Notícias
Vídeos

Fiat Grand Siena Dualogic não engata


Saiba como solucionar o problema do Fiat

Por: Da Redação - 12 de setembro de 2017

Defeito: Este carro passou por uma manutenção e foi trocado o conjunto da embreagem incluindo o atuador e fluido mas no momento da configuração com o equipamento, apareceu o código de falha P2908 indicando falha mecânica.
Com o carro no elevador, ao posicionar a alavanca do câmbio no automático ou manual, as rodas não giram.

Diagnóstico: com a ajuda do Fórum as sugestões foram chegando:
- Verificar os dois conectores que possuem o mesmo encaixe e é fácil inverter as posições durante a montagem e isso impede o funcionamento;
- Usar scanner para zerar os parâmetros e só depois fazer o aprendizado.

Solução: mais uma vez com muita persistência, que é uma característica do reparador, foi verificado que a válvula EV0 apresentava falha intermitente. Após a substituição desta peça, o sistema voltou a funcionar corretamente engatando todas as marchas.

Características: é do tipo proporcional de vazão, ou seja, além de direcionar o fluxo do óleo também controla a sua vazão em função da corrente de comando.
A corrente de comando vai de 0 a 2 A controlada diretamente pela TCU .
Tem uma capacidade máxima de vazão de 10 l/min com diferencial de pressão de 10 bar. 
A resistência elétrica da bobina é de 2,5 Ω +/-6% a 20 °C.

Funcionamento: se a corrente aplicada na eletroválvula for igual a 1 A, ela mantém o fluxo de óleo fechado tanto no sentido P-A (pressão-saída) como no sentido A-T (saída-tanque). O atuador de embreagem mantém então a posição em que se encontra.
Para correntes menores que 1 A, o fluxo de óleo é liberado para o tanque (reservatório). Isto provoca o retorno do atuador e o acoplamento da embreagem.
Para correntes maiores que 1 A, o fluxo de óleo é direcionado para o atuador de embreagem, avançando-o e desacoplando a embreagem.
Através do controle da vazão é possível controlar com precisão a quantidade de óleo que entra no atuador de embreagem. Isto permite movê-lo com a precisão necessária para o controle de embreagem.