Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Vídeos
Treinamentos
Jornal
Para indústrias
Quem Somos
EntrarEntrarCadastre-se
Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias
Fórum

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Banner WhatsApp
Comunidades Oficiais
WhatsApp

Oficina Brasil

NotíciasComunidadeFórum

Oficina Brasil Educa

Treinamentos

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Direto do Fórum
  4. /
  5. Ford Focus 2012 falha na sonda lambda

Ford Focus 2012 falha na sonda lambda

Saiba como solucionar o problema do Focus

Da Redação
04 de julho de 2017

Ford Focus 2012

Defeito: Focus ano 2012 com motor Sigma 1.6 16 válvulas com a luz da injeção acesa indicando falha na sonda lambda sensor Nº1, que é a sonda que fica antes do catalisador.

Diagnóstico: Quando o carro é ligado e o motor ainda está na fase fria, a sonda lambda começa a funcionar mas depois que aquece ela fica travada em 459 milivolts e o motor começa falhar quando acelera. Na tentativa de resolver o problema, a sonda foi trocada por outra da marca NTK mas o defeito continuava presente.

Por sugestão dos colegas do Fórum foi solicitado que verificasse todo sistema de injeção para encontrar outras causas que poderiam estar gerando o defeito e também não esquecer de verificar a qualidade do combustível. Podemos verificar que a turma está ligeira com o combustível.

Quando surgem códigos de falhas indicando a sonda lambda, é comum buscar a causa em outros componentes porque a sonda sofre todo tipo de avarias provocado pelo sistema de ignição, injeção, escapamento, entrada de ar e para afirmar que o defeito está realmente na sonda é preciso ter todas as confirmações de que o defeito está nela para tomar a decisão de trocar.

Solução: na mecânica ninguém trabalha sem um martelo por perto e na elétrica e eletrônica o multímetro é o melhor companheiro para ajudar encontrar os defeitos. Utilizando esta ferramenta (não é o martelo) foi possível verificar que faltava o negativo no fio cinza da sonda e este negativo vem do módulo da injeção.

Para comprovar o defeito, foi introduzido um negativo direto da estrutura do carro ao fio cinza da sonda e ela voltou a funcionar. Isso indica que o defeito poderia estar nos fios do chicote ou no módulo da injeção.

O módulo foi enviado para um especialista e foi constatado que estava com defeito provocando o corte de envio do negativo para a sonda lambda.

Acessar Manuais Técnicos
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Direto do Fórum
Direto do Fórum
Estouros no coletor do Polo 1.6: mistura rica, problema escondido
Direto do Fórum
Direto do Fórum
Renegade diesel ferve na estrada: até sem válvula termostática
Direto do Fórum
Direto do Fórum
Corsa Classic pós-retífica: motor montado, mas sem força