Direction Conecta
Logo Subs Conecta
Conecta 2025: o grande evento de inovação e tecnologia para reparadores é aqui.
Explosão Conecta
WhatsApp
Jornal Oficina Brasil
Jornal Oficina Brasil é reconhecido como o maior veiculo de comunicação com conteúdos técnicos, dicas e fórum de discussão para oficina mecânica.
E-mail de contato: [email protected]
InstagramFacebookTikTok
Atalhos
NoticiasComunidade
Outros Assuntos
RotaMarcas na OficinaImagem das Montadora
Fórum Oficina Brasil
Conheça o FórumAssine o Fórum Oficina Brasil
Jornal Oficina Brasil
Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil 2025. Todos Direitos Reservados
Política de Privacidade
Jornal Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Treinamentos
Para indústrias
Vídeos
Conecta 2025
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias

Fórum

Página InicialTópicos Encerrados

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Comunidades Oficiais
  1. Home
  2. /
  3. Direto do Fórum
  4. /
  5. Fiat Grand Siena com pedal de embreagem baixo

Fiat Grand Siena com pedal de embreagem baixo


O sedã da marca Italiana com motor 1.6 16v E-Torq foi levado à oficina pois estava com o pedal de embreagem baixo, após realizar um teste de rodagem o técnico confirmou a reclamação do cliente

Da Redação
01 de setembro de 2021

DIAGNÓSTICO

O reparador, diante do desafio que estava a sua frente, tinha consciência que além do conhecimento técnico sobre o sistema deveria também listar de forma organizada os testes e procedimentos que deveria realizar a fim de solucionar o caso. 

Desta forma, realizou o planejamento com critério, e o primeiro procedimento que constava em seu plano de ação era a realização da sangria no sistema hidráulico de embreagem, e assim o fez, e para sua alegria voltou ao seu perfeito funcionamento.  

Entretanto, em poucos dias o cliente retornou à oficina queixando-se que o defeito voltou.  

Diante disso, o reparador decidiu substituir o cilindro mestre da embreagem, após esse procedimento o sistema de embreagem voltou a funcionar normalmente, mas novamente em poucos dias o pedal da embreagem voltou a baixar e consequentemente dificuldade de engatar as marchas.  

Ao pedir ajuda aos colegas, o reparador fez questão de informar todos os detalhes referentes ao caso, tomando cuidado para não esquecer nenhuma informação que poderia ajudá-los a compreender a situação e auxiliá-lo da melhor forma possível.

Em pouco tempo as primeiras dicas e sugestões começaram a surgir.

O primeiro colega a deixar sua contribuição afirmou que provavelmente isto estava ocorrendo devido a um problema no atuador secundário, ou seja, o localizado no câmbio.

Ao ver essa dica o reparador explicou que também estava suspeitando deste componente, entretanto, afirmou que ao fazer uma inspeção não viu a presença de vazamentos bem como o óleo estava sempre no nível.  

O mesmo colega que deu a sugestão da troca do atuador secundário perguntou ao reparador como ele estava realizando a sangria do sistema.  

Ao que o reparador sem perda de tempo respondeu que fazia a sangria injetando o pedal como também deixando o óleo descer por gravidade. 

Destacou ainda que realizou novamente a sangria e entregou o veículo para o cliente para que o mesmo observasse se o problema iria persistir, dessa forma, ficou aguardando o feedback do cliente para saber se realmente tinha solucionado de forma definitiva este caso. 

Um outro colega do fórum informou que já havia pego um problema similar a este em outro modelo de veículo e que havia substituído a embreagem e cilindro do atuador, mas sem sucesso, então realizou a sangria por vácuo e resolveu o problema. 

O terceiro colega do fórum a contribuir com sua experiência disse que para resolver de forma definitiva essa situação o reparador deveria substituir o kit de embreagem e o atuador. 

SOLUÇÃO

Após o veículo retornar à oficina com o mesmo problema, o reparador fez o procedimento de sangria por vácuo, porém sem sucesso, assim decidiu após ler a dica do colega do fórum para substituir o kit de embreagem e o atuador, assim, trocou tanto o kit de embreagem como o atuador. Fez o teste de rodagem do veículo com o cliente comprovando o bom funcionamento do sistema, assim confirmou a assertividade do diagnóstico. 

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Direto do Fórum
Direto do Fórum
Fiat Strada com Código de Falha P1225
Direto do Fórum
Direto do Fórum
Problema de partida na Ford Ranger 3.2 Diesel
Direto do Fórum
Direto do Fórum
Chevrolet Onix falha na partida após retífica do motor