2021

Após iniciar o diagnóstico, o reparador tentou conectar o scanner no módulo do veículo, mas o aparelho não conseguia acessar o sistema. Nas tentativas de ligar o veículo notou que, quando se tentava dar a partida no motor, a bomba da de combustível não acionava.

Diagnóstico

O proprietário informou que possuía um mini scanner sem fio, e que quando conectado o aparelho, o veículo funcionava normalmente. Após conversar com o cliente, o reparador começou a pesquisar conteúdos técnicos mais específicos sobre o modelo do veículo e chegou ao pino A6 do módulo de injeção, que alimenta o relé principal, e constatou que o módulo não estava enviando alimentação para o relé.

Sem saber como proceder no caso, decidiu recorrer a seus colegas reparadores do Fórum, relatando todo o caso.

Lendo todo o relato de seu companheiro de profissão, um reparador cadastrado respondeu que o veículo deve possuir algum problema de aterramento e que deveriam ser verificados os fusíveis.

Outro reparador recomendou utilizar o esquema elétrico do carro para verificar os aterramentos e cabos e complementou sugerindo que fosse feito um “jump” no relé principal para verificar se o componente estava funcionando corretamente.

Ainda no Fórum de Reparadores, um terceiro usuário lembrou de outro tópico onde o reparador relatou um fusível queimado no aparelho de som do carro que causava o mesmo problema relatado pelo colega, e que o reparador resolveu o problema seguindo o fio do próprio conector OBD.

O reparador ainda complementou questionando se o veículo possuía algum acessório instalado, e que fosse verificada a instalação do equipamento caso a resposta fosse positiva.

Novamente conversando com o proprietário do veículo, o cliente relatou que o defeito surgiu após ser realizado um serviço no cabeçote do motor.

Com essa nova informação, o reparador conseguiu focar em uma área menor do veículo para buscar o problema e começou a verificar os periféricos do motor.

Solução

Enquanto procurava a fonte do problema no motor, o reparador constatou que atrás do cabeçote havia uma carenagem plástica que possuía um aterramento preso a um dos furos do cabeçote e que o parafuso ligado a essa terra encontrava-se sem aperto.

Dias depois o reparador voltou ao tópico para dar uma resposta final aos seus tão ativos companheiros de profissão, e relatou que o veículo funcionava com o mini scanner do proprietário, pois o aparelho funcionava como terra, suprindo a falta de aterramento do parafuso que estava frouxo.

 

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Direto do Fórum
Direto do Fórum
Estouros no coletor do Polo 1.6: mistura rica, problema escondido
Direto do Fórum
Direto do Fórum
Renegade diesel ferve na estrada: até sem válvula termostática
Direto do Fórum
Direto do Fórum
Corsa Classic pós-retífica: motor montado, mas sem força