Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Vídeos
Treinamentos
Jornal
Para indústrias
Quem Somos
EntrarEntrarCadastre-se
Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias
Fórum

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Banner WhatsApp
Comunidades Oficiais
WhatsApp

Oficina Brasil

NotíciasComunidadeFórum

Oficina Brasil Educa

Treinamentos

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Direto do Fórum
  4. /
  5. Ford Ranger 2013 com o seletor de tração travado

Ford Ranger 2013 com o seletor de tração travado

A camionete média da montadora americana, equipada com o motor Duratorq 3.2 20v Turbo Diesel de 200cv, chegou à oficina com a reclamação do seletor de tração estar travado na posição de marcha reduzida

Da Redação
20 de setembro de 2022

DIAGNÓSTICO: Diante da situação o reparador sabia que este problema iria exigir tanto o conhecimento do sistema de transmissão, quanto uma análise minuciosa de todo o sistema responsável pelo acionamento da mudança de tração. Desta forma, ao pesquisar mais a fundo o sistema, identificou que que esta camionete realiza a mudança da tração através de um motor elétrico.

Imediatamente o reparador iniciou seu plano de ação com a sequência de testes que iria realizar, para resolver a anomalia da forma mais rápida e assertiva possível.

A primeira análise foi realizada com a ajuda de um multímetro, a fim de verificar se o motor de acionamento estava recebendo corrente elétrica, realizou os testes com todo critério e concluiu que estava tudo conforme preconizado pelo fabricante.

Dando sequência ao seu plano de ação, o reparador testou o restante do circuito elétrico, verificando que fusíveis e relês estavam em ordem, entretanto, durante as medições atentou-se para o fato de que a central estava aterrando um relê com sinal negativo, e a medição da tensão era de 2,5v. 

Sem mais ideias de como proceder, mas com a convicção de que o defeito estava no circuito elétrico do acionamento da tração, o reparador iniciou um Tópico no Fórum Oficina Brasil, detalhando o defeito em que estava trabalhando.

O primeiro colega do fórum a deixar sua contribuição chamou a atenção para o fato de que se esse veículo utilizar câmbio manual atentar-se para o teste do sensor do pedal de embreagem.

O segundo colega do setor sugeriu que o reparador verificasse se todas as condições necessárias foram atingidas para que ocorra a mudança de seleção de tração, pois caso isso não ocorra jamais vai acontecer a mudança na caixa de transferência.

SOLUÇÃO: Após ler as dicas e sugestões dos colegas o reparador fez uma nova verificação dos relés envolvidos e constatou que ocorreu uma mudança de posições entre os relés de 4 e 5 pinos, ou seja, o local reservado para o de 4 pinos estava inserido o de 5 pinos e o local destinado ao relé de 5 pinos por sua vez, estava instalando o relé de 4 pinos. Informou ainda que se esta situação permanecesse poderia queimar o motor elétrico.

Ao colocar os relés em seus respectivos locais, o seletor de tração da caixa de transferência voltou a operar normalmente.  

Agradeceu a todos que contribuíram e finalizou o tópico do fórum. 

Acessar Manuais Técnicos
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Direto do Fórum
Direto do Fórum
Estouros no coletor do Polo 1.6: mistura rica, problema escondido
Direto do Fórum
Direto do Fórum
Renegade diesel ferve na estrada: até sem válvula termostática
Direto do Fórum
Direto do Fórum
Corsa Classic pós-retífica: motor montado, mas sem força