Notícias
Vídeos
Fórum
Assine
De acordo com o reparador ambas as sondas estavam trabalhando em linha reta no osciloscópio e ao remover os componentes, constatou que a sonda que fica depois do catalisador estava com os fios cortados enquanto a sonda antes do catalisador estava íntegra, mas ao substituir a sonda com defeito e testar o veículo, ambas as sondas continuaram operando com a leitura em linha reta.
Continuando o diagnóstico, o reparador constatou que nas sondas estava chegando apenas 02 volts quando deveria chegar no mínimo 12 volts e ao relatar para seus companheiros do Fórum, questionou se esse sistema não seria de sinal PWM.
O reparador ainda realizou testes nos atuadores através do scanner e todos funcionaram normalmente, em seguida desligou a ECU e realizou o teste do chicote utilizando caneta de prova e nenhum dos fios estava quebrado ou em curto.
Em seu relato no Fórum, além de descrever as medições realizadas e a situação atual que se encontrava com esse veículo, o reparador informou os códigos que eram apresentados no scanner, sendo eles P0135 (Circuito do Aquecedor Sonda Lambda –
Antes do Catalisador – Abaixo do Limite), P0141 (Circuito do Aquecedor Sonda Lambda – Depois do Catalisador – Abaixo do Limite) e P0443 (Sistema da Válvula de Purga do Canister – Nenhum Sinal).
Ao ler o relato do reparador, um companheiro de profissão respondeu que, se as sondas eram novas e os chicotes e aterramentos estavam bons, então deveria ser testada a ECU, enquanto outro recomendou que o reparador conferisse se não havia algum alarme ou relé instalados na linha, que viesse a causar essa falha.
Um terceiro colega de Fórum questionou a correta aplicação das peças trocadas e recomendou verificar se não existia algum acessório instalado na linha do circuito de aquecimento das sondas.
Alguns outros colegas também deram algumas ideias para ajudar no caso, mas logo em seguida o reparador retornou ao tópico para dar uma resolução ao caso relatado.
O reparador afirmou que seguindo as dicas dos companheiros e realizando alguns outros testes não conseguiu resolver a falha, mas no dia seguinte lembrou que ao realizar a troca da sonda pós-catalisador encontrou dificuldades, pois a descarga do escapamento estava deslocada devido a uma batida que sofreu em outro momento e que mesmo com protetor de cárter, acabou danificando a sonda e cortando seu chicote de maneira quase imperceptível.
Com os fios da sonda rompidos acabou gerando um curto-circuito e queimando os fusíveis das sondas e da válvula de purga. Utilizando de muita cautela para não danificar a nova sonda, o reparador desentortou o cano de descarga o máximo que pode e orientou o cliente que deveria ser trocado o escapamento, mas que mesmo com ele danificado, o defeito estava resolvido, sendo o veículo então liberado para o cliente.