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O reparador, diante da situação, sabia que teria que realizar antes de tudo um bom planejamento com o passo a passo dos testes que iria realizar para identificar a causa da falha do veículo.
Desta forma, anotou a sequência dos testes e sem perda de tempo partiu para o veículo com confiança.
Seguindo rigorosamente seu plano de ação, o reparador iniciou seus testes com a análise de possíveis DTCs gravadas na memória da ECU, porém não encontrou nenhuma falha.
Partindo para os componentes responsáveis pela partida e funcionamento do motor, verificou a bateria, sensor de rpm, pressão de baixa da bomba de combustível elétrica, e a tela da entrada da bomba de combustível de alta pressão, todos funcionando perfeitamente.
Em seguida, o profissional retirou a válvula que regula a pressão da bomba de alta, verificando que estava atracando e limpa, e em teste de partida via scanner, constatou que havia 300 bar de pressão de combustível no common rail.
Visto que tudo no veículo parecia em ordem, e sem mais ideias de como proceder, o reparador acessou o Fórum Oficina Brasil, um espaço dedicado ao compartilhamento de informações entre os técnicos automotivos, para compartilhar este caso com os colegas de profissão, e juntos chegarem à solução do defeito.
Ao apresentar o problema com detalhes sobre os sintomas, bem como os testes e serviços que já havia realizado, não demorou muito para as primeiras contribuições aparecerem com o intuito de auxiliar o colega a chegar à solução do defeito.
O primeiro reparador a se pronunciar indagou se não tinha mesmo nenhuma luz de advertência acesa no painel de instrumentos, se o reparador observou se existia pulso nos bicos injetores, bem como se o técnico havia conferido o sincronismo do motor.
Sugeriu ao técnico que experimentasse remover a borboleta da admissão e aplicar spray direto no coletor, afirmando que o motor tinha que funcionar, caso contrário existia defeito mecânico.
O reparador, ao ler as perguntas e sugestões do colega do fórum, respondeu prontamente afirmando que não havia avarias no painel. E que até aquele momento, havia descoberto erro de aplicação de bateria, muita sujeira no coletor no sistema EGR.
Afirmou ainda que ao aplicar spray como sugerido o motor quase entra em funcionamento.
E finalizou afirmando que com uma boa descarbonização e regeneração do filtro de partículas o motor deveria entrar em funcionamento.
Em pouco tempo o reparador retornou aos colegas do fórum afirmando que o veículo entrou em funcionamento, e que provavelmente o defeito estava relacionado a falha no sistema de recirculação dos gases de escape EGR.
Após confirmar o bom funcionamento do veículo, o reparador explicou que o defeito estava realmente relacionado à válvula de recirculação dos gases de escape (EGR), explicando que ela estava trocando gases no momento errado e por isso retornando os gases de escape, e observou que havia muita carbonização acumulada no coletor de admissão.
Finalizou informando que o filtro de partículas estava com índice de fuligem alto, acima de 70%, e iria seguir para descontaminação do sistema e finalizar o serviço.