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Fiat Strada 1.4L 2018 apresentando falha intermitente


O utilitário leve da montadora Italiana, a Strada, chegou à oficina apresentando um problema intermitente. O veículo eventualmente falha em dois cilindros e acende a luz de injeção

Por: Da Redação - 03 de dezembro de 2020

DIAGNÓSTICO

O técnico, ao receber o veículo em sua oficina, iniciou o procedimento realizando a entrevista consultiva e descobriu que o veículo já havia passado por outra oficina, onde realizaram várias análises, entretanto, não conseguiram realizar o diagnóstico. Seu próximo passo foi a criação de seu plano de ação, ou seja, o passo a passo que deveria realizar para encontrar a causa da falha do veículo. 

O primeiro item de sua lista de verificação consistia na verificação via scanner da presença de algum código de falhas na memória da central de comando do motor. Instalado o equipamento e acessando seu menu específico para esta verificação, constatou que o código P0351, referente ao mau funcionamento do circuito primário ou secundário da bobina de ignição, estava com o status PRESENTE, ou seja, era uma falha que estava ativa naquele momento. 

Com essa valiosa informação, o reparador substituiu cabos de velas, velas e bobina (original) bem como realizou a análise do chicote elétrico que liga a bobina até o módulo de injeção, porém mesmo depois de todas estas intervenções, o veículo persistia com a mesma falha. 

Sabendo que o problema estava ligado a problemas no sistema de ignição e como já havia trocado todos os componentes desse sistema, decidiu pedir ajuda aos colegas reparadores. Ao relatar em detalhes toda a situação, desde as informações prestadas pelo cliente como os testes e os serviços já realizados, aguardou o retorno dos reparadores, que como de costume são sempre solícitos, rápidos e assertivos em suas dicas e sugestões.

Um colega que já havia passado por uma situação similar, sugeriu a verificação do aterramento na tampa de válvulas próximo ao injetor do quarto cilindro, e reforçando a primeira dica aconselhou a remoção da central eletrônica de comando do motor para teste em bancada, pois o driver responsável pelo acionamento da bobina poderia estar com defeito.

Outro reparador deixou como dica a análise da pressão e vazão do cilindro, pois destacou que falhas de pressão e vazão ocasionam um corte do acionamento dos bicos injetores e bobina de ignição por parte da central de injeção como estratégia. 
Seguindo com as contribuições dos reparadores do fórum, um outro colega de profissão sugeriu que o técnico desligasse a sonda pós-catalisador, pois já tinha passado por situação muito parecida e que teria sido isso a causa. 

E, por fim, a última dica dada a sua problemática, era o conserto dos drivers da central de injeção, pois o reparador evidenciou que havia recebido um veículo com esse mesmo problema e que teria sido essa a causa da anomalia.

SOLUÇÃO

Após ver com atenção as dicas dos colegas, e concluir que a grande maioria lhe indicava o teste da central de comando do motor, decidiu que removeria a central e enviaria para testes, e assim o fez, e para sua satisfação, no teste em bancada foi confirmada a falha nos drivers da central, ocasionado por velas e cabos ruins. Substituiu os drivers que estavam com defeito, instalou a central no veículo e o mesmo voltou a funcionar perfeitamente.