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DIAGNÓSTICO: Devido às características da falha, o reparador desconfiou do sistema de ignição, substituindo cabos, velas, bobina, conferindo o ponto de ignição, pressão e vazão de combustível, tudo estava normal. Mas com a informação de que a falha começou após a troca do cabeçote, realizou um teste de vazão e compressão do motor, e observou que os cilindros 1 e 2 estavam abaixo do ideal.
Prontamente o reparador substituiu este cabeçote defeituoso, porém a falha persistiu, repetiu os testes realizados anteriormente, comparou os parâmetros do scanner deste carro com outro semelhante, tudo parecia em ordem, porém o motor seguia cortando a ignição.
Sem mais ideias de como proceder, o reparador acessou o Fórum Oficina Brasil. Ao abrir o tópico no fórum, explicou os detalhes do caso quanto a características da falhas bem como os testes que já havia realizado.
O primeiro técnico perguntou ao reparador se o motor estava falhando de forma intermitente ou a falha era constante, bem como se o reparador conseguia identificar qual cilindro estava falhando e complementou solicitando mais informações acerca do sensor de temperatura, compressão do motor, se a luz de injeção acendia ou se havia alguma avaria na unidade de controle do motor.
Ao ler as perguntas o reparador prontamente respondeu, informando que tudo estava em conformidade com as especificações, e sem luz de injeção acessa no painel, nenhum cilindro falhando em especial.
O segundo colega do fórum por sua vez chamou atenção para o reparador verificar a qualidade do serviço no cabeçote e confirmar se a aplicação desde estava correta, bem como verificar assentamento de válvula e comando de válvula.
O reparador respondeu rapidamente afirmando que havia pedido outro cabeçote para teste.
O terceiro colega a deixar sua contribuição afirmou que é fundamental verificar a estanqueidade dos injetores pois está cada vez mais presente peças novas com defeito.
E concluiu, indicando a aplicação do osciloscópio e transdutor de vácuo, bem como a verificação do sincronismo virtual, e finalizou perguntando se o cabeçote havia sido reparado.
O reparador ao ler a ajuda do colega do fórum respondeu que havia trocado o cabeçote, e mesmo assim o defeito continuava, conferiu a pressão do coletor que estava com 289bar, avanço de ignição em 34° e pressão combustível em 2.3 bar na marcha lenta.
O quarto colega a tentar ajudar destacou a baixa pressão de combustível e perguntou se o reparador havia testado a pressão de combustível com o carro em movimento.
Outro profissional perguntou ao reparador se não gerava códigos de falha, se ele conseguia avaliar vazão dos cilindros e da bomba de combustível, qual o estado dos injetores, a qualidade do combustível e por fim se as peças substituídas são de qualidade e correta aplicação desse modelo.
O reparador rapidamente respondeu que a pressão e vazão de cilindro estavam corretas, e que a pressão e vazão de bomba também estavam dentro dos parâmetros, e não gerava código de falhas.
SOLUÇÃO: Após ler todas as dicas e sugestões o reparador conseguiu resolver o problema, informou aos amigos do grupo que o primeiro cabeçote estava com falha de vedação nos cilindros 2 e 3, e o segundo cabeçote instalado tinha problema no comando de válvulas, bem como a trava da polia dentada estava frouxa, com isso atrasou o ponto do carro, normalizou o tempo de injeção e parou a falha.
Agradeceu a todos os colegas que contribuíram e finalizou o tópico como resolvido.