Direction Conecta
Logo Subs Conecta
Conecta 2025: o grande evento de inovação e tecnologia para reparadores é aqui.
Explosão Conecta
WhatsApp
Jornal Oficina Brasil

Jornal Oficina Brasil é reconhecido como o maior veículo de comunicação com conteúdos técnicos, dicas e fórum de discussão para oficina mecânica.

E-mail de contato: [email protected]

Atalhos

NotíciasComunidade

Outros Assuntos

RotaMarcas na OficinaImagem das Montadoras

Fórum Oficina Brasil

Conheça o FórumAssine o Fórum Oficina Brasil

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
Jornal Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Treinamentos
Para indústrias
Vídeos
Conecta 2025
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias

Fórum

Página InicialTópicos Encerrados

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Comunidades Oficiais
  1. Home
  2. /
  3. Direto do Fórum
  4. /
  5. Fiat Toro 1.8 Flex com pressão de óleo baixa

Fiat Toro 1.8 Flex com pressão de óleo baixa


A Camionete da marca italiana, equipada com motor EtorQ Evo 1.8 16v Flex, chegou à oficina com defeito no motor, foi constatado com a desmontagem do mesmo que a canaleta de um dos pistões estava quebrada

Da Redação
11 de novembro de 2021

DIAGNÓSTICO:  O reparador tinha consciência que teria que fazer uma inspeção detalhada dos componentes mecânicos desse motor, a fim de identificar a causa da falha do veículo.

Desta forma, o profissional realizou todo o procedimento de desmontagem do motor, e encaminhou suas peças para uma retífica de confiança, quando retornou já retificado, realizou a montagem dentro dos padrões determinados pela fabricante, mas percebeu que os tuchos de válvulas, que são hidráulicos, não carregavam, testou a pressão do óleo e verificou que estava abaixo do determinado pelo fabricante.

Como havia realizado todo o procedimento de forma correta, e a bomba de óleo estava em perfeito funcionamento, o reparador resolveu acessar o Fórum Oficina Brasil. Tomando o cuidado de passar o máximo de informações acerca do caso, quanto aos sintomas e testes já realizados, o reparador em pouco tempo, começou a receber as primeiras dicas e sugestões, que o ajudariam de sobremaneira na resolução deste caso.  

O primeiro colega a responder chamou a atenção para o fato que estes novos motores automotivos, se não for feito uma retificação de qualidade seguindo as medidas exatas do motor de acordo com a fabricante, pois qualquer diferença pode alterar a pressão do óleo. O reparador sugeriu também que o verificasse qualidade do óleo de motor e filtro de óleo.

Ao ler a dica e sugestão do colega o reparador afirmou que cabeçote foi trocado, e parte de retífica apenas em cilindro, e que o virabrequim estava original.

O segundo colega do fórum indagou se o reparador havia testado os jetcooler e se não ficaram abertos direto.

O reparador respondeu prontamente que todos os jetcooler haviam sido revisados na retífica.

Um quarto colega do fórum perguntou se o cabeçote e a junta são o de correta aplicação pra esse motor, pois existem variações nesses motores E-Torq EVO.

O reparador ao ler a pergunta respondeu prontamente que havia comprado uma junta de cabeçote da FIAT com a mesma numeração da original do carro, e que iria montar a junta na tentativa de resolver de forma definitiva o problema do veículo.

SOLUÇÃO

Após pedir a junta da FIAT, o reparador removeu o cabeçote novamente, e ao analisar o cabeçote do carro com o cabeçote antigo que estava com baixa pressão de óleo, encontrou o defeito. Explicou aos colegas do fórum que a retífica montou os comando de válvulas invertido, obstruindo os furos de lubrificação que tem no eixo. Ao corrigir o erro da retífica o veículo voltou a apresentar pressão de óleo dentro do especificado pelo fabricante. 

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Direto do Fórum
Direto do Fórum
Jetta entra em funcionamento e depois desliga - erro presente de imobilizador
Direto do Fórum
Direto do Fórum
Problema de partida na Ford Ranger 3.2 Diesel
Direto do Fórum
Direto do Fórum
Chevrolet Onix falha na partida após retífica do motor