Jornal Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Treinamentos
Vídeos
Jornal
Para indústrias
EntrarEntrarCadastre-se
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias

Fórum

Página InicialTópicos Encerrados

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Comunidades Oficiais
WhatsApp
Jornal Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

E-mail de contato: [email protected]

Atalhos

NotíciasComunidade

Outros Assuntos

Oficina Brasil EducaMarcas na OficinaImagem das Montadoras

Fórum Oficina Brasil

Conheça o FórumAssine o Fórum Oficina Brasil

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Direto do Fórum
  4. /
  5. Fera do Fórum: Marcelo Perlin

Fera do Fórum: Marcelo Perlin

“O meio automotivo sempre foi muito carente de informações ”

Da Redação
16 de dezembro de 2016

Marcelo Perlin, o último perfil apresentado aqui no Feras do Fórum, também teve um início de carreira parecido com o do colega Scopino, pois em meados de 1984 o pai de Marcelo se tornou empresário e abriu uma autopeças na capital federal. “Eu comecei a ver o que acontecia lá e quando fiz 15 anos eu já estava bastante firmado no meio automotivo e comecei a fazer os primeiros serviços em veículos, por volta de 1988”, relembra o profissional.

"Fera" do Marcelo Perlin
Nickname: Marcelo Perlin
Entrou: 2010
Número de posts: 85
Número de posts no último ano: 77
Oficina: Passarela Autopeças e Serviços (GO)


Segundo Perlin, ele começou a fazer pequenos serviços e junto com a oficina ele começou a montar motores: “sempre estive atrás de conhecimento e meu pai trabalhou como reparador também. Fui vendo aquilo e gostei e comecei a estudar.” 

Mas Marcelo Perlin revela que não foi tão fácil no começo, pois não havia informações como hoje. “O meio automotivo, no Brasil, sempre foi muito carente de treinamentos. Aqui na região da Grande Brasília, em Luziânia, onde tenho minha oficina, não temos essas palestras e informações disponíveis. É preciso ser autodidata e procurar as informações”, confessou Perlin.

“Quando saiu o ASE Brasil  (do inglês Automotive Service Excellente  - Instituto Nacional para Excelência de Serviço Automotivo) eu prestei para duas categorias:  especialistas de autopeças e reparo de motor. Fui aprovado nessas duas áreas e aí tive o atestado de competência para trabalhar nessas categorias”, contou o reparador.

Logo depois se especializou em suspensão e eletroeletrônica. Em 1999 Marcelo se tornou empreendedor, abrindo a oficina Passarela Autopeças e Serviços. Hoje o estabelecimento tem aproximadamente 800 metros quadrados de área total, sendo uma loja e uma oficina mecânica. “Aqui eu já tinha outra percepção de mercado e já estava preparado para atender os clientes. Tudo o que a gente tem aqui é fruto da reparação independente”, falou Marcelo Perlin.

“Nós sempre tivemos o intuito de montar uma oficina longe de Brasília e quando nos mudamos para cá meu pai ainda trabalhava, hoje ele é aposentado”, relevou o reparador.

“Eu conheço e leio o Jornal Oficina Brasil há muito tempo. Eu sempre vou a muitas palestras e foi numa delas que eu conheci a publicação. Fiz a minha inscrição e logo depois já comecei a receber pelo correio. E foi por conta do jornal que eu conheci o Fórum”, contou Perlin.

“Vi que havia muitos reparadores participando e fiz meu cadastro no Fórum. Agora eu não consigo participar muito porque estou com a oficina lotada, mas sempre que vejo uma pergunta de um colega eu tento responder”, disse. O profissional trabalha com a bandeira Bosch e, por isso, tem todo o suporte para fazer o diagnósticos nos veículos que recebe em sua oficina, graças aos equipamentos que possui. Assim, ele entra no Fórum mais para ajudar a solucionar problemas do que para perguntar: “eu entro no site de colaboração, para agregar conhecimento. Nos e-mails que nos chegam com as principais novidades no Fórum toda semana nós vemos a importância de acompanhar todo o histórico de cada post do Fórum, pois há muito conhecimento na solução de cada problema, transmitindo a experiência de cada profissional dali”, finaliza o reparador.

Nós desejamos a todos os profissionais do Fórum ótimas festas e um excelente 2017!

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Direto do Fórum
Direto do Fórum
Estouros no coletor do Polo 1.6: mistura rica, problema escondido
Direto do Fórum
Direto do Fórum
Renegade diesel ferve na estrada: até sem válvula termostática
Direto do Fórum
Direto do Fórum
Corsa Classic pós-retífica: motor montado, mas sem força