Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Vídeos
Treinamentos
Jornal
Para indústrias
Quem Somos
EntrarEntrarCadastre-se
Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias
Fórum

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Banner WhatsApp
Comunidades Oficiais
WhatsApp

Oficina Brasil

NotíciasComunidadeFórum

Oficina Brasil Educa

Treinamentos

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Direto do Fórum
  4. /
  5. GM Corsa 2008 falhando

GM Corsa 2008 falhando

O hatchback da montadora norte-americana foi encaminhado à oficina, pois o proprietário alegava que o veículo estava falhando muito

Da Redação
10 de março de 2021

DIAGNÓSTICO:

Ao se deparar com o caso, o reparador sabia que deveria conseguir mais informações a fim de identificar de forma rápida e assertiva a causa da falha. Assim, perguntou ao cliente sobre os últimos serviços realizados no veículo, ao que o proprietário lhe respondeu prontamente, informando que havia feito um serviço no cabeçote e que após este, o motor começou a falhar comprometendo totalmente a dirigibilidade do veículo.

Após ouvir estas valiosas informações o reparador partiu para a realização de seu plano de ação contendo o descritivo dos testes que seriam realizados, bem como a sequência correta com o intuito de não esquecer de analisar nenhum componente que poderia estar causando a anomalia.

O primeiro passo de seu planejamento era a utilização do scanner utilizando o menu teste de atuadores, que neste caso específico, seriam os injetores. 

Acessou o menu “corte dos injetores” presente na ferramenta de diagnóstico e iniciou a verificação, e para sua surpresa ao executar o desligamento do bico injetor do terceiro cilindro, o motor não apresentou nenhuma queda em sua rotação. 

Dessa forma, concluiu que o problema relatado pelo cliente estava localizado neste cilindro, o que o levou para o próximo passo em seu plano de ação.

Na sequência, estava escrito em seu bloco de notas o teste de compressão dos cilindros, realizado o teste em cada um dos quatro cilindros, confirmou que o 3º cilindro apresentava menor compressão. 

Utilizando-se de sua experiência sabia que esta baixa compressão estava relacionada a um procedimento errado durante a montagem do cabeçote realizado no serviço anterior.

SOLUÇÃO:

Após a realização dos testes e aplicando todo o seu conhecimento sobre os principais defeitos que ocorrem nesse modelo de veículo, removeu a tampa de válvulas e realizou uma análise visual do comando de válvulas e balancins. 

Rapidamente visualizou o balancim de uma das válvulas de admissão fora de seu alojamento, provavelmente caiu durante a montagem da “gaiola” do comando de válvulas. Ao recolocar o balancim e fixar o comando de forma correta instalando a “gaiola” com todo cuidado e critério, funcionou o veículo, fez o teste de rodagem confirmando que o veículo estava em perfeito funcionamento. 

O reparador, com este caso solucionado, decidiu compartilhar com os colegas do fórum Oficina Brasil com o intuito de ajudar os colegas caso se deparem com alguma situação similar. 

Todos que leram o caso agradeceram o técnico pelo compartilhamento e que seria de grande utilidade ao realizar serviços de cabeçote neste veículo.

Acessar Manuais Técnicos
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Direto do Fórum
Direto do Fórum
Estouros no coletor do Polo 1.6: mistura rica, problema escondido
Direto do Fórum
Direto do Fórum
Renegade diesel ferve na estrada: até sem válvula termostática
Direto do Fórum
Direto do Fórum
Corsa Classic pós-retífica: motor montado, mas sem força