Notícias
Vídeos

Gol 1.6 2014 com falha P-0301 intermitente e persistente


eículo apresentava falha intermitente, sempre no primeiro cilindro. Reparador identificou velas gastas, mas não ao ponto de provocar cortes (de ignição) no cilindro em marcha lenta ou em carga

Por: Da Redação - 25 de março de 2017

Defeito: Veículo apresentava falha intermitente, sempre no primeiro cilindro. Reparador identificou velas gastas, mas não ao ponto de provocar cortes (de ignição) no cilindro em marcha lenta ou em carga. Por precaução, substituiu o jogo de velas, conferiu todos os parâmetros de injeção e ignição e liberou o carro, mas alertou o cliente de que o problema poderia retornar, pois era uma falha intermitente, e ele não estava convencido de que as velas eram a causa.

Diagnóstico: Cliente rodou por mais de 30 dias sem problemas, mas conforme previsto pelo reparador, a luz de anomalia da injeção voltou a acender. O defeito era o mesmo, no primeiro cilindro e com o mesmo código de falha P-0301 registrado, e nessa condição, o primeiro cilindro ficava inoperante, embora tenha pulsação no injetor e centelha até a vela, e ao desligar e religar o motor, tudo voltava à normalidade, mas após algum tempo, a falha reaparecia. Praticamente todos os testes e diagnósticos possíveis foram efetuados, com os componentes de injeção e ignição, mas nenhuma anomalia foi detectada. Mesmo invertendo a posição de velas e injetores, o problema continuava no cilindro 1. Na parte mecânica, reparador verificou cuidadosamente a compressão, estanqueidade, vedação de válvulas no cabeçote, possível entrada falsa de ar no coletor, catalisador e sincronismo do motor, mas até então, nada apontava para a solução do caso.

Solução: Finalmente, ao remover o coletor de admissão para inspeção, reparador notou que havia um pequeno acúmulo de carbonização na região do primeiro cilindro. Após a limpeza, substituição das vedações, reinstalação do componente e ‘reset’ da memória, o sistema voltou à normalidade, e a falha persistente foi definitivamente eliminada.